quinta-feira, 28 de julho de 2011

Notícias da República Tcheca 30/07/2011

O território da República Tcheca esta habitado há muitos séculos. ProOLOMOUC, na Morávia, arqueólogos descobriram va disso são as freqüentes descobertas de objetos e restos das antigas habitações. Recentemente, na cidade de Litovel, próximo à importante cidade de sepulturas com restos mortais e o objetos de uso diário datados de 3.000 anos atrás. Nas proximidades já foram descobertos outras sepulturas, o que caracteriza um local de bastante atividades. Os objetos encontrados são de barro e de bronze, e são de ótimo nível técnico e artístico, o que prova que a cultura dos eslavos antigos era bem desenvolvida.

Tem profissões que são historicamente permanentes, tais como as de médicos, músicos,engenheiros. Outras desaparecem quando o progresso torna seus produtos desnecessários. Uma dessas profissões é a de carpinteiro especializado em fazer rodas para carruagens. Existem porém alguns saudosistas que se dedicam a profissões desaparecidas ou adormecidas. No final da semana passada reuniram-se no parque de um castelo antigo, artesões que tentam fabricar rodas e cocheiras no estilo antigo. O publico que veio para satisfazer a curiosidade e aprecias esta arte foi bastante considerável. Contaram-se aos milhares. Quase não couberam no parque.

A cinematografia tcheca tem longa tradição e alto nível artístico. Prova disso são os inúmeros prêmios conquistados nos principais festivais cinematográficos pelo mundo a fora. Para a alegria dos cineófilos brasilienses, a Embaixada Tcheca, junto com o Banco do Brasil, prepara um grande festival de filmes tchecos programado para o inicio de outubro deste ano. Serão 15, inclusive um que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Vamos aguardar.