sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Notícias Tchecas

     A luta contra o tabagismo na República Tcheca continua. O que no Brasil já é uma prática normal, lá é somente um projeto da lei que proíbe totalmente cigarros, charutos e cachimbos em todos os espaços públicos, onde é servida comida, isto é, nos restaurantes, bares e similares. Infelizmente alguns políticos, inclusive o presidente tcheco Milos Zeman, não dão bom exemplo. Insistem em fumar até mesmo nos lugares já proibidos para essa atitude nociva tanto para os praticantes como para as pessoas próximas.
  

     Petra Kvitová, uma das tenistas tchecas de maior projeção internacional, que, entre outros títulos ostenta o de duas vezes campeã do famoso torneio de Wimbledon, sofreu um grave atentado em sua casa. No final de dezembro, um desconhecido de supostamente 35 anos de idade invadiu o apartamento da campeã, e com uma faca aplicou vários cortes, inclusive na mão esquerda, na qual ela segura a raquete de tênis durante os jogos. A cirurgia realizada no mesmo dia procurou restituir os movimentos dos dedos, mas a recuperação total está prevista para só daqui a seis meses, afastando a campeã das quadras e dos torneios. Até a última informação, a polícia não havia identificado o agressor. As suspeitas recaiam em desde um assaltante comum até algum amante da concorrente perdedora.

   O inverno deste ano faz juz a fotografias e desenhos que caracterizam esta época: a neve caindo, cobrindo árvores e proporcionando condições ideais para esquiadores. Nas montanhas, a camada da neve já ultrapassa a altura de meio metro e continua se elevando cada vez mais, tornando as paisagens lindas! Mas existe o lado negativo: é o perigo de avalanches e neblinas tão densas que dificultam os passeios e ameaçam os turistas de se perderem nas trilhas e desaparecerem no meio da floresta.  Ventos fortes suspenderam o funcionamento de alguns teleféricos que levam os esportistas ao topo dos montes.