sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Notícias tchecas

   Exposições mundiais são eventos onde as nações mostram seus principais atrativos naturais, industriais e culturais. Neste ano a EXPO MILÃO 2015, que se encerra no dia 31 de outubro, tem atraído muitos visitantes.  Um dos estandes mais elogiados é o da República Tcheca. Para que os brasileiros tenham a oportunidade de matar a curiosidade, o SESC e a Embaixada da República Tcheca em Brasília organizaram a mostra “O PAVILHÃO DA REPÚBLICA TCHECA na Expo Milão 2015” com imagens do fotógrafo Ginés Ballesteros.
    A abertura solene foi ontem às 10 horas no Teatro SESC Paulo Autran e contou com a presença do presidente de Ademir Santana, presidente do SESC, e do embaixador da República Tcheca, Jiri Havlík. A mostra fica aberta até o dia 21 de novembro no seguinte endereço:  CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte.
     Pela quarta vez, o quarteto de cordas tcheco PAVEL HAAS QUARTET ganhou um importante prêmio, o “Oscar” da música erudita, concedido pela conceituada revista inglesa Gramophone. Na categoria música de câmara, a gravação dos Quartetos n. 1 e n. 2 de Bedrich Smetana executada pelo consagrado conjunto tcheco e pela gravadora tcheca Supraphon conquistou o prestigioso título, confirmando mais uma vez a excelência da música tcheca e de seus intérpretes no meio de uma concorrência mundial muito acirrada.

 Uma boa solução para pessoas descontentes com o seu país é mudar-se ou criar seu próprio país como fez o tcheco Vít Jedlicka, um conservador tradicional. Ele fundou o novo estado de Liberland, de sete quilômetros, situado entre a Sérvia e a Croácia.
   O fundador proclamou-se democraticamente presidente do território e já está atendendo a pedidos de cidadania. Caso seja reconhecido como país, será o terceiro menor da Europa, atrás apenas do Vaticano e de Mônaco. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Notícias tchecas

  No próximo ano, 2016, o governo tcheco vai organizar um grande evento em comemoração aos 700 anos do nascimento do imperador romano e rei tcheco Carlos IV, uma das mais importantes personagens da história do povo tcheco e grande estadista em âmbito europeu. Os visitantes de Praga admiram frequentemente uma obra desse rei, a ponte de Carlos, e os intelectuais respeitam a Universidade de Carlos, também fundada por ele.
  Os detalhes da comemoração já estão sendo discutidos pela equipe do governo, por instituições culturais. Os patrocinadores já estão oferecendo contribuições para dar o brilho necessário à lembrança do grande, talvez o maior, rei tcheco.
    
 A apresentação do Trio Guarneri de Praga, realizada no dia 16 de outubro na CasaThomas Jefferson foi um sucesso extraordinário. O auditório ficou superlotado, com pessoas sentadas até no chão.
  A execução brilhante, que não se limitou à perfeição técnica, e a musicalidade emocionante dos três artistas tchecos contribuíram para eleger esse concerto como o melhor, até agora, da atual temporada 2015 de música erudita em Brasília. A inesquecível interpretação dos trios de Beethoven, de Bloch e de Brahms, foi coroada com dois bises do compositor tcheco A. Dvorak: Dumky e Humoresque, levando o público ao delírio artístico.
  Mas o Trio Guarneri não foi o único conjunto camerístico que circulou nesse período pelas salas de concerto no Brasíl. O Trio Smetana, já conhecido do público brasiliense, apresentou-se várias vezes em São Paulo, mas não sobrou tempo para uma apresentação na capital da República. Talvez numa próxima vez.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Notícias tchecas

    Do dia 15 ao dia 18 de outubro, Praga, a capital da República Tcheca, ficou enfeitada com muitas tonalidades. Pela terceira vez, o festival de luzes Signal ofereceu emoções coloridas,  clareando prédios e praças entre às 19 e às 24 horas, criando efeitos luminosos. Criações de artistas nacionais e internacionais foram apreciadas pela multidão de cerca de meio milhão de espectadores. O trânsito nas proximidades do espetáculo visual foi interrompido para garantir a segurança do público. Palestras e apresentações musicais completaram o festival. Mais uma vez Praga se transformou num centro europeu de arte moderna. 
     As temperaturas tropicais que excepcionalmente este ano caracterizaram o verão tcheco foram substituídas, de repente, por um frio incomum no outono, marcando 12 graus negativos na última segunda feira. A onda de frio começou já no dia 2 de outubro e até a neve apareceu nas regiões montanhosas. Será que isso sinaliza um inverno rigoroso para compensar o passado, que foi bem morno?
  As vinícolas tchecas estão se modernizando e a qualidade de seus produtos está cada vez melhor. O presente ano foi bastante favorável, o clima colaborou e a expectativa é de que a qualidade dos vinhos produzidos com as uvas desta safra atingirá o nível do ano 2005, considerado um dos melhores dos últimos tempos.
      A marca São Martin calcula que produzirá dois milhões e meio de garrafas de vinho, entre brancos, rosés e tintos. A avaliação final será anunciada depois da degustação qualificadora, programada para o final deste mês.   

sábado, 10 de outubro de 2015

Notícias tchecas


     O presidente da República Tcheca, Milos Zeman, acompanhado de uma  delegação tcheca composta pelo premier, Bohuslav Sobotka, e pelo ministro do exterior, Lubomnír Zaorálek, participou da  reunião anual da OSN em Nova York. Em seu discurso, sugeriu a formação de forças internacionais antiterroristas. Outro assunto que preocupa o dignatário tcheco é a situação na Síria. Aproveitando a estada em Nova York, Zeman marcou encontro com o presidente russo Putin, do qual é um admirador declarado. 
    No último domingo, dia 4, realizou-se em várias capitais europeias a marcha de orgulho cigano Roma Pride 2015. Em Praga 50 pessoas participaram do evento. Os ciganos são um povo diferente, que mantêm tradições e características próprias há séculos. Representam pequenas minorias em vários países europeus. A maioria dos ciganos que viviam na antiga Tchecoslováquia foi dizimada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Eles eram classificados como uma raça inferior que deveria ser extinta, o que realmente aconteceu com 90 % dos ciganos tchecos. A marcha teve a finalidade de condenar o racismo e exigir condições dignas para população dessa antiga etnia

      No próximo dia 16, sexta-feira, às 20 horas no auditório da Casa Thomas Jefferson,  na Asa Sul 706/906, os amantes da boa música poderão apreciar a apresentação do conjunto de câmara tcheco, Guarneri Trio Prague formado por violino, violoncelo e piano. O grupo vai  interpretar obras de Beethoven, Brahms e Bloch. Fundado há 25 anos, o conjunto é considerado um dos melhores do “classical piano trios”. As críticas destacam a insuperável maturidade artística e poder de expressão.
    O trio apresenta-se regularmente em todos os continentes em festivais de música e renomadas salas de concerto. Recebeu vários prêmios por suas gravações. O concerto é patrocinado pela Embaixada da Suiça  e não, como era de se esperar, pela embaixada Tcheca. Independentemente da nacionalidade do patrocinador, a noite promete altas emoções artísticas. Relembramos a data: dia 16 de outubro – sexta feira, às 20 horas no auditório da Casa Thomas Jefferson – asa Sul. IMPERDÍVEL.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Notícias tchecas

  No dia 4 de Setembro, foi aberta uma Exposição inédita no Castelo de Praga: Chama-se “Minha Pátria – Homenagem à pintura de paisagens.” A organização da mostra é da Associação Manes, fundada em 1887 com o intuito de reunir artistas plásticos de grande valor e ao mesmo tempo, juntar patriotas dedicados à causa nacionalista. É uma espécie de Academia Nacional de Pintura. A exposição reúne obras que retratam a beleza e os encantos da natureza tcheca. São pinturas de membros históricos e atuais da associação. Desde a abertura, o público superlota o enorme salão do castelo, admirando não somente a parte estética, como também a beleza da pátria, um termo hoje em dia bastante banalizado. A exposição fica aberta até 1º. de novembro e, certamente, vai atrair turistas que nesta época visitam Praga.
  No final do segundo trimestre de 2015 o numero de habitantes na República Tcheca foi calculado em 10.541.500. Representa um aumento de 3.200 pessoas em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento foi garantido pela entrada de imigrantes e não, infelizmente, pelo crescimento da fertilidade das mães tchecas. Pelo contrário, o número de óbitos foi maior do que o número de nascimentos. 
 O número de divórcios e abortos legalizados também está crescendo e o número de filhos por família está diminuindo. Quantos habitantes terá a República Tcheca daqui a 50 anos?? Difícil saber, diante do êxodo de imigrantes que chegam diariamente à Europa.
 O campeonato mundial de slalom em caiaque, um tipo de canoagem feito em corredeiras com balizas,  que se realizou na semana passada em Londres, deu uma medalha de ouro para a esportista tcheca Katerina Kudejová. No mesmo campeonato,  ela ganhou outro ouro na competição de equipes. O resultado não foi uma sorte. Em 2015 ela já ganhou duas medalhas de bronze. Uma no campeonato europeu realizado na Alemanha, em Markkleeberg,  e outra na disputa da Taça Mundial realizada em Praga.