quinta-feira, 27 de junho de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 29 de junho de 2013


     A população mundial está envelhecendo. O número de idosos aumenta a cada dia. Significa que a qualidade de vida está melhorando e a medicina apresentando bons resultados. Por outro lado, essa longevidade encontrou os governos despreparados para arcar com as aposentadorias mais prolongadas. Ao mesmo tempo, a diminuição da fecundidade entre as mulheres nos países mais desenvolvidos, resulta em diminuição da população que contribui. Na República Tcheca, conforme as últimas estatísticas de 2012, a população diminuiu em 3000 pessoas, comparado com o início do mesmo ano. Um dos cientistas que estão buscando soluções para evitar agravamentos futuros é o demógrafo tcheco Tomas Sobotka, entrevistado este mês pela revista Veja. Apesar da sua fama e capacidade mundialmente reconhecida, ele ainda não apresentou uma solução prática. Estímulo para jovens casais ter mais filhos poderia ser um dos caminho.

     O Trio Guarnieri de Praga, consagrado conjunto camerístico tcheco, apresentou-se em São Paulo nesta quinta feira, 27 de junho. Convidado pela Sociedade de Cultura Artística, o trio tocou obras de Beethoven e de Schubert. Fundado em 1986, o grupo mantém até hoje a formação original: Cenek Pavlik no violino, Marek Jerie no violoncelo e Ivan Klánsky no piano. O nome do trio não tem nada a ver com o famoso compositor brasileiro Camargo Guarnieri. Ele homenageia a famosa luteria de Cremona onde foram fabricados o violino (em 1735) e o violoncelo (em 1684) usados pelos integrantes do conjunto. O Trio Guarnieri de Praga é considerado um dos principais conjuntos deste tipo, no cenário mundial. Sua característica, além da perfeição técnica e interpretação envolvente, é o grande entrosamento entre seus componentes.

     Um encontro bem original aconteceu no ultimo final de semana no pequeno castelo Brtnice, perto da cidade de Jihlava, na República Tcheca. Cerca 160 ferreiros se reuniram para mostrar sua arte à população, trocar experiências e até ensinar alguns princípios básicos para visitantes interessados. Obras produzidas no encontro enriquecerão a exposição permanente da arte de trabalhar o ferro, instalada no castelo. 



quinta-feira, 20 de junho de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 22 de junho de 2013


    A abertura da Copa das Confederações, realizada em Brasília, teve na platéia um grupo de jogadores veteranos de futebol, que participaram da final da Copa do Mundo de 1962 no Chile, no qual o Brasil ganhou do time tcheco e conquistou o troféu de campeão do mundo. Aquele jogo histórico foi relembrado com o lançamento, no dia 13 de junho, de um selo comemorativo no Teatro Nacional de Brasília, na presença de ex-jogadores tchecos e brasileiros da época. E para confraternizar, a Embaixada da República Tcheca em Brasília ofereceu, no dia 14 de junho, um churrasco bem descontraído para os jogadores veteranos, jornalistas tchecos e brasileiros e vários convidados especiais.

     E falando sobre selos, recentemente no concurso mundial Grand Prix de l’Exposition WPA em Viena, o selo tcheco ganhou, numa grande concorrência, o título de selo postal mais bonito do mundo.

     A situação econômica da população da República Tcheca está melhorando, apesar da crise na Europa. Antigamente, só podiam comprar automóvel as pessoas consideradas ricas. Hoje automóvel já é um bem bastante comum das famílias tchecas. A casa de campo é outro luxo bem acessível. Agora, a última moda das pessoas endinheiradas é comprar avião. Mas por enquanto, nem todo mundo pode se dar a esse luxo. Provavelmente vai demorar ainda bastante tempo para que o avião se torne um bem comum como o carro é hoje. 

     Finalmente acabou o frio e as chuvas. O sol esquentou a temperatura para níveis característicos de um verão europeu, atingindo 25º ou mais, o que lá é um calor tropical. Quem está gostando são os estudantes que terminaram nestes dias o ano letivo, e terão dois meses de merecidas férias

quinta-feira, 13 de junho de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 15 de junho de 2013

     As enchentes que castigam a República Tcheca estão diminuindo, transferindo-se para outros países da Europa Central. A maioria das pessoas evacuadas começa a voltar para casa. É hora de começarem as reconstruções, a limpeza das ruas e avenidas e a contagem dos prejuízos.  Conforme os primeiros cálculos, os números ultrapassam bilhões de coroas tchecas. A população está se solidarizando com as vítimas doando dinheiro e roupas. O governo também colabora perdoando alguns impostos e taxas devidos por pessoas que perderam tudo nas enchentes.    

               O canto lírico é uma especialidade própria das óperas. Desde que a ópera foi inventada, no século 17, vários cantores e cantoras extraordinários deram sustentação à realização das óperas. Atualmente uma das estrelas do canto lírico é a mezzo-soprano tcheca Magdalena Kozená, de 40 anos. Formada pelo Conservatório da cidade tcheca de Brno e pela Academia das Artes em Bratislava, capital da Eslováquia, Magdalena alcançou sucesso internacional quando ganhou, em 1995, o concurso de canto em Salzburgo, na Áustria, sagrando-se campeã absoluta. Desde então é convidada por importantes teatros de ópera para executar papeis principais. Ganhou vários prêmios por gravações e hoje é cantora exclusiva da principal gravadora mundial Deutsche Grammophon. Atualmente vive em Berlim, casada como Simon Rattle, maestro titular da Filarmônica de Berlim.  Recentemente, a mezzo-soprano realizou um recital no Castelo de Praga, dias após ter participado do concerto de gala com a Filarmônica de Berlim, em comemoração ao aniversário da famosa orquestra.  Magdalena Kozena é mais uma tcheca que conquistou o mundo.

BOHUMIL MED 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 08 de junho de 2013


       Enchentes que castigam a Europa Central atingiram também a República Tcheca. Vários rios subiram e invadiram cidades e vilas. Até a capital, Praga, está em alerta máximo. Alguns trechos do metrô foram interditados, ruas alargadas e parte da população transferida para locais seguros. O povo tcheco está se mobilizando para evitar estragos maiores e, ao mesmo tempo, dar ajuda aos prejudicados pela ira da natureza. 


     Na próxima semana, o Brasil vai viver a euforia de futebol por conta da Copa das Confederações. A República Tcheca, mesmo sem ter um time participando, marcará presença; Três jogadores tchecos, veteranos da equipe que jogou com Brasil o final da Copa de 1962, participarão da abertura de uma Exposição sobre a Copa de 1962. A exposição vai ser inaugurada no dia 13 de junho, às 10 horas no Teatro Nacional de Brasília. Na ocasião serão lançados, na presença de autoridades brasileiras e dos jogadores tchecos, o selo comemorativo e o postal que vão lembrar aquele jogo histórico. No dia 14 de junho a Embaixada Tcheca em Brasília vai oferecer um churrasco descontraído em homenagem aos ex-craques tchecos. E no dia 15 de junho, os jogadores tchecos, entre eles o legendário Josef Masopust, serão convidados de honra para assistirem ao jogo inaugural da Copa das Confederações entre o Brasil e o Japão, que será realizado no Estádio Nacional Mané Garrincha.