quinta-feira, 27 de junho de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 29 de junho de 2013


     A população mundial está envelhecendo. O número de idosos aumenta a cada dia. Significa que a qualidade de vida está melhorando e a medicina apresentando bons resultados. Por outro lado, essa longevidade encontrou os governos despreparados para arcar com as aposentadorias mais prolongadas. Ao mesmo tempo, a diminuição da fecundidade entre as mulheres nos países mais desenvolvidos, resulta em diminuição da população que contribui. Na República Tcheca, conforme as últimas estatísticas de 2012, a população diminuiu em 3000 pessoas, comparado com o início do mesmo ano. Um dos cientistas que estão buscando soluções para evitar agravamentos futuros é o demógrafo tcheco Tomas Sobotka, entrevistado este mês pela revista Veja. Apesar da sua fama e capacidade mundialmente reconhecida, ele ainda não apresentou uma solução prática. Estímulo para jovens casais ter mais filhos poderia ser um dos caminho.

     O Trio Guarnieri de Praga, consagrado conjunto camerístico tcheco, apresentou-se em São Paulo nesta quinta feira, 27 de junho. Convidado pela Sociedade de Cultura Artística, o trio tocou obras de Beethoven e de Schubert. Fundado em 1986, o grupo mantém até hoje a formação original: Cenek Pavlik no violino, Marek Jerie no violoncelo e Ivan Klánsky no piano. O nome do trio não tem nada a ver com o famoso compositor brasileiro Camargo Guarnieri. Ele homenageia a famosa luteria de Cremona onde foram fabricados o violino (em 1735) e o violoncelo (em 1684) usados pelos integrantes do conjunto. O Trio Guarnieri de Praga é considerado um dos principais conjuntos deste tipo, no cenário mundial. Sua característica, além da perfeição técnica e interpretação envolvente, é o grande entrosamento entre seus componentes.

     Um encontro bem original aconteceu no ultimo final de semana no pequeno castelo Brtnice, perto da cidade de Jihlava, na República Tcheca. Cerca 160 ferreiros se reuniram para mostrar sua arte à população, trocar experiências e até ensinar alguns princípios básicos para visitantes interessados. Obras produzidas no encontro enriquecerão a exposição permanente da arte de trabalhar o ferro, instalada no castelo.