quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Notícias da República Tcheca 01/01/2011

A língua tcheca é bonita, mas complicada e só é falada em seu relativamente pequeno território. Para atender ao número cada vez maior de turistas estrangeiros, os tchecos precisaram falar outras línguas. Conforme a ultima estatística, 46% dos tchecos dominam uma segunda língua. 19% da população dominam duas ou mais línguas estrangeiras. A mais falada é o inglês e em seguida o alemão, língua dos vizinhos. A estatística não informou sobre a língua portuguesa, mas aparentemente não está entre as mais populares no território tcheco.


Um dos principais festivais de teatro do mundo, O QUADRIENAL DE PRAGA será realizado entre os dias 16 e 26 de junho de 2011. Uma das seções competitivas, ´´A Mostra das Escolas´´ vai abrigar trabalhos nas áreas de cenografia e figurino. Entre os competidores de 62 países estarão presentes trabalhos de alunos da Universidade de Brasília orientados pela professora SONIA PAIVA do Departamento de Artes cênicas.


Terminou mais um ano, o 2010. Para os tchecos não foi um ano muito bom. A crise econômica que se abateu sobre a economia européia atingiu também a economia tcheca e resultou, entre outras medidas, em diminuição de verbas publicas em todos os setores. Até os legisladores e altos funcionários estatais, incluindo o próprio presidente, tiveram seus salários reduzidos. A ordem é de economizar, custe o que custar. A natureza também contribuiu e castigou o território tcheco ou com calor exagerado, ou com chuvas, ventos e frio. Nem nos esportes houve muitas alegrias. Para a copa do mundo de futebol, o time tcheco nem se classificou. Mas nem tudo são notícias pessimistas. As eleições parlamentares sinalizaram uma mudança para direita com a expectativa de mais tranqüilidade na esfera política. O clima natalino, reforçado pela neve que cobriu todo o país criando imagens típicas de cartões postais foi à atmosfera de otimismo.

A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, associando-se com esse otimismo, desejam a todos os seus simpatizantes um FELIZ ANO 2011.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Notícias da Republica Tcheca 25/12/2010

Crise é crise e de nada adiantam discursos inflamados. A solução é economizar e diminuir despesas. E para dar exemplo, os deputados e senadores tchecos vão baixar os próprios salários e cortar mordomias, entre elas passagens aéreas gratuitas. Também vão perder o privilégio de andar de bonde!!! E sobrou também para outros funcionários públicos graduados, como juízes e promotores que terão seus salários reduzidos. Um exemplo a ser seguido em outro país!!!


Mais um sinal da crescente prosperidade da economia tcheca é o número de estrangeiros que residem e trabalham na República Tcheca. Nos últimos 4 anos e o número deles aumentou em 63%, atingindo o total de 430 mil pessoas, o que corresponde a 4% as população total. A maioria dos estrangeiros veio da Ucrânia, Eslováquia e Vietnã.


A música erudita sempre teve papel importante no cenário cultural da República Tcheca, e goza do reconhecimento não somente do publico, que lota todas as apresentações nos teatros e salas de concerto, mas também das autoridades. Prova disso é a recente entrega da Placa de Ouro ao consagrado violinista JAROSLAV SVECENY por, ninguém menos que o próprio presidente da república, VACLAV KLAUS. Na solenidade da entrega, o presidente destacou, não somente as qualidades artísticas do virtuoso, mas a importância dele na divulgação da cultura tcheca do exterior.


No inicio de dezembro foi lançado em Brasília o livro intitulado ELAS ESCREVEM, contendo uma antologia de contos tchecos escritos exclusivamente por mulheres. São vinte textos que formam uma amostra representativa de estilos, gêneros e temas diferentes presentes na literatura tcheca contemporânea. Editado em Brasília pela tradicional editora THESAURUS e patrocinado pela a empresa tcheca AERO VODOCHODY e pela Embaixada Tcheca, o livro é um exemplo do intercâmbio cultural crescente entre o Brasil e a República tcheca. No lançamento, realizado no Auditório do Instituto CAMÔES da Embaixada de Portugal e presidido pelo o embaixador Tcheco IVAN JANCREK, a autora de um dos contos IVA PEKARKOVA leu um trecho do seu conto em original, ou seja, em tcheco, para a alegria da comunidade de patrícios que prestigiou o lançamento.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Notícias da Republica Tcheca 18/12/2010

Cristãos do mundo inteiro comemoram, neste mês, o nascimento de Jesus Cristo. Na maioria das religiões, o ritual de comemoração é bastante parecido. A parte profana, porém, varia bastante conforme as tradições de cada povo.

Na Republica Tcheca, o Natal começa a ser comemorado na noite do dia 24 de dezembro com uma ceia no horário habitual do jantar. O cardápio típico é peixe, geralmente carpa, servido numa sopa com a entrada e à milanesa com maionese como prato principal. A escolha desse Cardápio se justifica pelo fato de que o peixe foi o primeiro símbolo dos cristãos primitivos. Como sobremesa, uma variedade de biscoitos especialmente preparados para a ocasião. Tudo começa a ser organizado com bastante antecedência. Os biscoitos, de vários tipos e formatos são feitos pela dona de casa varias semanas antes. O peixe é comprado vivo nas feiras montadas nas praças publicas e conservado até o dia 24 de Dezembro, nas banheiras transformadas em tanques de água, para a alegria das crianças, que cutucam, alimentam e brincam com eles.

Nas casas, a arvore de natal, um pinheiro natural também adquirido com antecedência nas feiras, só é ornamentada na véspera, quando também são colocados os presentes. O clima do frio nesta época, com temperaturas que geralmente atingem graus negativos, e as freqüentes camadas de neve que cobrem as ruas e os campos, criam um clima propício para comemorações íntimas, reunindo somente membros da família.


Após a ceia é chegada a hora de abrir os presentes, tudo antes das doze badaladas, porque à meia noite os católicos assistem à missa do galo na igreja gelada da sua cidade.


No dia 25 de Dezembro, pela manhã, todas as igrejas oferecem missas e cultos comemorativos ao nascimento de Jesus Cristo. O almoço do dia de Natal já não tem as limitações da ceia servida na véspera. O cardápio é livre. As donas de casa normalmente preparam ganso, pato ou pernil, acompanhado de ´´knedlík´´, um tipo de nhoque tcheco. E como sobremesas alem dos biscoitos natalinos, uma torta de chocolate ou de nozes e muito chantilly é de praxe.

O feriado continua no dia 26 de Dezembro, talvez para se recuperar da comilança dos dias anteriores.

A sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, que produz essa notícias, deseja a todos os amigos do povo tcheco. Um Feliz Natal!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Notícias da República Tcheca 11/12/2010

O final de Outono deste ano na República Tcheca se caracteriza pelas temperaturas extremamente baixas, nunca antes registradas neste período do ano. Em vários pontos, onde se medem regularmente as temperaturas há quase cem anos, os recordes do frio foram quebrados com temperaturas abaixo de 20 graus negativos. Onde está a teoria de aquecimento global?


Umas das tradições do inverno tcheco é a natação nos rios e lagoas com temperaturas baixas. Neste ano, porém várias competições foram canceladas porque os rios e os lagos congelaram, impedidos os nadadores de entrar na água.



A crescente criminalidade é um problema mundial. Como resolver esse problema é o tema de intermináveis discursões, não só entre juristas e policiais, mas também entre a população. Uma recente pesquisa realizada na República Tcheca apontou que 2/3 dos cidadãos são a favor da pena de morte, que na opinião deles, não é uma pena desumana. A atual pena máxima, aplicada na República Tcheca é a prisão perpétua que é considerada um castigo brando pela população para os crimes brutais.

Os tchecos não têm mar e a praia mais próxima é distante centena de quilômetros. Mas têm navios. Vários deles cruzam todos os mares a serviço do comercio com o exterior. Recentemente foi batizado mais um navio tcheco, só que este é bem diferente. É a replica do navio pirata LA GRACE comandado no século XVII pelo capitão tcheco AUGUSTIN HERMAN. Naquela época, o emprego de pirata era bem rentável e assim, além de ficar rico, o comandante tcheco foi até promovido a nobre na América. A réplica do veleiro LA GRACE foi construída no Egito e é destinada ao turismo a moda antiga e também será usado como navio escola dos futuros marinheiros tchecos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Notícias da Republca tcheca 04/12/2010

Que aquecimento global que nada! Final de novembro, faltando mais de três semanas para o inicio do inverno e o clima na República Tcheca já está presenteando os seus habitantes com 20 centímetros de neve e temperaturas bem abaixo de zero. A camada de neve que traz alegria e divertimento para as crianças complica o transito nas estradas e causa uma serie de acidentes. Nas montanhas, os centros esportivos já abriram a temporada de esqui e o Papai Noel já tirou o trenó da garagem preparando-se para os trabalhos natalinos, quando deslizará pelas ruas e estradas, cobertas de neve.

Umas das tradições pré- natalinas mais ativas da República Tcheca é a comemoração de São Nicolau. No passado, um bispo chamado Nicolau, que posteriormente foi elevado à condição de santo, tinha o costume de, na noite de 05 para 06 Dezembro, distribuir pequenos presentes às crianças pobres. Nessa noite, ele andava pela cidade de Lykia e deixava presentes nas janelas das casas onde moravam crianças. Com o tempo, esse ritual mudou, e nos últimos 100 anos, se transformou numa apresentação quase teatral. São 03 personagens vestidos conforme o papel que representam – o anjo, o diabo e São Nicolau vestido de bispo Católico. Na noite de 05 de Dezembro, o trio visita as casas e pergunta aos pais, se as crianças foram obedientes durante o ano. As crianças que foram boazinhas ganham bombons e as crianças que foram desobedientes ganham um saco com carvão ou batata podre. A tradição é tão viva que existem até concursos para eleger o melhor e mais convincente trio composto por São Nicolau pelo anjo e do diabo.