sexta-feira, 26 de março de 2010

Notícias da República Tcheca - 26 de março de 2010

Mais um sucesso dos cientistas tchecos, desta vez na luta contra o câncer. A equipe do professor Hynek Strnad descobriu que para crescer, o tumor precisa de albumina que suga os tecidos vizinhos. Outro grupo chefiado pelo cientista Vladimir Kren descobriu um remédio, o extrato de uma planta tipo cardo, que impede a transferência da albumina ao tumor e assim ele desaparece por falta de nutrição. Mais uma esperança da humanidade na luta contra essa terrível doença.


A poluição sonora está entre os grandes vilões da sociedade moderna. Um dos causadores são os veículos nas ruas das grandes cidades. Uma solução parcial está sendo testada na capital da República Tcheca na cidade de Praga. A velocidade máxima permitida foi reduzida a 50 quilômetros por hora. O nível de barulho provavelmente baixou, mas que dirigir com esta velocidade não é fácil, isso não é. E atenção, as multas para os desobedientes são pesadas.


O compositor tcheco Leos Janacek, falecido em 1928 continua atual e as execuções de suas obras são cada vez mais freqüentes. No final de março foram apresentadas em Londres duas óperas de autoria dele. Na Ópera Nacional (Eno) foi encenada Katia Kabanova e na Ópera Real em, Convert Garden, também em Londres, a ópera As Histórias da Raposa Esperta. Os ingleses apreciadores da música erudita já conhecem bastante a obra de Janacek, tanto as óperas que já foram quase todas apresentadas lá como o restante de sua obra sinfônica. A adoração do público inglês pela música de Janacek não se restringe a Londres, outros centros musicais da Inglaterra também apresentam obras desse grande compositor tcheco, cujo prestígio e reconhecimento crescem constantemente.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Notícias da República Tcheca - 19 de março de 2010

O presidente da República Tcheca Vaclav Klaus visitou no início de março os Estados Unidos. No “Club For Growth”, um clube que trata do desenvolvimento agrícola na cidade de Palm Beach, na Flórida, o dignitário tcheco defendeu sua tese de que o aquecimento global não é tão prejudicial como pregam os “enviromentalistas”, uma palavra nova para os que ele considera radicais do controle do aquecimento. De acordo com o presidente, as limitações impostas por esses ambientalistas prejudicam o progresso econômico, e assim, são mais nocivas do que os efeitos negativos do aquecimento.


A fabricação de armas tem uma longa tradição na República Tcheca e sua exportação é um item importante na balança comercial. Além das armas cerveja, bijuterias, máquinas industriais, cristais, automóveis e inúmeros outros produtos de excelente qualidade são exportados para praticamente todos os países no mundo inteiro. Menos conhecida é a fabricação de aviões de pequeno e médio portes destinados tanto ao transporte como ao combate. O Brasil e a República Tcheca tem muitos interesses em comum, e assim sendo, frequentemente altos funcionários do governo tcheco visitam o Brasil. Nesta semana quem se reuniu com as autoridades brasileiras foi o vice-ministro de defesa tcheco, Jan Fulik. O Assunto girou em torno de acordos entre os dois governos, na área da defesa. Outro projeto em discussão foi a possível cooperação tcheco-brasileira no aperfeiçoamento de aviões brasileiros fabricados pela Embraer.

O vice-ministro tcheco Jan Fulik representa uma nova geração de dirigentes na administração governamental. Nascido em 1963, formou-se na Universidade Técnica de Praga. Desde 1990 vem ocupando vários cargos no governo, sendo considerado um postulante a cargos mais importantes. Seu hobby é estudar história medieval e moderna e artes. Os esportes preferidos são ciclismo, alpinismo e squash que pratica com regularidade.

quinta-feira, 11 de março de 2010

No último fim de semana o povo tcheco comemorou os 160 anos de nascimento do primeiro presidente tcheco e fundador da Tchecoslováquia, Tomas Garrigue Masaryk. Ele nasceu no dia 7 de março de 1850 numa pequena vila na Morávia, filho de uma família humilde. As primeiras instruções ele recebeu como aprendiz de ferreiro local. Apesar de começar os estudos regulares mais tarde somente, com 30 anos completou a faculdade de filosofia. Posteriormente foi convidado para o cargo de professor na universidade. E com o tempo, transformou-se no principal pensador do meio intelectual europeu. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele ficou exilado, e junto com outros lideres tchecos contrários ao Império Austro-Húngaro organizou as legiões tchecas, isto é, as tropas formadas por voluntários, que lutaram ao lado da França, Inglaterra e Rússia contra o eixo Alemanha-Áustria. Terminada a Primeira Guerra em 1918, Masaryk foi eleito três vezes presidente da Tchecoslováquia, país que fundou juntando o povo tcheco e o eslovaco numa só unidade.

Masarik governou o país por 17 anos e só abdicou do cargo em 1935 quando a idade avançada não o permitia mais exercer o cargo com toda a eficiência. Faleceu em 1937 aos 87 anos, amado pelos compatriotas.

Apelidado pelo povo de presidente libertador ou carinhosamente de “papaizinho”, Masaryk até hoje representa o modelo de um político humanista, honesto, democrata e ético. Conforme alguns historiadores, ele foi um dos tchecos mais importantes de toda a história da nação. O lema principal dele foi constante necessidade do auto-aperfeiçoamento de cada indivíduo.

A memória do ex-presidente continua viva na consciência do povo tcheco. Inúmeras estátuas dele nas principais cidades lembram sempre o personagem de um político e pensador eficiente e absolutamente honesto, tão diferente da maioria dos políticos da atualidade. No Castelo de Praga, onde Masarik viveu durante o exercício do cargo de presidente, foi aberta há alguns dias uma Exposição Comemorativa mostrando livros e objetos pessoais desse que foi um grande estadista.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Notícias da República Tcheca – Sábado: 06/03/2010

O inverno na República Tcheca está concluindo seu reinado e a natureza se prepara para receber a primavera com suas flores e temperaturas amenas. O sinal característico da chegada da primavera é a volta dos pássaros que na época do frio fogem para a África. As cegonhas chegam entre a segunda metade de março e o início de abril. Numa velocidade de 45 quilômetros por hora, elas conseguem voar até 500 km por dia. À noite elas descansam. Em maior número são as andorinhas que, vencendo a distância de dez mil quilômetros sobrevoando inclusive o deserto do Saara, também voltam ao lar no início da primavera. E quando em outubro baixar a temperatura, as aves levantam vôo para fugir novamente do frio. E assim o ciclo se repete todos os anos.

Há muito tempo se discute qual deve ser o procedimento médico com pacientes terminais sem a menor chance de cura. A instância máxima da associação médica tcheca, o Conselho Nacional de Medicina de lá, condena a eutanásia mas sugere uma interrupção do tratamento inócuo dos pacientes em estado incurável e muitas vezes inconscientes, incapazes de decidir sobre o próprio destino. Interrompendo o tratamento, o paciente é poupado de longo sofrimento durante uma morte adiada.

Mais um bronze para os esportistas tchecos, conquistado nas Olimpíadas de Inverno do Canadá. A esquiadora Sarka Zahrobska terminou em terceiro lugar na competição slalom, que é aquela descida da montanha cheia de curvas marcadas com bandeiras coloridas. E assim, ao final dos jogos os esportistas tchecos levaram para casa duas medalhas de ouro e quatro de bronze. Na classificação final ocuparam o 14° lugar deixando para trás, entre outros, a Polônia, a Itália, a Inglaterra, o Japão.

Uma ótima notícia. Para aprender tcheco os brasileiros não precisam mais viajar para Praga. A senhora Vera Ross, uma tcheca radicada no Rio de Janeiro, ensina a língua tcheca à distância. É só acessar o e-mail:
veross@bot.com.br e combinar com ela.