quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Notícias da República Tcheca 28/01/2012

O censo demográfico realizado no ano passado apurou que em PRAGA, capital da República Tcheca, vive um milhão, 272 mil habitantes. Desse total, 14% são estrangeiros. Comparando com o censo realizado em 2011, constatou-se o aumento de idosos e a diminuição de nascimentos. Aumentou também o numero de pessoas que vivem sozinhas. Entre os homens essa categoria já representa 44% relevando, conseqüentemente a porcentagem de mulheres solteiras. Também aumentaram a parcela da população com diploma universitário, que já representa ¼ do total e a parcela de pessoas com 2º grau completo que já corresponde a 1/3 da população praguense.

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de soja. Vários fatores contribuíam para o sucesso dessa cultura, mas o principal fator foi a reviravolta na maneira de cultivo, provocada por pesquisas da cientista tcheca naturalizada brasileira a professora Johanna Dobereiner. Ela descobriu a forma mais econômica e eficaz de absorção de nitrogênio pelas plantas. Até então o nitrogênio era adicionado às plantas em forma de adubo químico derivado do petróleo. A cientista tcheca descobriu que a “azotobacter”, uma espécie de bactéria fixa, o nitrogênio em associação com as plantas. Os microrganismos chamados “risólos” presentes no solo, provocam a produção de nitrogênio nas raízes da soja, substituindo assim o adubo nitrogenado e tornando a soja brasileira muito mais competitiva no mercado externo. Além da soja, as pesquisas de Johanna provocaram também inovações no plantio da cana, matéria prima para a produção do álcool, outro item importante da economia brasileira.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Notícias da República Tcheca 21/01/2012

Uma serie de reportagens sobre a República Tcheca, apresentada nesta semana no Jornal Hoje da rede Globo, despertou o interesse dos brasileiros por esse pequeno país no Centro da Europa e reviveu lembranças dos turistas que já conheciam as belezas arquitetônicas e as atrações culturais do fascinante país.

Uma das mais tradicionais diversões durante o inverno é a construção de bonecos de neve com participação da família inteira. A versão profissional dos bonecos são as estátuas esculpidas em blocos de gelo. Existem até concursos nacionais e internacionais. No último final de semana reuniram-se na cidade de POUSTEVNY na República Tcheca renomados escultores profissionais para transformar o gelo em peças que representam personagens históricas e folclóricas e até em esculturas abstractas.

As armas de fabricação tcheca têm excelente conceito entre os especialistas. São tecnicamente perfeitas e seguras no seu manuseio. A exportação de armas tcheca tem uma tradição secular e está crescendo constantemente. No ano passado ultrapassou o total de 200 milhões de euros.


A
convivência entre homem e cães vem de tempos muito remotos. A descoberta do crânio de um animal semelhante ao husky siberiano moderno, datado de aproximadamente 30 mil anos, indica que o homem já convivia com os cães naquela época. O esqueleto foi encontrado num sítio arqueológico de PREDMOSTI, na República Tcheca. Os cachorros antigos eram muito maiores do que os bichos de estimação de hoje em dia, mas já tinham características semelhantes às das raças de grande porte. Eram descendentes de lobos e sua domesticação foi confirmada depois de uma serie de comparação com espécies selvagens que viviam na região.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Notícias da República Tcheca 14/01/2012

As homenagens ao ex-presidente tcheco VACLAV HAVEL, falecido em dezembro do ano passado, continuam. O governo tcheco está discutindo a proposta de batizar o aeroporto de PRAGA com o nome dele. Essa homenagem póstuma iria perpetuar a memória do grande estadista tcheco. Como escritor e dramaturgo HAVEL já tem um lugar garantido na historia da literatura mundial.

Muito se fala sobre a crise econômica na Europa, mas para bons produtos não existe crise. Prova disso é a produção de automóveis tchecos da marca SKODA, que, no ano passado subiu 15% atingindo o total de 875 mil automóveis fabricados. Para atender a demanda crescente, a empresa está ampliando sua fábrica matriz na cidade de MLADÁ BOLESLAV e contratando mais técnicos e operários. A fábrica da SKODA na China está trabalhando com capacidade total e em breve será inaugurada outra fábrica na Rússia. Realmente, para a SKODA a crise não existe.

O inverno deste ano, até agora está moderado. Nas regiões baixas da República Tcheca, o termômetro indica temperaturas em torno de zero grau ou poucos graus positivos. Nas montanhas faz mais frio, o que favorece a cobertura de neve de um metro de altura, em média. Esquiadores e outros apreciadores de esportes sobre neve estão aproveitando essas condições ideais, superlotando os hotéis nas montanhas tchecas.

Mais uma vez tchecos e brasileiros competem entre si. Desta vez o vencedor foi o brasileiro Cesar Curti, que foi proclamado o MISTER INTERNACIONAL 2011na competição do homem mais bonito do planeta. O segundo lugar ficou com o tcheco Martin Gardavsky. A competição foi muito concorrida, com representantes de 53 países.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Notícias da República Tcheca 07/01/2012

Todo primeiro dia do ano estadistas fazem pronunciamentos para os seus povos. Em seu pronunciamento o presidente tcheco VACLAV KLAUS, lembrou o ex-presidente VACLAV HAVEL, recentemente falecido, lamentou o comportamento de alguns políticos que preferem defender interesses próprios em vez de interesse da nação. KLAUS também expressou a preocupação com a estagnação econômica que ameaça a Europa mas destacou a situação equilibrada da economia tcheca com taxa de desemprego relativamente baixa, mercado financeiro estável e inexistência de conflitos raciais provocados geralmente por imigrantes. Para terminar, exaltou a capacidade e inteligência do povo tcheco que certamente vencerá as dificuldades e terminará 2012 numa situação melhor que a de 2011.

A literatura tcheca perdeu um dos seus mais importantes representantes, o escritor JOSEF SKVORECKY, falecido aos 87 anos no dia 3 de janeiro. Nos seus primeiros romances SKVORECKY assumiu a posição independente e crítica em relação ao sistema comunista dominante na antiga Tchecoslováquia. Após a tentativa frustrada dos políticos tchecos de humanizar o regime socialista em 1968, SKVORECKY emigrou para o CANADÁ onde exerceu o cargo de professor universitário de literatura inglesa. Para viabilizar a publicação de seus romances, proibidos na Tchecoslováquia, abriu a editora SIXTY – EICHT PUBLISHERS que editou, em tcheco, autores impossibilitados pela censura comunista tcheca, de publicar na própria pátria. Mais de duzentos títulos dessa editora só chegaram aos leitores tchecos contrabandeados, porque a ditadura comunista era implacável com os textos não aprovados pelos censores. Além da perda do ex-presidente HAVEL, a cultura tcheca perdeu na pessoa do SKVORECKY outro intelectual de fama internacional.

A Liga da Defesa Nacional (LDN), fundada em 1916 pelo poeta brasileiro OLVAO BILAC, tem como exclusiva destinação a difusão de valores cívicos, morais e patrióticos. Para reconhecer a contribuição dos cidadãos, que se destacam na prestação de relevantes serviços à pátria ou no apóio ás atividades da entidade no seu campo de atuação a LDF criou a Ordem do Mérito Cívico. Anualmente o Conselho de Administração da Ordem admite pequeno grupo de pessoas, rigorosamente selecionadas, como oficiais da Ordem. Na solenidade realizada no dia 16 de dezembro de 2011 no Salão Itamarati no Setor Militar Urbano em Brasília, um dos agraciados foi o professor Bohumil Med, um tcheco de nascimento, naturalizado brasileiro. Entre os presentes na solenidade destacou-se a presença do embaixador da República Tcheca Dr. Ivan Jancarek que parabenizou seu conterrâneo pelo sucesso e reconhecimento alcançando no Brasil.