sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 25 de setembro de 2009

O dia 28 de setembro é feriado nacional na República Tcheca, em homenagem a São Venceslau, patrono do povo tcheco.


São Venceslau (imagem) era um príncipe que viveu no século X. Como cristão fervoroso, opunha-se à violência e às guerras, tão comuns naquela época. Ele acreditava que a oração era mais poderosa do que as armas. Já seu irmão mais jovem, o príncipe Boleslav, junto com a mãe, a princesa Drahomira, defendiam uma resposta mais enérgica às agressões militares dos países vizinhos e às revoltas da própria nobreza tcheca. A idéia de “paz e amor” era inviável naquela época. O príncipe Venceslau, que governava o povo tcheco, precisava ser substituído por um governador mais enérgico, e a solução típica daquela época era o assassinato da pessoa inconveniente. Então, há 1073 anos, no dia 28 de setembro de 936, em uma recepção do castelo de Praga, enquanto o príncipe Venceslau se dirigia à capela para rezar, foi assassinado por criminosos contratados pelo próprio irmão, que assim pôde assumir o governo do país. Venceslau foi posteriormente beatificado e santificado tornando-se símbolo da resistência pacífica do povo tcheco aos seus opressores.

No dia 28 de setembro são organizadas procissões, principalmente em Praga – na catedral de São Vit, onde está o túmulo de São Venceslau – e na cidade de Stará Boleslav, onde ele nasceu.

A estátua na principal praça de Praga (imagem), personificando São Venceslau montado num cavalo, tornou-se o lugar de encontros comemorativos – como vitórias esportivas – e de protestos do povo tcheco. Geralmente, manifestações a favor ou contra algum fato, terminam próximas à estátua do santo.
Sem a menor dúvida, São Venceslau é o santo mais popular e importante para os tchecos. Ele representa a alma do povo tcheco e transcende os limites da igreja católica, sendo o verdadeiro símbolo da cidadania tcheca. Sua popularidade reflete também na preferência do nome escolhido para recém nascidos; ao lado de José e de João, Venceslau é dos mais comuns.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 18 de setembro de 2009

Depois de longas discussões que levaram opiniões contra e a favor além de ameaças por parte do governo russo, o projeto de instalação do radar antimíssil americano na República Tcheca foi cancelado. Quem comunicou essa decisão foi o ministro de defesa americano Robert Gates (imagem). O radar americano em território tcheco provocaria problemas políticos ao governo tcheco. Por outro lado, essa instalação e a presença de tropas americanas trariam vantagens econômicas. É como dizia um filósofo antigo “cada mal tem o seu lado bom”.

No final de Setembro será aberta em Praga uma exposição de violinos raros. Naturalmente que o evento será inaugurado com um concerto, no qual o virtuoso Jaroslav Sveceny vai tocar nos instrumentos que fazem a parte da exposição. Entre eles há um autêntico Stradivarius italiano e instrumentos dos famosos construtores tchecos Kaspar Strnad e Ferdinand Augusto Homolka que em nada ficam a dever em qualidade aos famosos Stradivarius (imagem).

Um dos festivais muito popular de música erudita é o BBC PROMS de Londres criado em 1895, com a finalidade de aproximar a música edudita do grande público. Os números confirmam o sucesso do empreendimento. Neste verão, que no hemisfério norte começou em Junho, os mais de 100 concertos programados foram assistidos por um público de quase trezentas mil pessoas. Para o concerto final, ocorrido na semana passada, o maestro titular da Orquestra Sinfônica da BBC de Londres, o mundialmente prestigiado regente tcheco Jiri Belohlalek (imagem) trocou a batuta pelo aspirador de pó para executar um dos solos da composição de um autor britânico, A Grand Ouverture para três aspiradores de pó, enceradeira, quatro espingardas e orquestra sinfônica. A peça cômica de oito minutos de duração termina com a encenação do assassinato dos tocadores de aspirador, inclusive o maestro tcheco, pelos tocadores de espingardas. Esse papel confirma a nossa tese de que vida de músico não é fácil.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Notícias da República Tcheca Editada em 10 de Setembro de 2009

Primeiro Ministro tcheco Jan Fischer viajou, na semana passada, a Honkong, na Ásia. Nos encontros com as autoridades locais o premier tcheco assinou vários contratos de intercâmbio comercial. Para o comércio exterior tcheco, Honkong é um dos parceiros mais importantes no continente asiático.

O número de estrangeiros que residem legalmente na República Tcheca cresce a cada ano. No último censo, o total deles atingiu 430 mil, o que corresponde a aproximadamente cinco por cento da população nativa. Isso sem contar o número de estrangeiros ilegais. O país, de onde na época do domínio comunista, todo mundo queria fugir, transformou-se em hospedeiro de cidadãos dos outros países, em especial, da Ucrânia, Eslováquia e do Vietnam.

No Brasil a história do cangaceiro Lampião inspirou vários filmes e inúmeros livros que contam a saga desse que é considerado um herói popular. Os povos da antiga Tchecoslováquia tem um herói parecido. É Janosik (imagem esquerda). Ele também inspirou escritores, poetas e até compositores, tanto eruditos como populares. Recentemente foi lançado na Eslováquia, onde ele atuou, um filme sobre sua vida e morte. A pretensão da obra é desmistificar a lenda sobre o heroísmo e mostrar o lado verdadeiro da história.

A duração da licença de maternidade varia de país para país. Enquanto que na Inglaterra é de 13 semanas e na Alemanha é de 14, na República Tcheca a licença é de 28 semanas, o dobro dos vizinhos. Durante esse período, a mãe recebe pelo INSS tcheco uma porcentagem do salário da ativa. Após as 28 semanas, a mãe pode requerer férias de maternidade até a criança completar 4 anos de idade. Durante esse período a mãe recebe uma ajuda do governo.


A principal orquestra sinfônica da República Tcheca é a Filarmônica Tcheca que abriu, na semana passada a 114a temporada com concerrto dedicado a compositores tchecos. Quem regeu o concerto foi o novo maestro titular Elijahu Inbala (imagem direita) que não é tcheco. É israelense de origem, mas hoje, como a maioria dos grandes músicos, é um cidadão do mundo. Uma das obras do concerto inaugural foi Parábolas de Bohuslav Martinu, composição a que, por coincidência, nós assistimos esta semana interpretada pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, regida pelo maestro Ira Levin. O novo chefe da Filarmônica Tcheca, que assinou contrato de três anos, pretende melhorar ainda mais o já excelente nível dessa orquestra. Para isso vai aumentar o número de ensaios e de concertos – para tristeza dos músicos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 3 de setembro de 2009

No dia 1° de Setembro de 1939, há 70 anos, começou a Segunda Guerra Mundial com a ocupação da Polônia pelas tropas nazistas e pela União Soviética. Mas a rápida vitória do exército alemão só foi possível graças aos armamentos tchecos entregues a Hitler, junto com todo território tcheco, pelos falsos aliados da época, a França e a Inglaterra. Os traidores pagaram caro pelo pacto de Munique que legalizou a anexação da República Tcheca ao Terceiro Reich. A França foi ocupada logo em seguida e a Inglaterra teve terríveis perdas materiais e, principalmente, de vidas humanas.


A visita do Papa a República Tcheca, que deve ocorrer no fim de Setembro, mobiliza desde já os fiéis e as autoridades governamentais e eclesiásticas. Uma das homenagens ao Papa vai ser em forma de um valioso presente. Ele vai ganhar uma cruz em ouro com símbolos que lembram a conversão do povo tcheco ao cristianismo no ano 863 pelos monges bizantinos Cyril e Metodej. Acompanha a cruz, uma corrente decorada com o retrato de São Venceslau, padroeiro do povo tcheco, emblemas da nação e granadas tchecas. O presente é dos bispos tchecos. Para os fiéis abastados serão vendidas medalhas comemorativas, também em ouro.

Primeiro de Setembro foi um dia triste para muitas crianças tchecas. Após dois meses de férias preenchidos por brincadeiras, acampamentos, viagens, e o doce ócio, começou o novo ano letivo para alunos do 1° e 2° graus. Quase cem mil crianças entraram pela primeira vez na sala de aula, onde vão ficar no mínimo 9 anos. A abertura solene do início das aulas foi prestigiada pelo presidente da República, Vaclav Klaus, e pela ministra de educação Miroslava Kopicova. O total de alunos matriculados este ano é de um milhão e trezentos mil.