quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – para 5 de Janeiro de 2013


  As comemorações de fim do ano e da chegada do Ano Novo variam de país para país. Na República Tcheca, onde a bebida tradicional é a cerveja, o brinde comemorativo é feito com espumantes, como na maioria dos países. Para comer, é servido um tipo especial de sanduíche feito com uma fatia de pão francês cortado no meio, coberto de presunto, maionese, ovos, pepino e outras pequenas delícias. À meia noite, é executado o Hino Nacional na televisão e, depois, o povo solta fogos de artifício. Em muitas cidades, o fim de ano é comemorado com um grande baile, às vezes de máscaras.  Em 1º. de janeiro, geralmente o presidente faz um discurso em rede nacional e depois, é feita a transmissão de um concerto sinfônico de gala. E, à tardezinha, quando começa a escurecer, realiza-se um show oficial de fogos de artifício em Praga, na beira do Rio Moldávia, perto da famosa ponte de Carlos.
       Enquanto os brasileiros sofrem com as altas temperaturas de verão, no hemisfério norte o frio castiga a população. Apesar disso, o frio tem suas vantagens. Possibilita a prática dos esportes de inverno. Para o turista que quer se refrescar um pouco, há muitas opções. Entre elas os centros esportivos dos Estados Unidos, ou dos Alpes, na Europa. Mas, uma boa dica são as montanhas da República Tcheca com 200 estações de esqui e 450 quilômetros de pistas. A maior e mais chique fica no Ski Resort Spindleruv Mlýn, em Krkonose, a cordilheira mais alta do país, a duas horas de Praga. Além de esquiar, há outras atividades como snowtubing e patinação nos lagos congelados. Entre os dias 11 e 13 de janeiro, vai ocorrer uma competição de esculturas de neve, e entre os dias 22 e 26 de janeiro, uma corrida de trenós puxados por cachorros. A rede de hotéis oferece todas as comodidades para os hóspedes, inclusive a culinária tcheca, regada à verdadeira cerveja tcheca, a Pilsen Urquel.
   ATENÇÃO!     As eleições do novo presidente tcheco ocorrerão nos dias 10 e 11 de janeiro, na quinta e sexta-feira na semana que vem.  Os tchecos registrados nas listas de eleitores devem comparecer à Embaixada da República Tcheca, em Brasília, ou no Consulado Geral, em São Paulo, munidos de documentos de identidade ou de passaporte tcheco, no horário das 14h às 21h. Entre os vários candidatos, destaca-se o atual ministro do exterior Karel Schwarzenberg, que foi colaborador de confiança do falecido ex-presidente Václav Havel.