sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Noticias da República Tcheca

Foi comemorado no dia 28 de outubro com grande pompa, os 92 anos da Fundação do estado Tcheco. O presidente Václav Klaus, a Cúpula do governo e do Congresso Tcheco, o alto comando do Exercito e os antigos combatentes participaram da principal homenagem no Castelo de Praga.



Foram lembrados os militares e civis que sacrificaram a própria vida pela a pátria. A noite, o presidente Klaus ofereceu uma recepção no salão Vladislav do Castelo de Praga, ocasião em que entregou altas comendas para os cidadãos que se destacaram no passado.

Em Brasília, a comemoração do dia nacional Tcheco foi presidida pelo excelentíssimo embaixador Ivan Jancarek , que ofereceu uma recepção na residência oficial. Para animar à festa a banda do Maestro Stanislav Schulz tocou polcas e valsas tipicamente tchecas.

Acabou a época em que nas eleições na antiga Tchecoslováquia, os candidatos do governo ganhavam 99% dos votos. Desde o ano de 1989, na Republica Tcheca há democracia e pluripartidarismo. Neste mês foram realizadas eleições para o senado e para as representações regionais, prefeituras e câmaras municipais, A maior disputa aconteceu na capital, onde o novo partido Top 09 ganhou do tradicional ODS.



Embora as previsões climáticas ficam normalmente ao cargo de meteorologistas, a própria natureza da sinais indicativos das mudanças do clima. A chegada maciça de nuvens, de corvos ao sul da Morávia com antecipação de duas semanas é indicativo de um inverno rigoroso com temperaturas esperadas de 30 graus negativos. Os corvos, que passam o verão na Rússia e na Polônia, preferem um clima de inverno mais ameno na região da cidade de Brno. Ocupando as árvores dos muitos parques da cidade, eles substituem o verde das folhas que caem no outono pelo preto de suas asas e modificam durante o inverno o belo cenário daquela região.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Notícias da República Tcheca




O Presidente da republica tcheca, Vaclav Klaus, viajou esta semana à Inglaterra onde se encontrou com o Ministro do exterior William Hag. Mas o tópico da visita foi à palestra proferida no instituto THE GLOBAL WARMING POLICY FOUNDATION. Klaus defendeu a tese que o aquecimento global não é tão dramático como pregam alguns pessimistas.

No próximo dia 28 quinta-feira comemora-se o dia nacional tcheco, ocasião em que se relembra a fundação da Tchecoslováquia em 1918. Até aquele ano, existia um reino tcheco, às vezes independente, às vezes subordinado a vizinhos poderosos. Por cerca de 400 anos, de 1526 a 1918, o reino tcheco viveu incorporado ao império Austro-húngaro, governado pela a família de Habsburg. Durante o domínio, austríacos tentaram de todas as formas ´´germanizar´´ o povo tcheco e convertê-lo à religião católica. Terminada a Primeira Guerra Mundial, o povo tcheco reconquistou sua independência, libertou-se do jugo austríaco e criou a primeira república chamada Tchecoslováquia, unindo a Boêmia e a Morávia, (que abrigavam o povo tcheco). a Eslováquia, e o povo de uma pequena parte da Rússia, que se situava aos pés das montanhas chamadas ´´Carpatas´´. Para o presidente da nova república foi eleito o professor Tomás G. Masaryk, um filósofo e intelectual de grande prestigio na comunidade internacional daquela época. As regiões da Boêmia e Morávia, dentro da República, eram fortemente industrializadas e tinham relativamente alto padrão de vida. Já a parte eslovaca, de forte influencia húngara, era mais agrícola. Durante os 20 anos seguintes a Tchecoslováquia desenvolveu ainda mais seu parque industrial e seu sistema democrático formado por um parlamento, partidos políticos, primeiro ministro e o presidente. Com a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha vizinha, a minoria alemã que vivia na Tchecoslováquia começou a organizar um movimento contrario ao governo tcheco, que culminou, no ano de 1938, com a anexação da parte da república Tcheca ao 3° Reich de Hitler. No ano de 1939, os alemães ocuparam o que ainda restava da república. A parte eslovaca proclamou sua independência, criando o estado Eslovaco, e se aliou a Hitler. E assim terminou a Primeira Republica da Tchecoslováquia, cuja fundação, no dia 28 de outubro de 1918 será comemorada.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Notícias da República Tcheca

Uma pesquisa recente constatou que os tchecos trabalham muito. Além de ter a carga média oficial de trabalho de 43 horas semanais, a terceira mais pesada da União Européia, uma parte dos trabalhadores sacrifica o horário do almoço, comendo na própria mesa de trabalho e ainda levam serviço para terminar em casa. Essa situação é bem diferente da vida na época do comunismo, quando os resultados do esforço não faziam diferença e, a única preocupação era cumprir o horário.

Após conclusão de pesquisas realizadas em um sítio arqueológico localizado no monte Vladar, na parte ocidental da República Tcheca, descoberto no ano de 2002, os cientistas definiram a idade da localidade antiga em 2.500 anos. O curioso é o fato de que as construções, incluindo uma represa de água potável, foram feitas de madeira de carvalho que, de tão duro que é, não se decompôs e assim testemunhou o alto grau de civilização dos antepassados do povo tcheco.



Um dos pontos turísticos mais visitados em Praga é o relógio na prefeitura do bairro Cidade Antiga. Construído há 600 anos pelo relojoeiro Mikulas Z Kodane, o relógio, não somente mostra as horas, como também toca um sino e, numa portinha que se abre a cada hora, desfilam pequenas estatuas de santos e da morte. E tem mais, até hoje funcionam com precisão.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Notícias da República Tcheca

Um dos diretores de cinema de maior prestígio internacional e de grande número de prêmios, incluindo o Oscar, é o tcheco Milos Forman. Recentemente o cineasta foi homenageado no Festival de Cinema em Zurique, na Suíça, com um prêmio em reconhecimento ao conjunto da obra cinematográfica que ele realizou. Formam nasceu na cidade tcheca de Caslav e formou-se na Academia das artes cinematográficas em Praga. Após a ocupação da Tchecoslováquia pelas tropas russas, em 1968, ele emigrou para os Estados Unidos onde confirmou seu extraordinário talento dirigindo filmes famosos, entre eles o premiadíssimo Amadeus.

O campeonato mundial de basquete feminino realizado na semana passada em Karlovy Vary, na República Tcheca, terminou com um dos melhores resultados dos últimos 30 anos para o time tcheco. Na final o ouro foi conquistado pelo time americano. As tchecas ficaram com a medalha de prata, que, apesar de representar o 2º lugar foi considerado um ótimo desempenho.

Leos Janacek, compositor tcheco do início do século passado, falecido em 1928, continua cada vez mais vivo nos palcos sinfônicos. Uma das suas obras, das mais difíceis para os interpretes é “O caso Makropulos” que será representada pela primeira vez no Brasil pela Orquestra Petrobrás Sinfônica. Sob a batuta do experiente maestro brasileiro Isaak Karabtchevsky a versão sinfônica da ópera será apresentada no sábado dia 23 de outubro no Rio de Janeiro e não, como a gente gostaria, em Brasília. Um grande desafio para os brasileiros é que a ópera será cantada em tcheco, uma língua muito difícil para os que não nasceram lá.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Notícias da República Tcheca

O presidente tcheco, Václav Klaus, participou na semana passada das discussões na 65ª Reunião Plenária Anual das Nações Unidas. Em discurso de dez minutos, Klaus defendeu a redução do efetivo funcional da organização e contestou a tendência atual de aumentar o poder político e econômico das Nações Unidas. A superação da recente crise financeira mundial mostrou que a solução não está em uma organização mundial, mas em procedimentos adotados individualmente em cada país. Klaus também criticou o conselho de segurança que, mesmo após 16 anos de discussões não é capaz de modernizar a própria estrutura.

O dia 28 de setembro foi feriado nacional na República Tcheca, em homenagem a São Venceslau, patrono do povo tcheco. São Venceslau era um príncipe que viveu no século X. Como cristão fervoroso, opunha-se à violência e às guerras, tão comuns naquela época. Ele acreditava que a oração era mais poderosa do que as armas. Já seu irmão mais jovem, o príncipe Boleslav, junto com a mãe, a princesa Drahomira, defendiam uma resposta mais energética às agressões militares dos países vizinhos e ás revoltas da própria nobreza tcheca. A idéia de “paz e amor” era inviável naquela época. O príncipe Venceslau, que governava o povo tcheco, precisava ser substituído por um governo mais energético, e a solução típica daquela época era o assassinato da pessoa inconveniente. Então, há 1.074 anos, no dia 28 de setembro de 936, em uma recepção oferecida no castelo de Praga, enquanto o príncipe Venceslau se dirigia à capela para rezar, foi assassinado por criminosos contratados pelo próprio irmão, que assim pôde assumir o governo do país. Venceslau foi posteriormente beatificado e santificado tornado-se símbolo da resistência pacífica do povo tcheco aos seus opressores. São Venceslau é o santo mais popular e importante para os tchecos. Ele representa a alma do povo tcheco e transcende os limites da igreja católica, sendo o verdadeiro símbolo da cidadania tcheca. Sua popularidade reflete também na preferência do nome escolhido para os recém-nascidos. Ao lado de José e de João, Venceslau é dos mais comuns.