segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Notícias da República Tcheca 30/01/2011

Para as crianças e adolescentes, os estudos são, ou deveriam ser, uma prioridade. Mas entre brincar e estudar, a maioria prefere brincar. Para juntar as duas coisas – brincar e estudar – professores de uma escola na República Tcheca inventaram um método de aprendizagem baseado no jogo de xadrez. Aplicando o movimento das figuras no tabuleiro, crianças apreendem a solucionar as questões de lógica e ampliam a capacidade de raciocínio. O material didático consta de manual, DVD, cancioneiro e, naturalmente do tabuleiro e das peças do jogo de xadrez. O sucesso do método é tanto que já foi adotado nos países vizinhos e aprovado pelo ministério de educação tcheco.

Feiras ao ar livre são cada vez mais freqüentes na República Tcheca. As feiras pré-natalinas da Cidade Antiga, em Praga, atraem multidões, inclusive de estrangeiros. No final da semana passada, numa das praças pragenses, realizou-se uma feira organizada por açougueiros. Eles prepararam vários tipos de lingüiças às vista do público. Considerando o frio em torno de zero grau, a pedida foi uma boa dose de Slivovice, cachaça tcheca feita de ameixas que além de aquecer o corpo, abriu o apetite para a degustação das iguarias suínas feitas na hora. Claro, que não podiam faltar as várias canecas de cervejas tcheca para as lingüiças descerem ´´redondas´´.

Caçadores de recordes procuram qualquer atividade em, que podem fazer melhor e mais. No esporte, são geralmente recordes olímpicos e mundiais. Mas existem muitas outras oportunidades de se consagrar como o melhor de todos. Um recorde bem original foi conquistado pelo estudante tcheco FRANTISEK KOSNAR. Ele decorou uma parte da série de números existentes depois da virgulado número do PÍ. Na escola aprendemos o básico, que é 3, 1416. Esse jovem decorou mais de dois mil números dos que compõem essa série teoricamente interminável. E para provar, escreveu todos os numa longa lista de papel na praça pública, na presença de muitos curiosos. A façanha de escrever todos esses números durou 45 minutos. Que memória, heim?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Notícias da Republica Tcheca 22/01/2011

Durante o governo comunista na antiga Tchecoslováquia entre os 1948 e 1988 não existiam empresas privadas, só estatais. Até a padaria da esquina ou o sapateiro, tudo era estatal. A prática mostrou que esse sistema econômico não funcionava e o país quase foi à bancarrota. A estatização atingiu também os proprietários de imóveis para alugar. O estado confiscou esses imóveis recebia o aluguel. Para atender as necessidades dos inquilinos, cujos salários na época eram bem baixos, os alugueis também eram baixos. Só que assim não sobrava dinheiro para os administradores aplicarem nas reformas necessárias e a conseqüência era a deterioração dos prédios. Quando, há cerca de 20 anos, acabou o domínio comunista com sua desastrosa economia estatal, os prédios foram devolvidos aos antigos donos. Para restaurar os imóveis semidestruidos, os novos donos aumentaram gradativamente o valor do aluguel. Esse aumento atingiu principalmente aos aposentados que não tinham condições de arcar com os novos valores. A solução foi se mudar das grandes cidades para o interior, onde os valores de alugueis não subiam tanto. Esse é o lado negativo do capitalismo que é insensível principalmente com os aposentados – e não somente na República Tcheca.

A educação é a solução mágica para todos os males da humanidade. Esse é o lema da maioria dos políticos. Todo governo que se preocupa com o futuro da sua nação investe pesado na educação das novas gerações. Na República Tcheca, as escolas e universidades têm excelente nível e formam bacharéis, médicos, engenheiros, advogados e também nas artes como músicos, atores, artistas plásticos e outros. Numa população de 10 milhões de habitantes, mais de um milhão tem diploma superior. Isso significa que 10% da população concluíram algum curso superior. Vale lembrar que lá as provas são super-rigorosas e não existe o famosos jeitinho tipo´´pagou – passou´´ como em algumas faculdades particulares por aí.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Notícias da República Tcheca 15/01/2011

Faleceu no dia 08 de janeiro JIRI DIENSTBIER, um dos mais importantes políticos tcheco. Até o ano de 1968 ele foi comentarista internacional da Radio de Praga. Durante o movimento de democratização do sistema comunista em 1968, chamado PRIMAVERA DE PRAGA, ele foi uns dos mais dedicados aliados e apoiadores de DUBCEK, líder do movimento. Com a invasão das tropas soviéticas foi destruindo o sonho do socialismo humanitário, e seus líderes foram penalizados. DIENSTBIER perdeu o emprego na rádio e trabalhou durante 20 anos como guarda noturno e operário na usina elétrica, colocando carvão nas fornalhas. Em 1989 participou da Revolução de Veludo tornando-se um dos principais colaboradores do presidente VACLAV HAVEL. No governo Havel exerceu várias funções importantes, inclusive a de ministro do exterior. Eleito senador em 2008, a doença que o levou à morte, não permitiu a conclusão do mandato. A classe política, empresarial artística, autoridades internacionais, entre elas a secretária americana H. CLINTON expressaram os pêsames à família amigos e colaboradores mais próximos. O povo tcheco perdeu um grande democrata defensor da liberdade e um político extremamente honesto.

Os cientistas já descobriram muitos mistérios e criaram tecnologias que tornaram a vida na terra mais fácil e agradável do que séculos atrás. Só falta controlar a natureza e programar as intempéries. Prova disso são as chuvas exageradas tanto no Brasil, como na Austrália. Já na República Tcheca os rios estão transbordando e inundando cidades e vilas por causa do aumento da temperatura, que passando do zero graus provoca o derretimento da neve que caiu com abundância nas semanas passadas. Quando falta água o povo reclama, e quando há excesso de água, reclama também.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Notícias da República Tcheca 08/01/2011

O final do ano de 2010, com neve cobrindo todo o território da Republica Tcheca, foi comemorado com a população esquiando. Esquiar é a atividade comum no inverno não só entre os esportistas profissionais. Famílias inteiras viajam ás montanhas para curtir as descidas deslizando pela camada de neve. No último fim de semana, os hotéis e centros esportivos ficaram totalmente lotados e a infraestrutura, como bondes e elevadores quase não deram conta de tantos freqüentadores. E quem não reservou hotel a tempo, esquiou num bosque mais próximo da sua casa, porque a neve neste ano não faltou para ninguém, em lugar nenhum.


Teatros de bonecos têm uma tradição antiga e são bastante comuns em muitos países. Mas ver os bonecos cantarem, e ainda por cima ópera, só em PRAGA. A ópera Don Giovanni foi encomendada a Mozart pela a direção de um teatro de nobres de PRAGA, onde também foi estreada em 1787. Obteve enorme sucesso, de tal forma que o povo simples cantava as árias nas ruas. Uma versão bem original dessa ópera foi adaptada respectivamente para o teatro de bonecos. A música é reproduzida por aparelhos de som, pois, num teatro relativamente pequeno, não há espaço para a orquestra tradicional. O espetáculo, realizado uma ou duas vezes por dia de segunda a segunda, está em cartaz há vários anos e continua com a platéia sempre cheia, agradando a um público formado, em sua maioria, por turistas estrangeiros que vêem nessa apresentação um ponto quase obrigatório durante os passeios pela capital da Republica Tcheca.