sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 28 de agosto de 2009

Em tempos de crise a ordem é economizar. E para convencer a população sobre essa necessidade, o senado tcheco dá o exemplo ao diminuir o próprio orçamento cortando despesas supérfluas, reduzindo o número de funcionários e os respectivos salários. Essa tendência deve continuar nos dois próximos anos. Eis aí um ótimo exemplo para outros países que esbanjam o dinheiro dos contribuintes.

Um dos grandes sucessos dos cientistas tchecos na área da medicina foi a descoberta de uma pomada que ajuda na cicatrização das feridas crônicas, como aquelas causadas nas pernas pela diabete. Recentemente a pomada chamada Hemagel foi reconhecida e elogiada pela Associação dos Médicos Americanos e foi patenteada nos Estados Unidos. Na República Tcheca já foram vendidos mais de duzentos mil frascos com esse medicamento e a procura nos Estados Unidos após a aprovação pela APMA – Associação Americana de Podiatria – já ultrapassa a capacidade de produção.


O Festival de música erudita “Primavera de Praga” é um dos mais importantes do gênero na Europa. Porém, na República Tcheca a boa música ocorre o ano inteiro. Além de concertos regulares nas salas, teatros, igrejas e castelos, inúmeros festivais são programados durante todo o ano, e isso não ocorre somente nas cidades grandes, as cidades pequenas também programam seus festivais. Um dos grandes festivais que há 14 anos se realiza em Praga tem o nome poético “As Cordas de Outono”. A sua dramaturgia é mais aberta, inclui não somente obras eruditas, mas também concertos de jazz, worldmusic e apresentação teatral. As entradas para esse festival foram colocadas à venda já em maio e a maior parte dos lugares já está vendida. O concerto de abertura ocorrerá no dia 22 de setembro com um recital da violinista, cantora e compositora Iva Bittova (imagem).

Que a cerveja é a bebida alcoólica mais apreciada no mundo, não há dúvida. O consumo moderado traz inúmeros efeitos positivos tanto na saúde como no bem estar. Recente pesquisa descobriu que a cerveja fortalece os ossos das mulheres, que frequentemente sofrem com a osteoporose. Num grupo de 1700 mulheres com idade média de 48 anos, as apreciadoras moderadas da cerveja tinham os ossos mais resistentes, comparado com as abstêmias. O mais interessante é que essa pesquisa foi realizada na Espanha, país onde a preferência nacional é pelo vinho e não pela cerveja – caso do povo tcheco, campeão mundial de consumo de cerveja.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 21 de agosto de 2009

(Premier Tcheco Jan Fischer homenagea as vítimas da ocupação)
O dia 21 de agosto traz uma triste lembrança para o povo tcheco. É que em 1968, 41 anos atrás, as tropas da União Soviética e do pacto de Varsóvia, compostas por tanques e centenas de milhares de soldados, invadiram a antiga Tchecoslováquia. Os invasores ocuparam a República, prenderam os governantes e instalaram um novo governo, submisso ao comando de Breznev, matando o sonho do socialismo humanitário imaginado pelo então líder tcheco. Alexander Dubcek, que, cheio de entusiasmo, patriotismo e esperanças de que as lindas idéias socialistas pudessem ser realizadas, estava no poder havia apenas sete meses. A concepção socialista do dirigente soviético Leonid Breznev era bem diferente e muito menos democrática. De socialismo só ostentava o nome, pois na prática, era uma cruel ditadura. A experiência tcheca foi esmagada por ser considerada perigosa, segundo a opinião dominadora dos soviéticos.

Demorou 21 anos para que o país reconquistasse a soberania e com isso a independência política, que só aconteceu depois da queda do muro de Berlim.

Mas os últimos acontecimentos mostram que os antigos dominadores não desistiram de interferir nos assuntos internos da República Tcheca e montaram uma rede de espionagem cujos interesses se concentram nos assuntos militares, em especial no projeto de um radar anti-mísseis a ser construído no território tcheco pelos americanos. A contraespionagem tcheca flagrou dois diplomatas russos em atividades incompatíveis com o estatuto diplomático, e o governo os expulsou. Para empatar o jogo, o governo russo expulsou dois diplomatas tchecos absolutamente isentos de atividades de espionagem ou de outro delito qualquer.

(Medida de decibéis)


O show da cantora popular Madona, realizado em agosto no subúrbio de Praga, foi um sucesso. 42 mil espectadores vibraram com a desenvoltura da estrela da pop-música. Quem porém não gostou foram os fiscais que controlam a poluição sonora e como o som do show ultrapassou os 45 decibéis permitidos (esse limite corresponde ao volume de um pássaro cantando!), os organizadores do evento serão multados. Será que as preocupações ambientais, nesse caso, não estão um pouco exageradas?

E falando sobre meio ambiente, o presidente da República assinou uma lei determinando que todas as pilhas e baterias usadas sejam entregues em centros de coleta e posteriormente devolvidos aos fabricantes que as liquidarão sem prejudicar o meio ambiente. No Brasil também existem normas nesse sentido, mas para encontrar os postos de recolhimento é tão difícil, que maioria das pessoas joga as pilhas velhas na lixeira.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009



Numa competição mundial entre bombeiros e policiais profissionais, realizada recentemente no Canadá na cidade de Vancouver, o bombeiro tcheco Lukas Novak (imagem a cima) conquistou pela segunda vez a medalha de ouro tanto na categoria individual como na categoria de equipes. Os competidores precisaram subir escadas, destruir obstáculos, desenrolar mangueiras, e correr carregando um manequim de 80 kilos e tudo isso com máscara no rosto e bomba de ar nas costas. Além da medalha de campeão mundial, o bombeiro tcheco já ganhou o título europeu e tcheco. Esse é um supercampeão mesmo!

Uma decisão da justiça tcheca obriga o responsável pela manutenção das estradas a ressarcir aos proprietários de veículos os prejuízos causados peça má conservação das pistas como pneus estragados nos buracos e outros. Se isso for aplicado no Brasil, o DNER vai à falência.


Para o final de setembro está programada uma visita do Papa (imagem ao lado) à República Tcheca. A principal missa deve ser celebrada no aeroporto da cidade de BRNO onde são esperados mais de 100 mil fiéis não só tchecos, mas de toda a Europa. Na hora de distribuir hóstias, o Papa será auxiliado por 500 ajudantes. Nas proximidades do aeroporto será organizado um enorme acampamento com toda a infraestrutura sanitária, quiosques de comida, primeiros socorros. Dos estacionamentos distantes, ônibus vão levar os fiéis ao lugar da missa. Agora só falta o Papa rezar para não chover na hora.




Entre as homenagens preparadas pelos tchecos para o Papa está programado um concerto especial da Filarmônica Tcheca que interpretará Te Deum do compositor tcheco Antonin Dvorak. A apresentação será na Sala Espanhola do Castelo de Praga (imagem a acima).


Encerrando a programação, o Papa vai rezar a última missa no dia 28 de setembro, quando se comemora o dia de São Venceslau, patrono do povo Tcheco. A missa será realizada na cidade de Stará Boleslav, onde o santo tcheco foi assassinado, há mais de mil anos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 8 de agosto de 2009


Umas das competições esportivas mundiais mais famosa é a maratona, uma corrida de mais de 40 kilômetros, que tem origem na Antiga Grécia. Mas a competição de corrida mais extensa realizada recentemente nos Estados Unidos exige que os praticantes percorram 3.100 milhas, isto é, quase 5 mil kilômetros. O atleta tcheco Petr Spancil (imagem) conquistou a medalha de bronze com o tempo de 45 dias, 3 horas e 44 minutos. Haja fôlego.

Os meses de Junho e Agosto são os meses de férias e viagens. Nessa época o verão facilita o movimento de turistas, e assim, os centros históricos na República Tcheca são literalmente invadidos por visitantes oriundos de todos os continentes. Para dar mais autencidade aos antigos castelos e igrejas, os guias e os guardas usam trajes das épocas antigas, incluindo as armaduras medievais. Nas torres, os corneteiros e trompistas executam fanfarras antigas, completando assim a impressão nos turistas de voltar alguns séculos atrás. O resultado é que a República Tcheca se estaca cada vez mais como opção de turismo cultural e histórico na Europa.

Entre muitos festivais de música erudita de verão na Europa, destaca-se The Prague Horn que se realiza no início de agosto em Praga. A diferença em relação aos outros festivais é que este é exclusivo para trompa. Este ano, sua 12ª versão reúne os principais vistuoses e pedagogos do mundo inteiro, incluindo o lendário trompista alemão Hermann Baumann (imagem). Além de aulas, palestras e work-shops, diariamente são realizados concertos sendo um deles no palácio de Bertramka, onde Mozart se hospedava durante suas visitas a Praga. O concerto de encerramento será uma grande apresentação nos jardins do Castelo de Praga.