quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notícias da República Tcheca 27/08/2011

O dia 21 de Agosto traz uma triste lembrança para o povo tcheco. É que em 1968, 43 anos atrás, as tropas da União Soviética e do pacto de Varsóvia, compostas por tanques e centenas de milhares de soldados, invadiram a antiga Tchecoslováquia. Os invasores ocuparam a República, prenderam os governantes e instalaram um novo governo, submisso ao comando de Breznev, matando o sonho do socialismo humanitário imaginando pelo então líder tcheco, Alexander Dubcek, que, cheio entusiasmo, patriotismo e esperanças, estava no poder havia apenas sete meses. A concepção socialista do dirigente soviético Leonid Breznev era bem diferente e muito menos democrática. De socialismo só ostentava o nome, pois, na prática, era uma cruel ditadura. A experiência tcheca foi esmagada por ser considerada perigosa, segundo a opinião dominadora dos soviéticos. Demorou 22 anos para que o país reconquistasse a soberania e com isso a independência política, que só aconteceu depois da queda do muro de Berlim.

O verão deste ano na República Tcheca tem apresentado temperaturas bem amenas. A exceção aconteceu nesta semana quando os termômetros subiram acima de 40 graus, o que para região é calor insuportável.

E por falar em verão, um dos divertimentos mais comuns durante a estação é procurar cogumelos na floresta e preparar com eles deliciosos pratos. Quando as temperaturas quentes combinam com chuvas freqüentes, os cogumelos crescem em abundância. Existem muitas espécies e tipos de sabor diferente. Mas nem todos os cogumelos são comestíveis, alguns são tão venenosos que em poucas horas matam o consumidor. Infelizmente todo verão morrem pessoas vitimadas por engano na avaliação do tipo de cogumelo. Freqüentemente a imprensa tcheca notifica a morte de famílias inteiras fato que causa comoção entre os patrícios.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Notícias da República Tcheca 20/08/2011

A mais antiga Universidade da Europa Central é a Universidade de Carlos, fundada em 1348 pelo rei tcheco e imperador alemão Carlos 4º. Na avaliação atual dos 17 mil estabelecimentos superiores em todo o mundo, a universidade tcheca localizada em Praga está entre as melhores no grupo que representa um e meio por cento do total. Só não ocupa os primeiros lugares, que atualmente pertencem às universidades americanas e inglesas, porque os recursos tchecos para manutenção de um centro de educação de excelência são incomparavelmente menores. A Universidade de Carlos tem hoje 17 faculdades onde estudam 54 mil alunos.

O encontro de jovens trompistas HORNCLASS 2011, realizado dias atrás em PRAGA, capital da República Tcheca, foi um sucesso. Durante 8 dias renomados professores orientam os futuros virtuosos sobre técnica e alta interpretação. Além das aulas, nas apresentações individuais ou em grupo os participantes interpretavam obras do repertorio próprio do instrumento. E a noite, para relaxar, não podiam faltar algumas canecas da cerveja tcheca autêntica. Entre os participantes estava presente um grupo de 4 alunos de trompa de Brasília, Anderson Sabino, Tássio Vieira, José de Oliveira e Nathan Yohan. Eles mostraram que no Brasil e, especialmente, em Brasília o nível dos trompistas está se aproximando do dos colegas europeus. O ensino de trompa em Brasília tem tradição começando com o professor Raymundo Martins da Escola de Música e com o professor Bohumil Med de origem tcheca na UNB e continuando com outro tcheco, Stanislav Schulz, solo trompetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Além de curtir o passado, os tchecos aproveitam qualquer oportunidade para relembrá-lo. As férias de verão com clima ameno proporcionam ótimas oportunidades para encenação dos acontecimentos históricas. Na época do império da Grande Morávia, na primeira metade do Século IX, havia muitas guerras e batalhas. Uma delas foi por causa do seqüestro da mulher de um rei. No final da semana passada a batalha foi repetida no mesmo local com voluntários trajando uniformes e lutando com armas da época. Ótimo espetáculo para um final de semana sem chuva. Claro que não poderiam faltar comidas e bebidas da época, duelos, torneios e jogos medievais.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Notícias da República Tcheca 13/08/2011

Apesar da área relativa pequena, a República Tcheca tem uma variedade folclórica impressionante. Mesmo com a televisão macificante, as mini regiões preservam suas características tradicionais. Uma dessas mini regiões chamada CHODSKO está situada nas montanhas que separam o território tcheco do território alemão. São poucas vilas onde os habitantes preservam dialeto, danças e músicas dos ancestrais. O instrumento musical da região é a gaita escocesa, que lá é muito valorizada. Tem até cursos especiais na escola de música local. A capital da região é a cidade de DOMAZLICE, de 10 mil habitantes. Lá no ultimo final de semana realizaram-se as tradicionais festas do folclore regional com muita música, dança e desfile de trajes típicos. O público presente ultrapassou 80 mil espectadores, oito vezes mais do que a população local.

A República Tcheca está situada exatamente no centro da Europa. Seu espaço aéreo é um dos mais freqüentados por causa da posição estratégica. Somente em julho deste ano foram registrados 73 mil vôos de aviões de companhias nacionais e internacionais. O recorde foi no dia 16 de julho quando foram registrados 2.665 vôos com cerca de 400 mil passageiros viajando sob os céus tchecos. O aeroporto RUZYN também registrou aumento de movimentação. Só no primeiro semestre ele atendeu a mais de cinco milhões de passageiros. Haja avião para tanta gente!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Notícias da República Tcheca 06/08/2011


A média de idade dos habitantes da República Tcheca está aumentando graças ás melhorias no sistema de saúde e ás garantias sociais como o fornecimento de medicação, entre outras. Paralelamente ao aumento do número de idosos, vem diminuindo o número de nascimentos, provocando desequilíbrio entre as duas pontas. Atualmente contribuem para a aposentadoria cerca de cinco milhões de trabalhadores, e o total de beneficiários que recebem algum tipo de aposentadoria, os idosos inválidos e viúvos, atingiu três milhões e meio de pessoas. Isso significa que cada aposentadoria é sustentada por 1,7 contribuintes. Se continuar assim, daqui algum tempo ter mais pensionistas do que contribuintes.

A cinematografia tcheca faz parte da elite mundial da categoria. Além do talento e da criatividade nata dos artistas tchecos, o papel fundamental na formação dos cineastas cabe à Faculdade de Cinema e Televisão, pertencente á Academia de Artes Musicais em Praga. Fundada em 1946, a Faculdade é a 5ª mais antiga no mundo. Segundo a prestigiada revista THE HOLLYWOOD REPORTER ela foi recentemente classificada como a melhor da Europa e sétima melhor do mundo. O publico brasiliense vai ter a oportunidade de conferir essa avaliação assistindo ao Festival de Cinema Tcheco, programado para outubro deste ano no Centro Cultural Banco do Brasil.

O time tcheco de jogadores de futebol de até 19 anos foi quase campeão europeu. Quase. Na final contra a favorita Espanha por duas vezes teve chance de ganhar e não conseguiu. O placar final por 3 a dois deu a vitoria aos Espanhóis. Entretanto, esse segundo lugar na competição foi considerado um sucesso já que a seleção tcheca esta numa fase pouco produtiva.