segunda-feira, 6 de julho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 04 de julho

A Organização das Nações Unidas tem por objetivo principal preservar a paz mundial através de diálogo entre os membros. Fundada no início do século 20, cumpre a função com sucesso relativo. A idéia de uma organização mundial com esse objetivo, porém, não é nova. No século 15, o rei tcheco protestante Jiri Z Podebrad (imagem ao lado) tentou reunir os governantes europeus numa associação com a finalidade de evitar constantes guerras que assolaram o continente europeu na época. Como a história prova, a ideia do rei tcheco era boa, mas só vingou no século 20, quinhentos anos depois.

O término da gestão tcheca na presidência da União Européia que ocorreu no primeiro semestre deste ano foi no dia 30 de Junho. Entre os acertos da gestão pode ser considerada a atuação dos diplomatas tchecos na intermediação dos conflitos mundiais verificados no período. Duvidosa, porém, foi a decoração da sede da organização com um grande painel considerado ofensivo por alguns países membros. O que mais prejudicou a gestão tcheca foi a mudança do governo no meio do período da presidência. Vozes críticas internacionais argumentam que o país que não consegue resolver problemas políticos internos é pouco indicado para conduzir a política de uma grande organização, como a União Européia.

A vida dos cidadãos tchecos melhorou muito nos últimos anos. Uma melhor situação econômica e de atendimento médico e serviços sociais e a tranquilidade proporcionada pelo sistema democrático contribuiram para o aumento da longevidade, que atingiu a média de 80,3 anos para as mulheres e 74,2 para homens. O número das pessoas com mais de 100 anos de idade também está aumentando cada vez mais. No último senso já aitngiu o número de 656 velhinhos. A previsão para o ano de 2065 é que os idosos acima de 65 anos vão representar 32% da população do país.

Os astrônomos tchecos têm a tradição de pertencer à elite científica internacional. Recentemente confirmaram sua fama quando conseguiram calcular a tragetória de um meteorito desde sua origem, localizada entre os planetas Marte e Júpter, até o local da queda na superfície da Terra. Os cálculos apontaram para um deserto na Austrália, onde realmente foram encontrados pequenos restos do tal meteorito. Definindo sua origem, os tchecos deram pedigree ao meteorito, que seria apenas um desconhecido a mais entre os tantos que caem no nosso planeta.