sexta-feira, 31 de julho de 2015

Notícias tchecas

 Na semana passada informamos o falecimento do principal violinista tcheco, o virtuoso Václav Snítil. Lamentavelmente, esta semana estamos trazendo mais uma notícia triste: faleceu no dia 27 de julho, aos 84 anos de idade, Ivan Moravec, um dos melhores pianistas tchecos de todos os tempos.
 Como solista, Moravec teve uma carreira brilhante. Ele se apresentou com quase todas as grandes orquestras e era apelidado pela crítica internacional de “O poeta do piano”. Uma das suas interpretações foi incluída no CD Grandes Pianistas do século XX. Alem da extensa atividade de solista, Moravec dava aulas. Foi professor da prestigiada Academia das Artes Musicais em Praga, onde preparou várias gerações de pianistas tchecos e de outras nacionalidades. Várias de suas gravações receberam prêmios e ele mesmo foi condecorado com importantíssimos títulos. Ivan Moravec é um artista que será difícil substituir.

 O verão deste ano na República Tcheca não deixa nada a desejar aos amigos do sol forte, das piscinas e dos passeios na floresta. Há 35 dias, as temperaturas beiram os 35 graus. Um calor tropical. E a expectativa é que o clima de verão quente, ideal para quem gosta de se bronzear, continuará em agosto. As lagoas, piscinas e alguns rios estão rodeados de mulheres de biquínis, exibindo o resultado de muitas dietas e exercícios exaustivos na busca de corpos perfeitos.