sexta-feira, 13 de março de 2015

Notícias tchecas


  Com um concerto realizado no último dia 10 pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, foi prestada uma bela homenagem ao compositor tcheco Antonin Dvorak.  A orquestra, regida pelo maestro Claudio Cohen,  interpretou a Dança Eslava número 4,  a Sinfonia número 7 e o Concerto em si menor, op. 104, ponto culminante da noite, que teve a brilhante interpretação do virtuoso violoncelista tcheco Jan Zalud.
  Relizado na Igreja Dom Bosco, que estava lotada, o concerto contou com a presença do embaixador da República Tcheca, Jiri Havlik, que abriu a noite com pequeno discurso, e com inúmeros representantes do corpo diplomático sediado em Brasília. Apesar da beleza do lugar, o sucesso da noite ficou um pouco prejudicado pela falta de acústica apropriada para realização de concertos sinfônicos.

   Desde o dia 02 de março, os ceilandenses estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco da história da República Tcheca. Com o apoio da Embaixada Tcheca, o Centro de Atividades do SESC Ceilândia, está apresentando uma  exposição em forma de um bonito passeio visual pelo país tcheco. Os visitantes podem apreciar castelos e palácios, além de conhecer a rica tradição da cerveja tcheca, e momentos históricos como a Revolução de Veludo de 17 de Novembro de 1989, entre outros temas. A projeção de filmes tchecos dublados em português aproxima ainda mais esse pequeno país do centro da Europa, da população da Ceilândia. Posters, fotografias e panfletos comerciais completam a exposição que ficará aberta até o próximo 31 de março, das 9 às 18 horas no Centro de Atividades SESC Ceilândia, com entrada franca.