Semana passada foram realizadas eleições parlamentares na República Tcheca. Terminada a contagem dos votos, os resultados surpreenderam os responsáveis pelas pesquisas de intenções de votos. O mais votado foi o partido de esquerda CSSD com 22% dos votos, mas a vitória foi dos partidos de centro direita ODS, Top.09 e Veci Verejne que somaram quase 50% dos votos e vão formar provavelmente, a nova coalizão governamental. O maior perdedor foi o partido comunista que só conseguiu 11% dos votos, caindo assim ao quarto lugar no ranguing de partidos políticos na República Tcheca. Participaram das eleições 62% dos eleitores inscritos, o que é considerado um ótimo resultado num democracia onde o voto não é obrigatório.
Dos eleitores inscritos no exterior, a presença nas urnas foi ainda maior 77%. A preferência dos patrícios que vivem fora do país de origem foi o partido de direita TOP 09 que recebeu 39%. Já os comunistas receberam somente 2%.
Realizou-se entre os dias 8 e 11 de maio na República Tcheca, um dos mais importantes concursos da Europa para jovens instrumentistas. Tradicionalmente, ele antecede o famoso festival de música erudita Primavera de Praga, este ano em sua edição número 62. Jovens virtuoses do mundo inteiro se submeteram às rigorosas provas, entre eles, na categoria trompete. O brasileiro Flávio Gabril Parro da Silva, cria da Corporação Musical Lyra de Mauá e atual trompetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP – que, concorrendo com mais de 100 candidatos, conquistou o 2º lugar, concedido por uma banca formada por sete dos maiores trompetistas da atualidade.