segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 8 de agosto de 2009


Umas das competições esportivas mundiais mais famosa é a maratona, uma corrida de mais de 40 kilômetros, que tem origem na Antiga Grécia. Mas a competição de corrida mais extensa realizada recentemente nos Estados Unidos exige que os praticantes percorram 3.100 milhas, isto é, quase 5 mil kilômetros. O atleta tcheco Petr Spancil (imagem) conquistou a medalha de bronze com o tempo de 45 dias, 3 horas e 44 minutos. Haja fôlego.

Os meses de Junho e Agosto são os meses de férias e viagens. Nessa época o verão facilita o movimento de turistas, e assim, os centros históricos na República Tcheca são literalmente invadidos por visitantes oriundos de todos os continentes. Para dar mais autencidade aos antigos castelos e igrejas, os guias e os guardas usam trajes das épocas antigas, incluindo as armaduras medievais. Nas torres, os corneteiros e trompistas executam fanfarras antigas, completando assim a impressão nos turistas de voltar alguns séculos atrás. O resultado é que a República Tcheca se estaca cada vez mais como opção de turismo cultural e histórico na Europa.

Entre muitos festivais de música erudita de verão na Europa, destaca-se The Prague Horn que se realiza no início de agosto em Praga. A diferença em relação aos outros festivais é que este é exclusivo para trompa. Este ano, sua 12ª versão reúne os principais vistuoses e pedagogos do mundo inteiro, incluindo o lendário trompista alemão Hermann Baumann (imagem). Além de aulas, palestras e work-shops, diariamente são realizados concertos sendo um deles no palácio de Bertramka, onde Mozart se hospedava durante suas visitas a Praga. O concerto de encerramento será uma grande apresentação nos jardins do Castelo de Praga.