sábado, 3 de julho de 2010

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA 03/07/2010

Após exaustivas reuniões dos líderes a coalisão centro-direita, que ganhou as eleições parlamentares na República Tcheca, definiu o programa do novo governo e a ocupação dos postos ministeriais. A pretensão é formar um governo austero e sem nenhuma corrupção. O primeiro exemplo dessa seriedade já foi dado: o número de ministérios encolheu para 15.


O povo tcheco é muito orgulhoso da sua história. Freqüentemente relembra os grandes momentos do passado. Uma forma de prestigiar os tempos idos, é encenar os fatos históricos no local onde eles ocorreram, inclusive com os artistas usando trajes e armas da época. No dia 3 de julho será repetida uma batalha do ano de 1639 que aconteceu durante a guerra dos 30 anos. As tropas do imperador sueco vão atacar o pequeno castelo de Mnisek Pod Brdy. Além de assistir a esse espetáculo histórico, os turistas podem ter aulas de esgrima e de tiro de mosquetes antigos.

Toda cidade que quer desenvolver seu turismo precisa ter vários atrativos como teatros, museus, orquestras, galerias. Um desses atrativos bastante freqüentados é o jardim zoológico. São tantos os jardins espalhados pelo mundo que existem até associações internacionais que coordenam os intercâmbios de animais. Há até competições entre os jardins no quesito de número de animais, área ocupada e outros. Na pequena cidade tcheca de Dvur Kralove Nad Labem existe um jardim zoológico que não é o maior, mas que se orgulha de ter o maior número de girafas do mundo e de animais africanos num jardim europeu.

Terminou o ano letivo de 2009-2010 na República Tcheca. Com os boletins nas mãos, a maioria dos estudantes vai curtir férias de dois meses. Aqueles que já terminaram os estudos estão se preparando para os próximos desafios, ou na universidade ou na busca do primeiro emprego. Mas para todos, pelo menos temporariamente, acabou a obrigação de levantar cedo, fazer o dever e obedecer à professora. Nas férias, ocupações agradáveis não faltam. Alguns vão com os pais à praia de um dos países que beiram o mar, já que esse não é o caso da República Tcheca, outros vão ao interior passar as férias na casa dos avós ou às colônias de férias, muito populares naquele país. Voltam cansados, mas prontos para o novo período que na Europa, diferentemente do Brasil, começa em 1º de setembro.