quinta-feira, 30 de junho de 2011

Notícias da República Tcheca 02/07/2011

No ano de 2013 cristãos tchecos vão comemorar 1150 anos de chegada dos missionários bizantinos CYRIL e METODEJ ao território tcheco, quando iniciou a conversão da população ao cristianismo. Os festejos prevem a presença do Papa Bento XVI e do patriarca chefe dos cristãos ortodoxos. Além das missas estão sendo programadas palestras e exposições temáticas, organizadas pelas comissões de historiadores e religiosos. Certamente vai ser uma grande comemoração.

A cidade tcheca d
e BRECLAV resolveu festejar o final do ano escolar de um modo diferente, imitando o carnaval carioca. O desfile de crianças e adultos em trajes típicos do carnaval brasileiro, foi animado por uma bateria do estilo das escolas de samba. Participaram até dois carros alegóricos. Mas para não desprezar as tradições locais, também estavam presentes monstrinhos, feiticeiras e uma equipe vinda diretamente do inferno.

No final da semana passada realizou - se no castelo tcheco de BRTNICE
o encontro internacional dos ferreiros. No pátio do castelo, 134 participantes mostraram para numerosa platéia como transformar ferro em objetos artísticos. Numa exposição de 130 itens, os visitantes puderam admirar desde portões decorados até imitações de moscas. Outra atração foi a competição dos ferreiros em precisão e velocidade ao colocar ferraduras nas patas dos cavalos.

Um dos esportes bastan
te popular na República Tcheca é a caça de animais na floresta. Existe até associação de caçadores amadores que baseia os regulamentos nas tradições medievais. A caça mais nobre, além de ursos já bem escassos, são os veados. O difícil é se aproximar desses animais espertos. Para vencer a desconfiança deles, os caçadores imitam o som emitido por eles soprando um chifre natural. Existe até uma competição oficial que premia aquele que imita com perfeição e assim consegue enganar e atrair os veados para o alcance da arma.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Notícias da República Tcheca 25/06/2011



Terminou esta semana na República Tcheca o ano letivo 2010/2011. Além do certificado de conclusão, os estudantes do 2º grau receberão o resultado da prova específica aplicada em todo território nacional. Chamada ‘’maturidade’’ a prova é composta de partes escrita e oral. Apresentada diante de uma banca de especialistas, ela testa conhecimentos das principais matérias ensinadas nos primeiro e segundo graus. O resultado informa a nota e a colocação do candidato no ranking nacional, em cada disciplina. A avaliação é bem rigorosa. Prova disso é o percentual de reprovados que beira 20% dos inscritos.


A QUADRIENAL DE PRAGA, um dos maiores eventos teatrais do mundo, realizados nestes dias em Praga, na República Tcheca, anunciou na última segunda-feira os vencedores desta importantíssima competição artística. O principal prêmio, o TRIGO DE OURO, foi outorgado a equipe brasileira que apresentou a melhor exposição de cenografia e espaço teatral. Os brasileiros também apresentaram a melhor encenação no evento. A equipe vencedora foi formada pelos brasileiros Antônio Grassi, Aby Cohen e Ronald Teixeira.


Hóquei sobre gelo é, para o torcedor tcheco, tão importante quanto o futebol é para os brasileiros. A escolha do melhor jogador do ano é sempre assunto para discussão entre a população. Terminada a temporada 2010/2011 dos jogos, foi eleito como melhor jogador o vencedor do troféu “ Taco de hoquei ’’ JAROMÍR JAGR. Atacante do time nacional que conquistou recentemente a medalha de bronze no campeonato mundial, é profissional do time russo da cidade de OMSK. É a décima vez que esse jogador excepcional de 39 anos conquistou o maior prêmio tcheco desse esporte.


O verão europeu é época de férias escolares e também período dos mais diversos festivais. Um dos mais tradicionais é HORNCLASS 2011 que vai reunir entre os dias 6 e 14 de agosto em Praga, trompistas de vários países do mundo. Professores e talentos famosos vão ministrar aulas e workshops para estudantes e futuros virtuosos desse bonito e expressivo, mas muito difícil instrumento. Pela primeira vez o quarteto de trompas de Brasília, formado por alunos do professor Stanislav Schulz, vai participar deste evento internacional.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Notícias da República Tcheca 18/06/2011


No final do Festival Científico realizado na cidade inglesa de Cheltenham, nessa semana, o cientista tcheco Michal Babic conquistou o prêmio de público com um trabalho que esclarece à população de maneira simples e compreensível como se procuram micróbios prejudiciais à saúde humana. A finalidade desse Festival é premiar cientistas que conseguem elucidar descobertas científicas numa linguagem elementar e até divertida. O tcheco Michal Babic, que já venceu a versão nacional deste concurso destinado a jovens cientistas com idade entre 20 e 35 anos, provou que até pessoas leigas podem compreender procedimentos complicadíssimos existentes na ciência.

A Quadrienal de Praga, um dos maiores eventos teatrais do mundo, começou esta semana na capital tcheca com a participação de mais de 60 países, inclusive do Brasil com a delegação de alunos da UNB. Estão programadas mais de 400 atividades, entre exposições, palestras e apresentações teatrais, algumas realizadas nas ruas. Um dos eventos será o desfile de roupas para atores das peças. Chamados ‘’trajes extremos’’, as roupas são feitas de madeira, vidro, cartuchos e até de pedaços de gelo. Realizada regularmente a cada quatro anos desde 1967 a QUADRIENAL DE PRAGA é hoje o mais importante e extenso acontecimento desse tipo no cenário mundial.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Notícias da República Tcheca 11/06/2011

A revista GRAMOPHONE, especializada em música erudita e editada simultaneamente em vários países, publicou recentemente uma seleção dos dez jovens maestros que vão moldar o nosso jeito de ouvir. Entre os escolhidos por alguns dos mais célebres regentes da atualidade está o maestro tcheco JAKUB HRUSA. Com apenas 29 anos ele já ocupa o cargo de diretor musical e regente titular da segunda orquestra tcheca, a PHILHARMONIA DE PRAGA e é regente convidado de outras orquestras famosas como a ORQUESTRA SINFÔNICA METROPOLITANA DE TÓQUIO. Segundo os críticos, JAKUB HRUSA é um músico excepcionalmente dotado, um regente com visão profunda das questões musicais e com uma habilidade notavelmente desenvolvida de comunicar suas idéias tanto às orquestras quanto aos ouvintes.
Num dos mais importantes torneios de tênis, o ROLAND GARROS que terminou esta semana em PARIS na França as tenistas tchecas ANDREA HLAVACKOVA e LUCIE HRADECKÁ conquistaram o titulo de campeãs em duplas femininas. Oxalá isso seja o prefácio da volta do tênis tcheco aos pódios dos vencedores, antigamente ocupados por LENDL e NAVRATILOVÁ

Os tchecos amam seu passado e curtem todas as tradições ligadas à história do seu povo. Uma dessas tradições começou no séc.XIV no reinado do rei tcheco e imperador Romano CARLOS IV. Quando resolveu transferir as jóias reais, (coroa e¬ cetro ), de PRAGA onde residiu, para o castelo KARLSTEIN, organizou uma grande procissão festiva, formada pela nobreza da corte, soldados e pessoas de apóio.
No início de junho, saudosistas modernos reviveram esse acontecimento histórico e encenaram a transferência das jóias reais. A trajetória de 42 Kilometros do cortejo devidamente vestido com roupas da época,que passa pelas aldeias e pequenas cidades, levou 2 dias. Em cada parada houve programação cultural histórica, como torneios de cavaleiros, exibições de músicos e artistas e muita comida e bebida.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Notícias da República Tcheca 04-06-2011

No território tcheco existem vários lugares onde jorram da terra fontes de águas termais, cuja composição química tem efeitos curativos. Os mais conhecidos estão na cidade de KARLOVY VARY. Outra cidade tcheca onde os pacientes encontram soluções para seus problemas de saúde através das águas termais é TEPLICE, que nesta semana abriu a temporada de tratamento de nº 857. Conforme provaram os arqueólogos, o poder dessas águas já era conhecido dos antigos Romanos que visitaram o lugar. A abertura das temporadas é sempre uma festa com muita música, feira popular no estilo antigo e muitas diversões.

PRAGA, a capital da República Tcheca, é uma cidade antiga de mais de mil anos. Além das inúmeras igrejas, palácios e prédios históricos a cidade é cheia de lendas e mistérios antigos. São tantos que existe até um museu especifico que reproduz os fantasmas do passado que povoavam PRAGA. São bruxas, feiticeiros, condes sem cabeça, esqueletos andantes, homem que vive no fundo do rio Moldávia e afoga as pessoas e GOLEM, uma personagem de Praga do século 17. A exposição é tão realista que mesmo a pessoa que não tem receio fica com medo.

A bebida nacional na República Tcheca é a cerveja. Nas estatísticas, os apreciadores tchecos ocupam o primeiro lugar em consumo no mundo, com o total de 165 litros por habitante por ano incluindo os recém-nascidos. Mas este recorde tem o seu lado negativo pois alguns apreciadores se transformam em alcoólicos. Existe um serviço público que recolhe bêbados que perdem o controle sobre a bebida e os interna por 24 horas num posto de saúde especializado, onde eles recebem um tratamento de choque para recuperar o controle. Este serviço, apesar de ser público, não é gratuito, o paciente pago, e bem caro, por uma noite de exageros alcoólicos.