As atividades culturais organizadas pela Embaixada da República Tcheca,em Brasília, serão bem intensas no mês de abril. O Trio Smetana, já bem conhecido do público brasiliense, vai se apresentar no dia 25 de abril na Casa Thomas Jefferson. Além de Brasília o trio fará concertos em Vitória, Goiânia, Blumenau, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. No dia 24 de Abril, na Galeria do Templo da Boa Vontade, vai ser aberta a exposição de Lúcia Jindrák Skrivanek intitulada Diário de Viagem. E ainda, no dia 15 de Abril, os apreciadores da sétima arte poderão assistir a uma seção de cinema tcheco na embaixada, com o premiadíssimo filme “Garrafas vazias”. É uma invasão da cultura tcheca em Brasília.
O Festival de Música Primavera de Praga é um dos eventos de música clássica mais importantes e tradicionais da Europa. O Concurso Internacional Primavera de Praga, destinado a jovens virtuoses, antecede o festival que será realizado em maio. Anualmente são selecionados dois instrumentos que devem competir no sistema de três rodadas. Este ano, oboístas e fagotistas é que vão mostrar seu nível de virtuosismo. As inscrições terminaram com número recorde de competidores. Foram cerca de 300 candidatos de 36 países, o que demonstra a importância deste evento.
Foi encerrada ontem a retrospectiva do artista plástico Milan Dusek, intitulada “Obra Gráfica”, instalada na UnB, no Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como Beijódromo. Especialista em gravura, o artista, nascido na antiga Tchecoslováquia e radicado em Brasília, é hoje considerado o principal expoente desse ramo artístico no Brasil. Apesar de seus 89 anos, Dusek continua a trabalhar diariamente, ampliando cada vez mais o acervo de criações, sem pensar na aposentadoria artística.