quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Notícias da República Tcheca 26/11/2011

Final de novembro na República Tcheco é período de preparação do Natal com as feiras ao ar livre (apesar do frio) nas praças públicas dominadas por arvores enfeitadas. Cada cidade, mesmo as pequenas, instalam um grande pinheiro na praça principal. Para simbolizar o Natal em Praga, foi escolhido um pinheiro de 29 metros de altura, originado de uma floresta no centro de Boêmia. Um grande guindaste arrancou a arvore que para não prejudicar o transito foi transportada a noite, para a Praça da Cidade Velha e instalada com benção do bispo. A Arvore de Natal de Praga foi escolhida num concurso nacional e o feliz proprietário, além da fama, ganhou cerca de mil reais como prêmio. O Natal na República Tcheca é uma tradição muito séria.

A principal marca de automóveis tchecos é a SKODA. A fabrica matriz, situada na cidade MLADÁ BOLEOSLAV, começou a produção em 1905 e, recentemente, comemorou dez milhões de carros produzidos somente nela. Mas a globalização também atingiu a indústria automobilística tcheca. Os automóveis da marca SKODA hoje são fabricados na China, na Rússia e na Índia. Somando a produção na fabrica matriz com as filias no exterior, já foram produzidos 13 milhões e meio de automóveis SKODA de diversos modelos.

Mais um grande sucesso do tênis tcheco. No inicio de novembro a equipe de tenistas ganhou o torneio FED CUP que corresponde ao campeonato mundial de equipes de tênis feminino. Na final as tchecas venceram a equipe russa por 3 a 2. O sucesso foi maior porque a competição foi realizado em MOSCOU onde todo o público torceu pelas tenistas russas. A estrela desta final foi PETRA KVITOVA, segunda colocada na classificação mundial, que ganhou dois jogos individuais. Com a vitória da dupla tcheca sabre as russas, a grande taça do torneio estava conquistada.