quinta-feira, 28 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 30/06/2012

O biólogo tcheco Jiri Friml ganhou recentemente a medalha de ouro da EMBO – Organização Europeia de Biologia Nuclear. Instituída em 1986, a medalha, acompanhada de um prêmio de dez mil euros, é entregue uma vez por ano somente a um entre os cientistas que se destacam mundialmente. Friml, de 39 anos, já publicou mais de 130 pesquisas originais e é considerado o principal descobridor do hormônio vegetal Auxin, que influi na forma e no crescimento das plantas. Atualmente ele é professor na universidade da cidade de Gent e chefia uma equipe de cientistas internacionais de primeira grandeza.

Há uma canção folclórica tcheca, que enaltece as qualidades dos jovens fortes e corajosos do passado. Mas, lamenta a canção, atualmente as coisas são diferentes. A canção foi lembrada durante os jogos da seleção tcheca na Copa Europeia, em que o time foi eliminado antes das quartas da final. Antigamente a seleção tcheca era uma das melhores do mundo. Para relembrar os tempos gloriosos do futebol tcheco vale a pena ver a Exposição “Cinquentenário da Copa de 1962”, em cartaz até 8 de julho, no Memorial da América Latina em São Paulo. No jogo final daquela copa, a seleção brasileira teve que lutar muito para vencer a seleção da então Tchecoslováquia por 3 a 1, definindo assim o título de campeão e vice-campeão 1962. Em comemoração a tal conquista, um evento convidou jogadores das duas seleções para receber placas, um livro comemorativo, e relembrar as glórias do passado. É... Infelizmente, a equipe atual não faz jus às palavras elogiosas da canção aos fortes e corajosos jovens do passado, principalmente aos ótimos jogadores de futebol, que na época foram o orgulho dos compatriotas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 23/06/2012

O número de pessoas com idade acima de 100 anos está aumentando na República Tcheca. Atualmente, são mais de 800, na maioria mulheres. Essa expectativa positiva é muito boa para a população, mas quem não anda gostando muito são os fundos de aposentadoria. Uma das razões é que, lá, quem completa o centenário tem direito a um aumento no valor da sua aposentadoria.

Para concluir os estudos do segundo grau, os alunos tchecos são obrigados a se submeter a uma rigorosa prova, que mede o nível da aprendizagem. Este ano, quase 1/5 dos 100 mil alunos inscritos para a prova foi reprovado. Ou as provas são difíceis demais ou os alunos estudam de menos. A matéria que mais reprovou foi a Matemática, Mas até a língua materna, a tcheca, derrubou 10% de candidatos. Os repetentes terão outra chance, mas só no ano que vem.

Independentemente do estilo das igrejas, é comum que em muitas delas descansam restos mortais de santos, reis ou de pessoas importantes do passado. Mas existem igrejas que, geralmente no subsolo, guardam ossos de muitas pessoas não necessariamente famosas. O maior ossário desse tipo encontra-se em Paris. O segundo maior está localizado na República Tcheca, na cidade de Brno onde, no subsolo da igreja de São Jakub, são guardados ossos de cerca de 50 mil pessoas. Outro ossário famoso, também na República Tcheca, encontra-se na pequena cidade de Sedlec, perto da cidade histórica de Kutná Hora, lá existem cerca de 30 mil restos mortais. Fica uma pergunta: o que atrai os turistas para ver os ossos de antepassados desconhecidos?

quinta-feira, 14 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 16/06/2012

Recentemente, a medicina tcheca marcou mais uma primazia. Pela primeira vez no mundo, um coração destruído pelo câncer foi substituído por duas válvulas mecânicas movimentadas por baterias. Após setenta dias da cirurgia, o homem sem coração está se recuperando bem e aguarda alta. A dificuldade das duas bombas mecânicas é a sua sincronização. Uma bombeia o sangue para circular no corpo e a outra leva sangue ao pulmão para a oxigenação. As baterias externas são levadas pelo paciente numa bolsa e precisam ser trocadas com freqüência. Sendo esta a primeira experiência no mundo, não existe previsão quanto ao tempo em que o paciente poderá conviver com as duas bombas. No caso de alguma complicação, está previsto um transplante de coração verdadeiro de algum doador.

Milan Kundera, de 83 anos, é hoje o escritor tcheco mais conhecido no mundo. Recentemente recebeu mais um reconhecimento: o Premio da Biblioteca Nacional Francesa. A importância e o significado desse prêmio pode ser compreendido pelo fato de que, até agora, somente quatro escritores foram agraciados. Milan Kundera, que era perseguido e tinha seus livros proibidos durante o regime comunista na antiga Tchecoslováquia, emigrou para a França e deixou de escrever textos na língua natal, optando pelo francês. Ele escreve tão bem em francês, que é considerado um dos maiores escritores do mundo da língua francesa.

O Trio Smetana, que se apresentou no ano passado em Brasília como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional interpretando o Concerto Triplo de Ludwig van Beethoven, deixou aqui uma ótima impressão. Por isso, foi convidado para tocar novamente com a orquestra sinfônica durante uma turnê que a orquestra fará ainda este ano. Para matar as saudades desse maravilhoso conjunto camerístico tcheco, Ana Lucia Andrade, responsável pelo programa Pauta Musical da Rádio da Câmara, apresentou, no último fim de semana, uma gravação do trio, intercalando música com explicações sobre a tradição musical tcheca, dadas pelos próprios músicos. A apresentação contou ainda com um depoimento do embaixador da República Tcheca em Brasília, senhor Ivan Jancarek.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA 09/06/2012

A Embaixada da República Tcheca em Brasília e a Secretaria de Cultura do DF convidam para uma homenagem às vítimas de Lidice a se realizar no dia 14 de junho, às 20 horas, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. A programação inclui a palavra do Senhor Ivan Jancarek, embaixador da República Tcheca, a exibição do documento sobre a tragédia de Lidice e um debate com o embaixador da Alemanha Sr. Wilfried Grolig e políticos brasileiros. No dia seguinte, 15 de junho, às 20 horas, será exibido no mesmo local, o longa metragem Lidice e aberta uma exposição de fotografias sobre assunto. A tragédia de Lídice ocorreu há 70 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, como ato de vingança após o atentado ao comandante da SS alemã Reinhard Heydrich, que governava o território tcheco ocupado pelas tropas nazistas. Apesar de todo o tempo que passou, o mundo continua lembrando esse acontecimento para que jamais seja repetida outra tragédia dessas proporções.

Enquanto o número de fumantes no mundo, inclusive no Brasil, vem diminuindo graças às eficientes campanhas que esclarecem sobre o mal que este hábito causa, na República Tcheca quase um terço da população acima de 15 anos continua fumando. A maioria dos fumantes adquiriu o hábito antes de completar 18 anos. Em vários países, a proibição de fumar nos restaurantes e repartições públicas, junto com outras restrições, diminuiu a percentagem da população que polui o ar e prejudica a saúde, inclusive a dos não fumantes. Infelizmente, na República Tcheca ainda se pode fumar na maioria dos lugares. As medidas restritivas são muito brandas, favorecendo, assim, a indústria do tabaco e prejudicando a saúde pública.