Na República Tcheca, o Natal começa a ser comemorado na noite do dia 24 de Dezembro com uma ceia no horário habitual do jantar. O cardápio típico é peixe, geralmente carpa, servido numa sopa como entrada e à milanesa com maionese como prato principal. A escolha desse cardápio se justifica pelo fato de que peixe foi o primeiro símbolo dos cristãos primitivos. Como sobremesa, uma variedade de biscoitos especialmente preparados para a ocasião. Tudo começa a ser organizado com bastante antecedência. Os biscoitos, de vários tipos e formatos, são feitos pela dona da casa várias semanas antes. O peixe é comprado vivo nas feiras montadas nas praças públicas e conservado até o dia 24 de Dezembro, nas banheiras transformadas em pequenos tanques de água, para a alegria das crianças, que cutucam, alimentam e brincam com eles.
Nas casas, a árvore de natal, um pinheiro natural também adquirido com antecedência nas feiras, só é ornamentada na véspera, quando também são colocados os presentes. O clima do frio nesta época, com temperaturas que geralmente atingem graus negativos, e as freqüentes camadas de neve que cobrem as ruas e os campos, criam um clima propício para comemorações íntimas, reunindo somente membros da família.
Após a ceia é chegada a hora de abrir os presentes, tudo antes das doze badaladas, porque à meia noite os católicos assistem à missa do galo na igreja gelada da sua cidade.
No dia 25 de Dezembro, pela manhã, todas as igrejas oferecem missas e cultos comemorativos ao nascimento de Jesus Cristo. O almoço do dia de natal já não tem limitações da ceia servida na véspera. O cardápio é livre. As donas de casa normalmente preparam ganso, pato ou pernil acompanhados de “knedlík”, um tipo de nhoque tcheco. E como sobremesa, além dos biscoitos natalinos, uma torta de chocolate ou de nozes e muito chantilly é de praxe. O feriado continua no dia 26 de Dezembro, talvez para se recuperar da comilança dos dias anteriores.
A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, que produz essas notícias, deseja a todos os ouvintes da Brasília Super Rádio FM, um Feliz Natal!