sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 31 de Agosto de 2013


 O maestro tcheco Jiri Belohlavek acaba de ganhar o principal prêmio Gramophone Awards deste ano pela gravação do poema sinfônico Fábula de Verão, do compositor tcheco Josef Suk. A peça da gravação premiada foi executada pela Orquestra Sinfônica BBC de Londres. A entrega do prêmio será no dia 17 de setembro em Londres. No ano passado, a mesma dupla formada pelo maestro tcheco e a pela orquestra inglesa, também conquistou o principal prêmio pela gravação de seis sinfonias do compositor tcheco Bohuslav Martinu. Atualmente Belohlavek, de 67 anos, comendador da Ordem do Império Britânico, é regente chefe da Filarmônica Tcheca.
 O território tcheco é habitado desde a idade de pedra. Prova disso são as mais de 300 ferramentas de pedra encontradas nas montanhas Sumava, no oeste da República Tcheca. A idade aproximada dessas ferramentas é de 10 mil anos, da época do mesolítico. Um pouco mais novo, somente 7 mil anos, tem o cemitério encontrado na Morávia, perto da cidade de Znojmo. O túmulo de uma criança de um ano estava decorado com cerâmica, uma raridade nas descobertas arqueológicas daquela época.
Entre os dias 23 e 25 de Agosto, ocorreu pela 46ª. vez na cidade Vizovice, a tradicional degustação    da slivovice, típica aguardente da República Tcheca. A slivovice é uma forte bebida destilada, fabricada com pequenas ameixas azuis. Produtores tchecos, eslovacos e de outros países vizinhos participaram do evento. Além da ameixa como matéria prima, outras frutas como maça, pêra, cereja e até cenoura podem ser usadas na fabricação de aguardentes. Que tal uma cachaça tcheca feita de cenoura???