A invasão da Crimeia, que faz parte da Ucrânia, pelas tropas russas lembra a invasão de Hitler à antiga Tchecoslováquia em 1939, e de tropas soviéticas em 1968. Nessa ocasião a Tchecoslováquia procurou, sem sucesso, humanizar o socialismo. Por isso, a maioria do povo tcheco se solidariza com o povo ucraniano e condena a agressão russa a um país independente.
Ao fim dos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, os atletas tchecos contabilizaram oito medalhas e ficaram em 15º. lugar no cômputo geral das nações participantes. A patinadora Sablikova e a snowboardista Samková conquistaram medalhas de ouro. Sablikova também ganhou uma medalha de prata. As demais medalhas, três de prata e duas de bronze, foram levadas pela equipe de biatletas.
Na tradicional competição cinematográfica do Oscar deste ano, diretores e artistas tchecos não conquistaram nenhuma da cobiçada estatueta. Porém um nome tcheco apareceu na relação dos ganhadores. A vida da pianista tcheca Alice Herzova, nascida em 1903, foi tema do curto documentário The Lady in Number 6: Music Saved My Life, que ganhou a estátua na categoria. Alice Herzova foi uma virtuosa pianista com brilhante carreira antes da 2ª. Guerra Mundial. Após a ocupação da Tchecoslováquia pelas tropas nazistas, em 1939, ela foi deportada para o campo de concentração na cidade de Terezin. Lá a pianista, realizou mais de 150 concertos para os prisioneiros. A função de Alice, que ficou conhecida como a artista do campo, ajudou-a a sobreviver ao terror da prisão. Após a guerra, ela retornou a carreira de virtuosa e, posteriormente, a de professora, e virou tema desse documentário vencedor. Alice Herzova faleceu aos 110 anos de idade, uma semana antes da premiação do documentário sobre sua vida.