Uma grande missa campal na cidade de Velehrad ministrada dias atrás pelo arcebispo de Praga, Dom Dominik Duka, lembrou a chegada do cristianismo ao território tcheco, há cerca de mil e cem anos, pelos missionários bizantinos Cyril e Medodej. Além de converter os bárbaros, eles traduziram textos bíblicos e litúrgicos para a língua eslava usada pelos nativos, melhoraram a grafia das letras e criaram os códigos litúrgicos e cíveis.
As perspectivas dos trabalhadores na União Européia, e conseqüentemente também na República Tcheca, de curtir mais cedo uma aposentadoria estão cada vez mais tenebrosas. A tendência é de aumentar o limite de idade para 67 e mais tarde para 70 anos. Essas mudanças estão previstas só para o ano 2040 para o limite de 67 anos e 2060 para o limite de 70 anos. Até lá muita coisa pode mudar e assim sendo ninguém está se preocupando agora.
O posto de rei dos instrumentos musicais pertence ao órgão, que tem a maior extensão, as maiores possibilidades tímbricas e também o maior tamanho e preço. Estamos falando de órgão de tubos. Uma das poucas fábricas de órgão de na Europa está na cidade tcheca de Krnov. O órgão precisa, além de um bom organista, uma boa manutenção e às vezes, uma complicada reconstrução. Um dos especialistas na reconstrução e modernização de órgãos de tubos é o tcheco Ivo Rohac que há três anos, trabalha na reconstrução de um órgão de quatro mil tubos, localizado na cidade de Valasske Mezirici. A inauguração festiva está prevista para final deste ano.
Os tenistas tchecos Ivan Lendl e Martina Navratilova por vários anos, no passado, figuraram na lista dos melhores do mundo. Depois de uma entressafra de campeões tchecos, está surgindo uma nova estrela no tênis mundial. O tcheco Tomas Berdych conseguiu chegar à final do famoso torneio inglês Wimbledon e ficou como vice-campeão da competição. Esse jovem promete.