A revista GRAMOPHONE, especializada em música erudita e editada simultaneamente em vários países, publicou recentemente uma seleção dos dez jovens maestros que vão moldar o nosso jeito de ouvir. Entre os escolhidos por alguns dos mais célebres regentes da atualidade está o maestro tcheco JAKUB HRUSA. Com apenas 29 anos ele já ocupa o cargo de diretor musical e regente titular da segunda orquestra tcheca, a PHILHARMONIA DE PRAGA e é regente convidado de outras orquestras famosas como a ORQUESTRA SINFÔNICA METROPOLITANA DE TÓQUIO. Segundo os críticos, JAKUB HRUSA é um músico excepcionalmente dotado, um regente com visão profunda das questões musicais e com uma habilidade notavelmente desenvolvida de comunicar suas idéias tanto às orquestras quanto aos ouvintes.
Num dos mais importantes torneios de tênis, o ROLAND GARROS que terminou esta semana em PARIS na França as tenistas tchecas ANDREA HLAVACKOVA e LUCIE HRADECKÁ conquistaram o titulo de campeãs em duplas femininas. Oxalá isso seja o prefácio da volta do tênis tcheco aos pódios dos vencedores, antigamente ocupados por LENDL e NAVRATILOVÁ
Os tchecos amam seu passado e curtem todas as tradições ligadas à história do seu povo. Uma dessas tradições começou no séc.XIV no reinado do rei tcheco e imperador Romano CARLOS IV. Quando resolveu transferir as jóias reais, (coroa e¬ cetro ), de PRAGA onde residiu, para o castelo KARLSTEIN, organizou uma grande procissão festiva, formada pela nobreza da corte, soldados e pessoas de apóio.
No início de junho, saudosistas modernos reviveram esse acontecimento histórico e encenaram a transferência das jóias reais. A trajetória de 42 Kilometros do cortejo devidamente vestido com roupas da época,que passa pelas aldeias e pequenas cidades, levou 2 dias. Em cada parada houve programação cultural histórica, como torneios de cavaleiros, exibições de músicos e artistas e muita comida e bebida.