quinta-feira, 10 de julho de 2014

Notícias tchecas para 12 de julho 2014



     No último domingo, uma missa especial lembrou a morte, do reformador tcheco Jan Hus, ocorrida no ano de 1415. A missa foi ministrada na capela Betlem, de onde o padre Hus chamava a atenção do povo tcheco para a imoralidade da igreja católica da época, e contou com a presença de inúmeros fieis e de representantes de várias igrejas. O sermão foi pronunciado pelo bispo Pavel Pechanec, da igreja tcheca husita fundada por Hus. Um dos lemas de Hus era a verdade acima de tudo, até da própria vida. Ao contrário de muitos demagogos que pregam uma doutrina, mas na hora do perigo a abandonam, Hus nunca renunciou às suas críticas e pagou a coragem com vida. No dia 6 de julho de 1415, ele foi queimado vivo na cidade de Constância. Em memória ao herói tcheco, esse dia é um dos feriados nacionais.
Terminou no ultimo sábado mais uma realização do torneio de tênis de Wimbledon. Este ano, quatro representantes tchecas participaram da competição feminina. Isso sinaliza o retorno do tênis feminino tcheco para a elite mundial. 
A semifinal foi um duelo entre duas tchecas e a final foi vencida pela tcheca Kvitova de 24 anos. Kvitova conquistou esse troféu pela segunda vez. Sua vitória sobre a canadense Boluchard foi incontestável. Em apenas 55 minutos, a tcheca venceu os dois setes, sendo o segundo por impressionantes 6 a 0. Na plateia, entre os ilustres convidados, assistiu ao jogo outra tcheca, Martina Navratilova, nove vezes campeã de Wimbledon.