quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Notícias tchecas

   No dia 18 de Dezembro, os patriotas tchecos, inclusive os residentes no exterior, lembraram o terceiro aniversário da morte do grande ex-presidente tcheco Václav Havel. Cada vez mais, comparado com seus sucessores, cresce a admiração por esse intelectual, artista, escritor e político respeitado no mundo inteiro. O cardeal Duka, na missa que ministrou em memória de Havel, lembrou o papel fundamental do ex-presidente na luta pelo retorno da liberdade e democracia para povo tcheco e qualificou sua personagem como um marco na história do povo tcheco.  Que pena que personagens desse quilate são tão raros na vida política tcheca.

  Entre os dias 2 e 7 de fevereiro de 2015, será realizada uma seleção de trabalhos para escolher a representação brasileira que vai participar da “Praguensis Quadrienal de Cenografia e de Espaços Teatrais”, a PQ 2015, um dos mais importantes eventos do tipo em âmbito mundial. O grupo de estudantes da UnB que participou do evento em 2011 foi muito bem avaliado e ganhou vários prêmios. 
    A coordenação da atual seleção brasileira, que desta vez não será limitada a alunos de Brasília, será chefiada pela professora da UnB Sonii Paiva, a mesma que dirigiu a equipe brasiliense em 2011. A dificuldade da empreitada é conseguir financiamento para viabilizar a participação dos artistas brasileiros nesse importante evento, em Praga. Os estudantes precisam contar com patrocinadores e até com doadores particulares. Mais informações na HTTP://benfeirotia .com/mepg15.


sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Notícias da República Tcheca

   Todo final de ano é a ocasião de fazer um balanço das realizações passadas e planos para o ano vindouro. Em 2013 o nosso pequeno noticiário tcheco completou onze anos ininterruptos de existência, apresentando regularmente aos sábados, ás 9 horas e 55 minutos, após a abertura fanfarra tcheca é anunciado também em tcheco. Durante esse tempo o ouvinte de Brasília Super Rádio FM pôde acompanhar em cerca de 510 edições um pequeno resumo dos acontecimentos semanais na República Tcheca, A Sociedade Cultural Brasil - República Tcheca, na pessoa do seu presidente, o professor Bohumil Med, agradece publicamente à diretora da rádio, Lúcia Garofalo pela brilhante locução e produção dessas notícias e pelo espaço tão gentilmente concedido.
  Aproveitando esta oportunidade, desejamos a ela e a toda equipe da rádio um próspero ano de 2015, muito sucesso pessoal e comercial e longa vida para essa emissora onde a música faz a diferença. E, tratando-se de um programa de notícias tchecas, não poderíamos deixar de fazer uma saudação para a representação do governo tcheco em Brasília, chefiado pelo Embaixador Jiri Havlik e equipe. E para terminar, desejamos um próspero ano novo também para a comunidade tcheca radicada em Brasília: Vse Nejlepsi do Nového Roku.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Notícias da República Tcheca – Natal

  Cristãos do mundo inteiro comemoram, neste mês, o nascimento de Jesus Cristo. Na maioria das religiões, o ritual de comemoração é bastante parecido. A parte profana, porém, varia bastante conforme as tradições de cada povo.
Na República Tcheca, o Natal começa a ser comemorado na noite do dia 24 de dezembro com uma ceia no horário habitual do jantar. O cardápio típico é peixe, geralmente carpa, servido numa sopa como entrada e à milanesa com maionese como prato principal. A escolha desse cardápio se justifica pelo fato de que peixe foi o primeiro símbolo dos cristãos primitivos.
  Como sobremesa, uma variedade de biscoitos especialmente preparados para a ocasião. Tudo começa ser organizado com bastante antecedência: os biscoitos, de vários tipos e formatos, são feitos pela dona da casa várias semanas antes.
 O peixe é comprado vivo nas feiras mantadas em praças públicas e conservado até o dia 24 de dezembro, nas banheiras transformadas em pequenos tanques de água, para alegria das crianças, que os cutucam, alimentam e brincam com eles.

  Nas casas, a árvore de natal, um pinheiro natural também adquirido com antecedência nas feiras, só é ornamentada na véspera, quando também são colocados os presentes. O clima frio nesta época, com temperaturas que geralmente atingem graus negativos, e as frequentes camadas de neve que cobrem as ruas e os campos, criam um ambiente propício para comemorações íntimas, reunindo somente membros da família.
Após a ceia, é chegada à vez de abrir os presentes, tudo antes das doze badaladas porque, à meia noite os católicos assistem à missa do galo na igreja gelada da sua cidade.
   No dia 25 de dezembro, pela manhã, todas as igrejas oferecem missas e cultos comemorativos ao nascimento de Jesus Cristo. O almoço do dia de natal Já não tem as limitações da ceia servida na véspera. O cardápio é livre. As donas de casa normalmente preparam ganso, pato ou pernil acompanhado de “Knedlík” um tipo de nhoque tcheco.  E como sobremesa, além dos biscoitos natalinos, uma torta de chocolate ou de nozes e muito chantilly e de praxe.
    O feriado continua no dia 26 de dezembro? Talvez para se recuperar da comilança dos dias anteriores.

   A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, que produz essas notícias, deseja a todos os ouvintes de Brasília Super Rádio FM um Feliz Natal.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Notícias tchecas

    A modelo tcheca Barbora Podzimková, de 15 anos, foi a vencedora do concurso Elite Model Look, um dos mais importantes do mundo. A final da competição deste ano, da qual participaram 400 mil concorrentes de 50 países, ocorreu nestes dias na China, na cidade Chen-Chen. A vencedora recebeu a coroa de outra tcheca, a modelo Eva Klímová, que ganhou a mesma competição no ano passado.
 A importância desse concurso é demonstrada por importantes nomes de outras vencedoras como o da brasileira Gisele Bundchen e o da americana Cindy Crawford, entre outras que hoje transitam no Jet Set internacional. Na categoria masculina o tcheco Josef Utekal ficou em terceiro lugar. A beleza tcheca, tanto feminina como masculina, está conquistando o mundo.

   Existem vários tipos de tesouros que são frequentemente encontrados em antigos castelos, igrejas, ruínas e similares. Geralmente são potes contendo moedas antigas, obras de arte ou cerâmicas pré-históricas.
 Em 1985,  um tesouro diferente foi encontrado no castelo Becov situado perto da cidade Karlovy Vary, na República Tcheca. Trata-se de 136 garrafas de vinhos, conhaques e até champanhe. Pesquisa recente dirigida pelo principal somelier tcheco Jakub Pribyl, da Sociedade Premier Wines & Spirits (PWS), identificou a origem e idade desse tesouro engarrafado. São produtos franceses do final do século XIX que valem uma fortuna. Essa coleção particular foi escondida no subsolo da capela daquele castelo, no final da segunda guerra mundial. O somelier afirma que os vinhos não estão estragados e poderiam ser consumidos. Não está claro se o governo tcheco, atual proprietário do tesouro, vai preservar a adega intacta, ou vai promover um leilão, Neste caso o valor mínimo de cada garrafa giraria em torno de 20 mil reais. Alguém se candidataria?
  

     

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Notícias tchecas

 É típico de final de ano a escolha dos melhores nas mais diversas categorias: o melhor jogador de futebol, o melhor jornalista, os melhores atores, cantores e tantos outros. Na República Tcheca, o concurso que escolhe o melhor cantor tem o nome significativo de  “Rouxinol”. Este ano os eleitos por votos populares foram Karel Gott – voz masculina e Lucie Bílá – voz feminina.
 O que impressiona nessa votação é que Gott arrebatou esse troféu pela 39ª vez, transformando-se assim num fenômeno não só na República Tcheca, mas também internacionalmente. Karel Gott nasceu em 1939 e começou a carreira como amador cantando em casas noturnas. Desde os primeiros sucessos ele percebeu que o canto seria seu destino e que deveria se profissionalizar. Entrou para o Conservatório de Praga e estudou com grandes professores do canto lírico. Gott ganhou o primeiro Rouxinol em 1963. Sua popularidade continuou a crescer, tanto que recebeu convites para cantar nos Estados Unidos e na Alemanha onde é conhecido como a “Voz de Ouro de Praga”. Cada vez mais profissional Gott apurou a técnica, gravou muitos discos, dos quais alguns conquistaram o título de o mais vendido do ano. Sua fama não se limitou à República Tcheca. Ele se apresenta frequentemente no Festival Eurovisão e já se apresentou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, a sala mais cobiçada por artistas do mundo inteiro.

 A atuação de Gott ultrapassa os limites dos palcos. Ele é sempre homenageado pelo governo tcheco e outras organizações com títulos e honrarias.

 Na categoria feminina o “Rouxinol” deste ano foi conquistado por Lúcie Bilá, outra campeã da popularidade. Ela ganhou o troféu pela 17ª. vez.