quarta-feira, 24 de junho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 20 de junho


Na segunda semana de Junho realizou-se na República Tcheca, na cidade de Pelhrimov, um Festival internacional de curiosidades e recordes. Entre os 400 participantes, o vencedor foi um faquir que ficou deitado 240 horas ininterruptas (10 dias!) sobre cacos de vidro. Uma das atrações do Festival foi um jogo de futebol disputado por dois times formados por 6 galos de cada lado. A pequena bola foi coberta por grãos colados de trigo, para atrair os jogadores. O fundo musical ficou a cargo de uma banda de percussão junto com 900 tocadores de garrafas pet vazias. Cada atração mais curiosa do que a outra.
Impostos são um meio de o governo arrecadar recursos para garantir o funcionamento do estado. O valor desses impostos varia de um país para outro, mas na maioria dos casos é bem alto e consome uma boa parte dos ganhos provenientes de duro trabalho. Um levantamento constatou que o trabalhador tcheco trabalha 163 dias por ano exclusivamente para pagar impostos. Somente a partir do dia 13 de Junho é que o salário passa a ser inteiramente do trabalhador. Que saudade da idade média quando os impostos correspondiam a 10% para o governante e 10% para a igreja.

Muitas pessoas imaginam que a vida de artista é fácil, que ele trabalha pouco e em alguns casos, ganha muito. O exemplo do grupo tcheco de música popular Kamelot prova que isso não é bem assim. Numa recente tournê de 105 dias, o conjunto se apresentou ao vivo 110 vezes! Isso é que é dar duro!

Os tchecos apreciadores de óperas e de música erudita não podem reclamar da falta de oportunidades para assistir a ótimos concertos e espetáculos líricos. Mesmo cidades relativamente pequenas promovem uma intensa programação. Há 60 anos, na cidade de Litomysl, é apresentado um festival anual de óperas em homenagem ao grande compositor tcheco Bedrich Smetana que lá nasceu no ano de 1824. Neste ano o festival que começou há poucos dias vai durar 26 dias e apresentará 30 programas sinfônicos, de música de câmara, principalmente de óperas. A abertura do Festival coube ao presidente tcheco Vaclav Klaus. Na República Tcheca a música erudita tem prestígio.

Notícias da República Tcheca - Editado dia 13 de junho


O escritor tcheco Milan Kundera que nos últimos anos vem escrevendo os livros em francês é hoje considerado um dos melhores escritores dessa língua latina. Ele recebeu em Junho deste ano um prêmio internacional da Fundação Simone a Cino Del Duca como reconhecimento do conjunto da sua obra literária. Além do prestígio do importante prêmio, há um valor nada desprezível, de trezentos mil euros, a que ele também fez juz.
Na primeira semana de Julho os eleitores dos países membros da União Européia escolheram seus representantes para o parlamento da instituição. Na República Tcheca o vencedor foi o partido ODS de tendência direitista, que elegeu nove deputados. Seu maior concorrente o CSSD – partido de tendência socialista, elegeu sete deputados. Na República Tcheca a presença nas eleições não é obrigatória e assim, menos de 30% dos eleitores aptos a votar compareceram às urnas.

A nova gripe, chamada de Gripe suína ou Gripe A, provocada pelo vírus AIH1N1, está ameaçando todo o mundo. A situação na República Tcheca até agora é menos perigosa, só foram confirmados 4 casos da gripe. Mesmo assim o Ministério da Saúde tcheco está mobilizado para enfrentar a pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde. Os hospitais dispõem de meios para diagnosticar rapidamente os novos casos e já reservaram espaços isolados para os possíveis doentes.

No mundo inteiro o trânsito nas grandes cidades está cada vez pior. O crescente número de automóveis está literalmente entupindo as vias urbanas. Uma das soluções é a substituição dos automóveis por bicicletas, pelo menos nas curtas distâncias. Estão sendo construídas vias exclusivas e estacionamentos próprios para bicicletas. A prefeitura da cidade de Praga segue a tendência atual e está instalando 1.200 suportes onde o condutor pode amarrar sua bicicleta. Os locais escolhidos são órgãos públicos, escolas, cinemas e até os cemitérios.

O escritor tcheco Milan Kundera que nos últimos anos vem escrevendo os livros em francês é hoje considerado um dos melhores escritores dessa língua latina. Ele recebeu em Junho deste ano um prêmio internacional da Fundação Simone a Cino Del Duca como reconhecimento do conjunto da sua obra literária. Além do prestígio do importante prêmio, há um valor nada desprezível, de trezentos mil euros, a que ele também fez juz.

Notícias da República Tcheca - Editado dia 6 de junho


Um dos escritores mais populares dos últimos tempos é o brasileiro Paulo Coelho que já vendeu o incrível número de 100 milhões de exemplares, sendo meio milhão só na República Tcheca, onde existem 12 títulos traduzidos para a língua tcheca. Ultimamente o escritor fatura também com anúncios como garoto propaganda de um anúncio contratado pela Volkswagen, em que ele vai folhear seus livros junto com o manual de carro da Volks. Para o ambiente do anúncio o escritor escolheu a antiga biblioteca do mosteiro Strahov em Praga, cidade que ele conhece bem e visita com frequência.

Na semana passada o presidente tcheco Vaclav Klaus acompanhado da esposa, Livia Klausova, foi recebido em Roma pelo papa Bento XVI. O tema das conversas foi a programada visita do papa à República Tcheca, prevista para o final de Setembro deste ano. As autoridades diplomáticas tchecas mantiveram vários encontros no Vaticano, entre outros, com o Secretário de Estado o cardinal Tarcicio Berton e com o grão mestre da Ordem da Cruz Malta.

A programação cultural da Embaixada Tcheca em Brasília tem estado repleta de eventos. No mês passado assistimos ao filme Garrafas Vazias, a um show de uma cantora tcheca no Clube do Choro, a outro filme na segunda-feira passada e a uma ópera tcheca em filme do DVD na sala Alberto Nepomuceno, no Teatro Nacional. E para completar esse banho de cultura tcheca, neste domingo, amanhã, 7 de Junho, no Cine Brasília, serão apresentados mais dois filmes. Às 15 horas será apresentado O Príncipe e a Estrela Vespertina que conta uma história do amor do príncipe Velen pela Estrela Vespertina. O outro filme será apresentado um pouco mais tarde, às 19 horas, o filme se chama Eu Servi o Rei da Inglaterra, do famoso diretor Jiri Menzel. Esse premiadíssimo filme conta a história de um jovem criado que passa por altos e baixos no período de antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca convida os ouvintes da Brasília Superadio FM para neste domingo, dia 7 de Junho aproveitarem esta oportunidade imperdível. Repetindo: no Cine Brasília às 15 e às 19 horas, dois filmes tchecos.