sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Notícias da República Tcheca 31/12/2011

No dia 18 de dezembro morreu aos 75 anos de complicações de um câncer de pulmão, contra o qual lutou nos últimos anos, o ex-presidente da Republica Tcheca, VACLAV HAVEL. Considerado um dos mais importantes políticos, artistas e pensadores tchecos do século XX e XXI, Havel, com sua coragem, retidão e honestidade, transformou-se em ícone da democracia européia. Dramaturgo conceituado e dissidente político do período comunista, uniu a rebeldia e a sensibilidade de artista ao intelecto de político para lutar pela liberdade e justiça. Em 1989 liderou a revolução de veludo e na primeira eleição livre desde 1946 foi eleito presidente da então TCHECOSLOVAQUIA. Exerceu o cargo no período de 1989 a 1992. Após a divisão da TCHECOSLOVAQUIA em dois estados, ele foi eleito presidente da Republica Tcheca, de 1993 a 2003. Apesar das complicações de saúde originadas na época em que passou nas prisões comunistas, Havel, como ex-presidente, continuou defendendo a democracia e a liberdade em todas as partes do mundo participando de congressos, seminários, palestras e entrevistas .Transformou-se assim em uma das mais importantes personalidades mundiais. Seu trabalho foi reconhecido na forma de inúmeros prêmios, condecorações e títulos de Doutor Honoris de Causa. Simultaneamente, a sua obra dramática e literária conquistou platéias e leitores do mundo inteiro.

Anunciado o falecimento, líderes mundiais fizeram declarações exaltando a importância de Havel na defesa dos direitos humanos e na luta pela democracia. Seu prestigio foi comprovado com a presença das lideranças internacionais na cerimônia funeral realizada no dia 23 de dezembro no Castelo de Praga na Catedral de São Vito. Ao som de Requiem de Dvorak, representantes de 50 países foram prestar a última homenagem ao grande democrata tcheco, entre eles HILLARY CLINTON e ex-presidente americano BILL CLINTON, o presidente NICOLAS SARKOZY, o premiê britânico DAVID CAMERON, ex-secretária do Estado Americano MADELEINE ALBRIGHT, representantes do Parlamento Europeu e da Comissão Européia, da OTAN e até Cavaleiros de Malta. Entre artistas presentes estava famoso ator francês ALAIN DELON. O ex-presidente polonês e legendário líder do sindicato. SOLIDARIEDADE LECH WALESA sintetizou a opinião mundial “A voz de Havel fará muita falta na Europa, especialmente agora, quando o continente esta em crise”.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Notícias da República Tcheca 24/12/2011

Neste mês cristãos do mundo inteiro comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Na maioria das religiões, o ritual de comemoração é bastante parecido. A parte profana, porém, varia bastante conforme as tradições de cada povo.

Na República Tcheca, o Natal começa a ser comemorado na noite do dia 24 de dezembro, com uma ceia no horário habitual do jantar. O cardápio típico é peixe, geralmente carpa, servido numa sopa com entrada e á milanesa com maionese, como prato principal. A escolha desse cardápio se justifica pelo fato de que o peixe foi o primeiro símbolo dos cristãos primitivos. Como sobremesa, uma variedade de biscoitos especialmente preparados para ocasião. Tudo começa a ser organizado com bastante antecedência. Os biscoitos, de vários tipos e formatos são feitos pela dona de casa várias semanas antes. O peixe é comprado vivo nas feiras montadas nas praças publicas e conservado até o dia 24 de Dezembro, nas banheiras transformadas em tanques de água, para a alegria das crianças, que cutucam, alimentam e brincam com eles.

Nas casas, a árvore de natal, um pinheiro natural também adquirido com antecedência nas feiras, só é ornamentada na véspera, quando também são colocados os presentes. O clima frio nesta época, com temperaturas que geralmente atingem graus negativos, e as freqüentes camadas de neve que cobrem as ruas e as ruas e os campos, criam um clima propício para comemorações intimas, reunindo somente membros da família.

Após a ceia é chegada a hora de abrir os presentes, tudo antes das doze badaladas, porque à meia noite os católicos assistem a missa do galo na igreja gelada da sua cidade.

No dia 25 de Dezembro, pela manhã, todas as igrejas oferecem missas e cultos comemorativos ao nascimento de Jesus Cristo. O almoço do dia de Natal já não tem as limitações da ceia servida na véspera. O cardápio é livre. As donas de casa normalmente preparam ganso, pato ou pernil, acompanhado de “knedlík”, um tipo de nhoque tcheco. E como sobremesas, além dos biscoitos natalinos, uma torta de chocolate ou de nozes e muito chantilly é de praxe.

O feriado continua no dia 26 de Dezembro, talvez para se recuperar da comilança dos dias anteriores.

A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, que produz essa notícias, deseja a todos os leitores do nosso blog, Um Feliz Natal!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Notícias da República Tcheca 17/12/2011

No circuito de celebridades mundiais circulam presidentes, ex-presidentes, filósofos, milionários, políticos entre tantos outros. Também circula uma personalidade impar. É o líder espiritual tibetiano exilado DALAJLAMA. Nesta semana ele participou em Praga de uma mesa redonda que discutiu o problema dos direitos humanos na Ásia. O encontro foi na Faculdade de Filosofia da Universidade de Carlos, em Praga. O monge budista defendeu a distribuição mais justa de riquezas, condenou a corrupção que atualmente se transformou numa praga mundial e comentou o paradoxo chinês, que sendo um país comunista, na prática adotou procedimentos econômicos típicos do capitalismo.

O 1º Sarau Chatô realizado em 14 de dezembro no espaço cultural do Correio Braziliense foi um sucesso. Escritores brasilienses autografaram livros e o conjunto de choro liderado pelo Reco de Bandolim fez uma apresentação. Participação especial coube a “Embaixada da República Tcheca” que apresentou um filme curta metragem, ofereceu vasto material de divulgação e, principalmente disponibilizou algumas latas da famosa cerveja tcheca PILZEN URQUEL para degustação. A escolha da representação tcheca para participar desse primeiro Sarau Chatô deveu - se ao fato de o grande presidente brasileiro Juscelino Kubistchek tem antecedência tcheca.

Como em grande parte do mundo, dezembro na República Tcheca também é dedicado às festividades natalinas. Além das decorações típicas em lojas, praças públicas e residências e da febre comunista que incrementa o mercado exista lá uma rica programação musical ligada ao natal. São concertos em igrejas, teatros e shows populares. Até o legendário tenor José Carrera, que se apresentou esta semana em Praga incluiu no programa algumas músicas natalinas. A composição mais representativa do natal tcheco é a missa HEJ MISTRE, que se traduz como “Ó Senhor”, de autoria de JAN JAKUB RYBA (1765-1815). Inspirada no folclore nacional e com texto em tcheco, distinguiu- se da maioria de missas da época com texto em latim ou alemão, língua então oficial, no reino tcheco. Suas melodias alegres e a linguagem poética e simples ao mesmo tempo, conquistaram o povo que a elegeu como um símbolo do natal tcheco. E assim sendo neste período natalino, a missa é realizada tanto nas catedrais monumentais como nas igrejas mais simples do interior.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Notícias da República Tcheca 10/12/2011

O presidente russo DIMITRY MEDVED visitou a República Tcheca esta semana. Além da assinatura de vários tratados bilaterais, um dos assuntos discutidos foi o interesse da empresa russa ROSATOM em concluir a construção da usina atômica tcheca TEMELIN. O presidente russo também inaugurou uma exposição de tesouros dos antigos czares emprestados para essa ocasião. O programa diplomático culminou com um jantar oferecido pelo presidente tcheco VACLAV KLAUS no qual compareceram as respectivas esposas.

Cientistas há muito tempo procuram substituto para venenos e agrotóxicos que eliminam as pragas prejudiciais ás lavouras e plantações de verduras. Trabalhando nessa pesquisa cientistas tchecos do Centro Biológico da Academia de Ciências descobriram que o tronco do cogumelo “ISARIL FUMOSORSEA” pode substituir os agrotóxicos, porque mata os insetos não desejados, sem envenenar o solo e prejudicar o equilíbrio natural do ecossistema. Agora só falta fazer plantações desse cogumelo para ter a quantidade suficiente do produto natural.

A música erudita tem uma longa tradição na República Tcheca. Além dos maestros e compositores de fama internacional, uma das especialidades tchecas é a música de câmara, em especial os quartetos de cordas. Vários desses conjuntos tchecos fazem parte da elite mundial. Atualmente o quarteto PAVEL HAAS venceu pela segunda vez o GRAMOPHONE AWARD, o mais importante prêmio do mundo erudito mundial. O quarteto PAVEL HAAS, herdeiro dos famosos quartetos percussores tchecos SMETANA, JANACEK e VLACH, enverga com orgulho o manto conquistado por meio de musicalidade persuasiva, excelência técnica, sonoridade cálida e uma personalidade estilística em contínuo desenvolvimento.


Embaixada da República Tcheca em Brasília apresenta um curta-metragem sobre Brasília produzido por cineastas tchecos e legendado em português. E como complemento oferece uma degustação da autentica e original cerveja PILSEN, a melhor do mundo. O evento vai acontecer no dia 14 de Dezembro a partir das 19 horas no Espaço Chato no prédio do jornal Correio Brasiliense no Setor Gráfico.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Notícias da República Tcheca 03/12/2011

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta em 4 de dezembro uma Mostra de Filmes Interativos. São Filmes em que o espectador pode escolher o desenrolar apertando um controle remoto. A Mostra termina com o primeiro filme desse tipo na historia da cinematografia. É o filme KINO AUTOMAT, produzido por cineastas tchecos. Ele foi apresentado pela primeira vez na EXPO 67 de MONTREAL no CANADA com o nome “O homem e sua casa” e logo se transformou em um sucesso mundial.

O povo tcheco preza suas tradições e perpetua suas manifestações culturais e folclóricas. Uma dessas manifestações é a Cavalgada dos Reis, cuja origem data de antes da chegada do cristianismo e é ligada ao ritual iniciático de jovens. Outra explicação histórica liga essa tradição á fuga do rei húngaro MATYAS que, derrotado em 1469 pelo rei tcheco JIRI Z PODEBRAD, fugiu da batalha fantasiado de mulher. Atualmente a CAVALGADA, representada por jovens vestidos de mulher, percorre as vilas do interior da Morávia. A tradição é tão expressiva, e arraigada que este ano foi proclamado como Herança imaterial mundial pela UNESCO.

Outra das tradições mais ativas da República Tcheca é a comemoração pré-natalina de São Nicolau. No passado, um bispo chamado Nicolau, que posteriormente foi elevado à condição de santo, tinha o costume de, na noite de 05 para 06 de Dezembro, distribuir pequenos presentes às crianças pobres. Nessa noite, ele andava pela cidade de Lykia e deixava presentes nas janelas das casas onde moravam crianças. Com o tempo, esse ritual, e nos últimos 100 anos, se transformou numa apresentação quase teatral. São 03 personagens vestidos conforme o papel que representam – o anjo, o diabo e São Nicolau vestido de bispo Católico. Na noite de 05 de Dezembro, o trio visita as casas e pergunta aos pais se as crianças foram obedientes durante o ano. As crianças que foram boazinhas ganham bombons e as crianças que foram desobedientes ganham um saco com carvão ou batata pobre. A tradição é tão viva que existem até concursos para eleger o melhor e mais convincente trio composto por São Nicolau pelo anjo e pelo diabo.