sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 09 de novembro de 2013


   No ultimo final de semana de outubro realizaram-se eleições parlamentares na República Tcheca. O resultado não mostrou predominância forte de nenhuma agremiação política ou de tendência ideológica. O partido CSSD, de centro esquerda, conquistou o maior número de assentos no novo parlamento e ficou com 52 cadeiras, ainda assim, representam somente 20% dos votos válidos. Um novo partido chamado ANO 2011, liderado pelo bilionário tcheco Babis, conquistou o segundo lugar. Também se qualificaram o partido comunista e o partido TOP 09, de direita. O partido do atual presidente Zeman não conseguiu número mínimo para colocar representantes no Congresso. Com isso, as negociações para formação do novo governo serão bem complicadas.
     Outono é a época de maiores atividades da caça, um esporte que tem origem na idade média. Na República Tcheca existem muitas agremiações de caçadores que perpetuam tradições antigas. O patrono dos caçadores é Santo Huberto, que viveu na metade do século VII. De origem nobre e bastante rico, era filho do Duque Bertrand da Aquitânia e neto do rei Chariberto, de Toulouse.
Huberto aproveitava bem os prazeres que a vida lhe oferecia. Desde jovem era adepto da caça e muito valente na luta contra as feras. Dedicava-se unicamente a festas e desportos, deixando de ir à missa. Conta-se que numa certa Sexta-feira Santa, em vez de ir à missa foi à caça. Durante a caçada apareceu na sua frente um veado com uma cruz de ouro entre os chifres. Ao se deparar com o animal, Huberto ouviu uma voz que lhe dizia: “Se não voltares para Deus cairás no Inferno”. Ele ficou tão emocionado que entrou para o mosteiro e dedicou a vida à divulgação do cristianismo. No último dia 3 de novembro, o dia de Santo Huberto foi comemorado em toda a República Tcheca com grandes festividades e maciça presença de caçadores tchecos, devidamente uniformizados e armados com espingardas e rifles.