Esta semana realizou-se em PRAGA a reunião anual dos embaixadores tchecos que representam os interesses nacionais nos principais países em todo mundo. Nos discursos proferidos pelo primeiro ministro PETR NECAS e pelo ministro do exterior KAREL SCHWARZENBERG, foram traçadas linhas mestras da diplomacia tcheca, que seguindo a tendência mundial, valoriza cada vez mais a chamada diplomacia econômica. A reunião culminou com o encontro com o presidente tcheco VACLAV KLAUS.
A educação na República Tcheca é uma das prioridades do governo. Prova disso foi a presença maciça dos políticos, esportistas e artistas na abertura do ano letivo 2011/2012 que começou em 1º de setembro. Após as férias de verão de dois meses, estudantes de todo país recomeçaram mais um ano de estudos. Para dar mais brilho a esse início, o presidente da república VACLAV KLAUS abriu o ano letivo numa escola na cidade de OSTRAVA. Seguindo o exemplo, o ministro da educação participou da solenidade numa escola em PRAGA. A notícia triste é que várias escolas serão fechadas em futuro próximo por falta de alunos. As famílias tchecas já não são tão numerosas como no passado e a população tcheca está diminuindo.
Um dos esportes em que os tchecos sempre tiveram bons resultados é o xadrez. Prova disso é extensa lista de nomes enxadristas tchecos que conseguiram os títulos de mestre e grande mestre internacional. Entre os dias 9 e 17de setembro, dois representantes tchecos PETR VELICKA e TEREZA OLSAVOVA, ambos grandes mestres internacionais, vão participar de vários torneios no Brasil, em VITÓRIA. Também vão divulgar a importância do xadrez no processo educativo ministrando palestras nas escolas do Espírito Santo e promover jogos de exibição que é quando um enxadrista joga simultaneamente contra vários desafiantes em tabuleiros diferentes.
Na noite de 3 para 4 de setembro, cerca de 10 castelos históricos tchecos vão abrir as portar para oferecer uma programação especial. Além da visitação noturna das salas, torres, pátios, masmorras e outros espaços estão programados varias atrações artísticas como concertos, shows, peças teatrais, desfiles de trajes antigos e atividades para as crianças. O público tcheco e principalmente as multidões dos turistas estrangeiros não podem reclamar da falta das oportunidades para uma boa diversão cultural.