quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Notícias tchecas para 13 de Setembro de 2014


Esta semana, o presidente da República Tcheca, Milos Zeman, visitou a França. O primeiro ato oficial foi colocar uma coroa de flores no túmulo de legionários tchecos que lutaram na Primeira Guerra Mundial, ao lado de soldados franceses. No encontro com o presidente francês, François Holland, o tema principal das conversações foi a economia. 

A cooperação entra a França e a República Tcheca nesse campo é tão intensa que os dois estadistas estão programando um fórum com empresários dos dois países para ampliar ainda mais esse intercâmbio. Outro assunto tratado foi com relação à usina atômica tcheca Temelin, que funciona parcialmente. Várias empresas concorrem para a conclusão das obras. A firma francesa Areva também tem interesses e oferece sua experiência nesse campo. Conflitos internacionais e possíveis soluções também foram tratados.  E no encontro com o primeiro ministro francês Manuel Walls as conversações aprofundaram outros assuntos já discutidos com o presidente Holland.


     A firma CZ, sediada na cidade de Strakonice, na República Tcheca, comemora nestes dias os 95 anos de fundação. Originalmente a firma fabricava motos de varias cilindragens. A qualidade dos produtos facilitou a aceitação no mercado europeu, inclusive no Brasil. Uma série especial de 500 cm cúbicos de motos douradas foi destinada à guarda do papa.  
Mas, no final do século passado, as motos CZ não agüentaram a concorrência com as motos japonesas e a produção foi encerrada.  Outro artigo que consagrou a marca CZ foram as armas leves de grande precisão. Atualmente a fábrica, quase centenária, fornece autopeças, correntes e máquinas industriais.