Uma das cidades tchecas mais visitadas pelos turistas é Karlovy Vary, conhecida pelas fontes das águas medicinais quentes, receitadas para doenças do estomago, intestino, fígado e diabetes. Mas existe outro líquido que também é típico dessa cidade.
É o licor Becherovka, receitado principalmente para melhorar o auto-astral. Só que, ao contrário das águas medicinais, esse liquido deve ser servido bem frio, quase gelado. Somando com as fábricas de porcelana, o famoso festival cinematográfico e a excelente rede hoteleira, Karlovy Vary atrai, anualmente, quase 800 mil turistas do mundo inteiro. A atual temporada turística, a de numero 656, foi inaugurada no dia 3 de maio, com a benção de sacerdotes e com um rico programa cultural, e vai até o mês de setembro. A cidade foi fundada em 1358 pelo rei tcheco Carlos Quarto, que, entre outros feitos, construiu a famosa Ponte Carlos situada no centro de Praga.
Para os esportistas que ainda não precisam dos tratamentos com as águas milagrosas de Karlovy Vary, há outro atrativo na República Tcheca. Em abril, foi aberta a temporada de corridas que vem chamando a atenção de maratonistas de todo o mundo.
A uma maratona inicial foi realizada em 5 de abril. No domingo de 11 de maio, tem outra corrida programada para percorrer o centro histórico de Praga. E para recuperar as forças desprendidas na maratona, no dia 15 de maio ocorre o Festival de Cerveja da cidade, que oferece milhares de litros da bebida dourada para acompanhar a fartura gastronômica do evento. São mais de 70 marcas de cerveja oferecidas ao público sedento. A temporada de maratonas percorre várias cidades do país e termina no dia 14 de setembro na cidade de Usti nad Labem.