quinta-feira, 21 de março de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 23 de Março 2013


Todo ano, em março, é aberta em Praga uma feira especial. É a feira de São Mateus. Estandes típicos de feira, combinados com um parque de diversão, são montados numa praça ao ar livre, apesar da época, fim de inverno bastante frio. Um dos fatos que diferencia essa feira de outras similares é que a feira de São Mateus tem uma tradição de 418 anos. Haja a tradição.
 
     Como é sabido, Yoani Sanches, jornalista e blogueira cubana,  luta contra a falta de liberdade de expressão no seu país de origem.  Depois de muitos pedidos negados, finalmente conseguiu permissão para viajar ao exterior. Em visita ao Brasil, primeiro país visitado, fez várias palestras e declarações. Em muitas, a cubana enfrentou protestos e até ofensas verbais direcionadas por simpatizantes brasileiros da ditadura cubana, que fizeram uma campanha difamatória contra ela. O mesmo não ocorreu na República Tcheca, o segundo país visitado por ela, onde foi recebida calorosamente. Os tchecos, que sofreram 40 anos da opressão comunista muito parecida com a opressão cubana, entenderam perfeitamente sua mensagem e expressaram total apoio a sua cruzada em favor da liberdade de expressão entre os cubanos. 

     O concerto da soprano tcheca Lucie Silkenova, realizado com a pianista Alda de Mattos no início de março, no auditório da Casa Thomas Jefferson, foi um grande sucesso. A apresentação contou com a participação do Madrigal de Brasília que cantou – em tcheco – Duetos da Morávia, de Antonín Dvorak. O sucesso foi tanto que a Embaixada da República Tcheca e a Embaixada da Eslováquia vão oferecer ao público brasiliense mais um concerto com obras tchecas, desta vez incluindo peças de compositores eslovacos.  O programa, interpretado por artistas locais, é bem variado. Vai desde lieder de Dvorak até polcas tocadas por um quarteto de trompas. Será uma noite imperdível, programada para 4 de Abril na Sala Martins Penna do Teatro Nacional, às 20 horas.