O novo governo tcheco está levando a sério as promessas eleitorais de baixar o déficit financeiro. A ordem é economizar e baixar despesas, inclusive salários. E para dar o exemplo, o salário do presidente tcheco Václav Klaus será reduzido em cerca de 64 mil coroas, o que corresponde a aproximadamente seis mil reais a menos no fim do mês. Outros salários mais altos de funcionários públicos, incluindo militares, policiais, bombeiros entre outros, também sofrerão a redução. Sobrou até para o ex-presidente Václav Havel, cuja aposentadoria também será reduzida. Administração séria é isso mesmo!!!
O meio cultural tcheco está de luto. Morreu o poeta, tradutor, escritor, artista plástico e historiador literário Ludvik Kundera. Primo de Milan Kundera, o mais conhecido escritor tcheco da atualidade, Ludvik nasceu na cidade de Brno, formou-se em Praga na Universidade de Carlos Quarto e de volta à cidade natal completou seus estudos na Faculdade de Filosofia Masaryk. Mesmo perseguido durante a opressão comunista, Ludvik nunca parou de escrever, e até o último ano de vida foi ativo e criativo. Recebeu várias condecorações e prêmios em reconhecimento pelo alto nível da sua obra. Faleceu terça-feira passada aos 90 anos de idade.
Isso é que é um sucesso incontestável! O pavilhão tcheco na Expo 2010, instalado desde primeiro de maio na China, na cidade de Shanghai, recebeu esta semana o visitante de número cinco milhões, uma estudante chinesa de 10 anos de idade. Numa concorrência entre os 200 países participantes, o tcheco é um dos mais visitados. Considerando a população da República Tcheca que é de cerca de dez milhões de habitantes, o número de visitantes do pavilhão tcheco corresponde à metade de toda a população desse pequeno país do centro da Europa.