quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 28 de Setembro de 2013

  Após vários meses de vacância, foi preenchido, em 13 de Setembro, o cargo do embaixador da República Tcheca no Brasil. Assumiu o posto o diplomata Jiri Havlík. Economista de formação e com larga experiência de 20 anos de serviço diplomático, tanto no ministério como no exterior, seu último posto como embaixador foi no México. Jiri Havlík vai administrar, além da representação no Brasil, os interesses tchecos na Venezuela, Guiana e Suriname. A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca deseja ao novo embaixador sucesso na sua missão e se coloca à disposição para colaborar na divulgação da cultura tcheca no Brasil.
  Faleceu, no dia 17 de Setembro, Martin Jiri Musel, Consul Honorário da República Tcheca que atendia os interesses da comunidade tcheca em Porto Alegre. Martin Musel foi o fundador da associação de compatriotas tchecos em Porto Alegre e um incentivador da vida cultural e social da comunidade tcheca no Rio Grande do Sul. A Sociedade Cultural Brasil República Tcheca lamenta a partida desse patriota para o Oriente Eterno e expressa sentimentos de pesar à sua família.
 Na República Tcheca, setembro é, geralmente, a melhor época do ano para procurar cogumelos na floresta. Na semana passada, na cidade de Prerov, realizou-se uma exposição anual desses deliciosos fungos. Entre os cerca de 300 tipos encontrados, dominou um exemplar que pesou 1 ½ quilo .

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 21 de Setembro de 2013


   Faleceu, no dia 7 de Setembro aos 90 anos, o compositor, escritor, pianista e pedagogo tcheco Ilja Hurnik. A despedida do artista foi na Igreja de São Pedro e São Paulo, no bairro de Vysehrad em Praga, onde existe um cemitério em que estão enterrados os principais artistas e escritores tchecos. Maestros, músicos, cantores e amigos participaram da cerimônia fúnebre desse extraordinário artista e pessoa querida por todos que o conheceram.
     Não é só na França ou no Rio Grande do Sul que existem comemorações por ocasião da colheita da uva. Na República Tcheca, em especial no sul da Morávia, comemorar o início da vindima é uma tradição antiga que ocorre nesta época do ano. Um dos centros da vinicultura tcheca é a cidade de Mikulov onde, na semana passada, mais de 50 mil pessoas participaram dessa alegre comemoração. Em número de produção, os vinhos tchecos não podem concorrer com os da França, Itália, Espanha ou Portugal, mas em qualidade, eles ganham tantas medalhas quanto os outros. Está se desfazendo o mito de que os tchecos só bebem cerveja, Eles também gostam de um bom vinho!
   O verão ainda não terminou e a primeira neve já caiu na Snezka, a montanha mais alta da República Tcheca. As temperaturas se aproximaram de zero grau, indicando que o inverno vai começar mais cedo este ano.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 14 de Setembro de 2013

    No dia 12 de Setembro, a fraternidade entre os povos tcheco e o brasileiro foi reforçada, com a  assinatura de um memorando proclamando a cidade tcheca de Trebon e a cidade brasileira de Diamantina cidades irmãs. O que une essas duas cidades é a origem do ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek. No ano 1830 aproximadamente, o bisavô de Juscelino, o carpinteiro Jan Nepomuk Kubitschek, morador da cidade de Trebon emigrou para o Brasil onde, mais tarde, os descendentes, entre eles o futuro presidente do Brasil, fixaram residência em Diamantina. A cidade de Trebon, de cerca de oito mil habitantes, é localizada no sul da Boêmia e sua principal atividade econômica é a produção carpas, peixe de água doce encontrado nos quase 6 mil lagos na região. A cidade foi fundada no ano de 1150 e fica a 140 quilômetros de Praga. Nessa pitoresca vila balneária encontram-se grandes riquezas de arquitetura da renascença e do barroco, inclusive a majestosa tumba da família nobre Schwqrzenberg, cujo descendente, até há pouco tempo, exerceu o cargo de ministro de exterior do governo tcheco e ficou em segundo lugar na eleição para presidente da República, no ano passado.

     Acabaram-se as férias de verão de dois meses na República Tcheca, e, com isso, começou um novo ano letivo. A novidade é a obrigatoriedade de ensino de língua estrangeira. Além da língua materna, o tcheco, que é uma língua bem complicada, os alunos terão que estudar mais duas línguas, de livre escolha.  Sem dúvida, mais um sinal da globalização.



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 07 de Setembro de 2013

    A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, criada em 1995 pelo governo de Minas, é concedida anualmente a personalidades que prestam ou tenham prestado serviços relevantes à sociedade. Este ano um dos agraciados com a medalha é o diplomata tcheco Viktor Dolista, Encarregado de Negócios, primeiro secretário e cônsul, um incansável incentivador do intercâmbio cultural, comercial e social entre o Brasil e a República Tcheca. Durante três anos de atividades na missão tcheca em Brasília, Dolista promoveu inúmeras atividades como festivais de cinema tcheco, exposições, palestras, torneiros, concertos, shows e outras. A merecida concessão dessa medalha para um diplomata tcheco tem ainda outro sentido, É que o ex-presidente Kubitchek é de origem tcheca e os laços de amizade entre brasileiros e tchecos tem raízes na história. A cerimônia de agraciamento será no dia 12 de setembro às 11 horas, na praça JK em Diamantina – MG. A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca parabeniza o senhor Viktor Dolista pela homenagem prestada pelo povo brasileiro ao representante do povo tcheco.
     Mais um ouro para esporte tcheco, desta vez conquistado por Ondrej Synek no Campeonato Mundial de Remo, realizado no mês passado na Coreia do sul. O tcheco ganhou a medalha de ouro na categoria skif, repetindo o sucesso do Campeonato Mundial de 2010, realizado na Nova Zelandia, quando também faturou o ouro. Outra medalha, a de bronze, foi conquistada por Miroslava Knapková, também na categoria de barcos tipo skif.  
BOHUMIL MED