No mundo dos negócios, uma forma de oferecer mercadorias ao público são as feiras. Desde as pequenas como as dominicais na praça de uma pequena cidade até as internacionais como a Feira do Livro, a Feira de Música, a Feira de Cosméticos e outras, elas são vitrines que apresentam novidades e movimentam muito dinheiro. Na República Tcheca uma feira bem específica vem movimentando os interessados em meios de transporte de passageiros. Eles podem comprar um vagão de trem com máquina e tudo na Czech Raildays 2014, que está sendo realizada na cidade de Ostrava. Mais de 180 empresas participam do evento e mostram como a tecnologia do transporte sobre trilhos evoluiu muito desde a Maria Fumaça até os trens bala de hoje. A atração da feira tcheca é um trem de alta velocidade, o Railjet, desenvolvido pela companhia de Transportes Tchecos, que, além de toda a comodidade possível, inclui até cinema para as crianças. Até mesmo a ligação entre a locomotiva e os vagões é feita com pontes fechadas, protegendo o passageiro contra o frio e a neve.
Uma pesquisa mostrou que dois terços da população tcheca aderiram ao costume de separar o lixo em categorias recicláveis. Também, na hora de compras, os produtos ecologicamente corretos têm a preferência da clientela. A preocupação com o meio ambiente é cada vez mais presente na consciência e no dia a dia dos cidadãos. Na República Tcheca, a economia da água já é praxe comum.
Um dos ramos do comercio internacional mais lucrativo é a exportação de armas. Estatísticas da ONU apontam a indústria bélica tcheca como uma das dez mais ativas e procuradas pelos compradores internacionais. A República Tcheca tem longa tradição na fabricação de armas pesadas como tanques, canhões e similares, mas a especialidade tcheca, mesmo, são as armas leves que se caracterizam pela alta precisão e segurança no manuseio.