quinta-feira, 30 de julho de 2009

Que o cigarro faz mal à saúde, todo mundo sabe, mas largar o vício, não é fácil. A luta contra a nicotina é mundial e vários países já adotaram legislação que proíbe fumar em lugares públicos. O Brasil é um exemplo no que se refere à legislação antitabagista cujo cumprimento é bastante respeitado. Também na República Tcheca novas leis limitam os direitos dos fumantes. Porém a resistência dos viciados é grande e muitos deles, mesmo nos escritórios e restaurantes, continuam a estragar sua saúde e dos vizinhos. A nova lei antitabagista a ser assinada pelo presidente Vaclav Klaus limitará ainda mais os locais acessíveis aos fumantes.

Em Agosto o show mais esperado na República Tcheca é o da Madona. Ela vai se apresentar num palco montado ao ar livre, nos arredores de Praga. Enquanto os 45 mil expectadores previstos estão esperançosos de um grande evento,os habitantes de Praga, que não curtem esse tipo de música, reclamam de um possível congestionamento e do excesso de barulho. E os organizadores estão torcendo para que a chuva não prejudique o investimento.


Durante a Segunda Guerra Mundial o povo tcheco sofreu com a opressão nazista, situação que resultou em muitas vítimas. Os nazistas perderam a guerra e os líderes responsáveis foram julgados e condenados. Mas nos últimos anos vem resurgindo um movimento neonazista, fazendo apologia ao antigo sistema e a seus idealizadores. Até na República Tcheca tem sido realizados encontros e reuniões desses neonazistas tchecos que tem entre eles o cantor popular Michal Moravec (imagem), líder do grupo Imperium que promove apologia ao racismo e ao neofachismo. Proibidos pela Constituição Tcheca, a justiça avaliou essa atividade como criminal e o cantor foi condenado à 3 anos de prisão.

Parques de diversões tipo Disney estão proliferando pelo mundo inteiro. Recentemente em Praga no bairro de Zizkov foi aberta uma pequena Disneylândia Tcheca. A diferença é que em vez do Mickey e Pato Donald, as personagens presentes são as figuras dos contos infantis tipicamente tchecos, como feiticeiros, bruxas, reis, princesas, dragões e seres que vivem nas florestas e nos lagos. Lá, as crianças encontram ao vivo os personagens das histórias contadas pelos pais e os adultos relembram a sua infância.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 25 de julho

A recente crise financeira mundial atingiu a todos os setores prejudicando indústrias, comércio e serviços. Muitos trabalhadores perderam o emprego. Nesta situação os políticos tchecos estão oferecendo sacrifício pessoal, propondo a redução dos próprios salários, em um quinto. Agora é só esperar pra ver se a proposta é pra valer, ou simplesmente para impressionar os eleitores.

Na época do pós-guerra, faltou comida durante quase 20 anos de governo comunista na antiga TCHECOSLOVAQUIA. Para comprar carne para o almoço de domingo, por exemplo, era necessário enfrentar longas filas nos açougues. Nos últimos anos, já no país livre e regido por regras do mercado de consumo, não falta mais nem a comida nem qualquer outro item da despesa. Mas o reverso da situação trouxe outras conseqüências negativas. A porcentagem de pessoas obesas subiu assustadoramente, atingindo conforme algumas pesquisas, mais de 40% da população.

O verão europeu presenteou a população tcheca com temperaturas próximas de 30 graus, o que é considerado um exagero tropical. Para enfrentar esse calor, existe até legislação trabalhista que obriga os empregadores a fornecer aos funcionários água potável para as profissões menos expostas, como trabalhadores de escritórios por exemplo. Já os trabalhadores que ficam expostos diretamente ao calor acima de 28 graus, como os que trabalham ao ar livre, devem receber líquidos especiais ionizados. Para os motoristas de bondes foram instaladas pequenas geladeiras para manter a água numa temperatura agradável.

Uma das diversões muito popular durante o verão tcheco, é procurar cogumelos selvagens (imagens a baixo) na floresta e preparar deliciosos pratos. As chuvas abundantes e o calor quase tropical neste mês colaboraram com uma ótima safra desses saborosos fungos. Mas nem todos os tipos são comestíveis, alguns são tão venenosos, que poucas horas após serem consumidos, a morte é inevitável. Por isso, só podem dedicar a essa diversão pessoas que reconhecem a diferença entre o tipo comestível e o venenoso dos cogumelos.






Notícias da República Tcheca - Editado dia 18 de julho


Começou esta semana na cidade de Karlovy Vary, o 44° Festival
Internacional de Cinema, um dos mais importantes da Europa. Serão apresentados 230 filmes produzidos em vários países. Entre os convidados de honra constam nomes como Antonio Banderas, John Malkovich e o do diretor tcheco Milos Forman(imagem).

A preocupação do governo tcheco com armas ilegais em poder dos cidadãos resultou em perdão para os portadores que entregaram essas armas às autoridades. Como aconteceu também no Brasil, na República Tcheca sairam de circulação milhares de armas ilegais. Os meses de Julho e de Agosto são os meses de férias escolares de verão. Mais de 800 mil estudantes do 1° e do 2° grau já estão curtindo as 9 semanas sem aulas e sem provas. A festa vai acabar no dia 1° de Setembro quando começará o novo ano letivo.

O término da presidência tcheca da União Europeia que ocorreu no dia 30 de Junho passado foi o momento de fazer um balanço das atividades. Os diplomatas tchecos, representando a União, participaram ativamente na solução das crises entre Israel e a Palestina na faixa de Gaza em Janeiro e da crise do gás entre a Rússia e a Ucrânia. Vários congressos e reuniões internacionais levaram mais de 30 mil delegados a Praga. Os diplomatas tchecos também presidiram mais de 3 mil reuniões internacionais em Bruxelas, em Praga e em outras cidades europeias. Resultado do balanço: a presidência tcheca da União Europeia foi positiva.

Mais uma vez os vinhos tchecos conseguiram grande sucesso no concurso internacional Muvina realizado na cidade de Presov, na Eslováquia. Dos sete títulos de campeão, os vinhos tchecos conquistaram dois troféus.

Os meses de Julho e de Agosto são os meses de férias escolares de verão. Mais de 800 mil estudantes do 1° e do 2° grau já estão curtindo as 9 semanas sem aulas e sem provas. A festa vai acabar no dia 1° de Setembro quando começará o novo ano letivo.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 11 de julho

No dia 05 de Julho, os protestantes tchecos se lembraram da morte trágica de João Huss (imagem ao lado direito), primeiro grande reformador religioso tcheco, ocorrida em 1415. João Huss antecipou as ideias de Martinho Lutero, que somente em 1517, cem anos depois, publicou seus 95 argumentos contra o comportamento da Igreja Católica.

João Huss, que além de padre foi escritor, pregador e professor universitário, iniciou um movimento reformador que criticava os maus costumes da Igreja Católica tais como: a venda de perdões, a vida imoral dos padres e a exploração do povo pela igreja. O povo adorava seus sermões e suas ideias se espalhavam rapidamente pelo reino tcheco. Este movimento provocou descontentamento na alta hierarquia da Igreja Católica. Convidado para defender suas teses junto ao Concílio da Igreja Católica na cidade suíça de Constância, foi condenado como herege e no dia 05 de Julho de 1415 foi queimado vivo na fogueira. Sua morte provocou um levante no reino tcheco e resultou na instalação do primeiro estado protestante na Europa que prevaleceu por cerca de 200 anos, até o ano 1620, quando numa batalha na Montanha Branca, situada perto de Praga, as tropas protestantes tchecas foram derrotadas pelo exercício católico, liderado pelo imperador austríaco, que incorporou o Reino Tcheco e proibiu a fé protestante.

A importância ao mestre, João Huss, lhe é atribuída não somente como precursor do protestantismo na Europa. João Huss também reformou a estrutura administrativa da Universidade do Rei Carlos IV, da qual foi reitor, garantindo aos professores de origem tcheca o poder de decisão. Publicou vários livros com temática da Bíblia para a língua tcheca. Influenciado pelas ideias do reformador inglês, John Wycliffe (imagem a cima), defendeu a justiça social, o humanismo e a importância do raciocínio como pré-requisito de emancipação do indivíduo. Outra contribuição importante de João Huss foi a reintrodução da língua tcheca no canto litúrgico durante as missas, permitindo assim maior participação do povo nos rituais religiosos.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 04 de julho

A Organização das Nações Unidas tem por objetivo principal preservar a paz mundial através de diálogo entre os membros. Fundada no início do século 20, cumpre a função com sucesso relativo. A idéia de uma organização mundial com esse objetivo, porém, não é nova. No século 15, o rei tcheco protestante Jiri Z Podebrad (imagem ao lado) tentou reunir os governantes europeus numa associação com a finalidade de evitar constantes guerras que assolaram o continente europeu na época. Como a história prova, a ideia do rei tcheco era boa, mas só vingou no século 20, quinhentos anos depois.

O término da gestão tcheca na presidência da União Européia que ocorreu no primeiro semestre deste ano foi no dia 30 de Junho. Entre os acertos da gestão pode ser considerada a atuação dos diplomatas tchecos na intermediação dos conflitos mundiais verificados no período. Duvidosa, porém, foi a decoração da sede da organização com um grande painel considerado ofensivo por alguns países membros. O que mais prejudicou a gestão tcheca foi a mudança do governo no meio do período da presidência. Vozes críticas internacionais argumentam que o país que não consegue resolver problemas políticos internos é pouco indicado para conduzir a política de uma grande organização, como a União Européia.

A vida dos cidadãos tchecos melhorou muito nos últimos anos. Uma melhor situação econômica e de atendimento médico e serviços sociais e a tranquilidade proporcionada pelo sistema democrático contribuiram para o aumento da longevidade, que atingiu a média de 80,3 anos para as mulheres e 74,2 para homens. O número das pessoas com mais de 100 anos de idade também está aumentando cada vez mais. No último senso já aitngiu o número de 656 velhinhos. A previsão para o ano de 2065 é que os idosos acima de 65 anos vão representar 32% da população do país.

Os astrônomos tchecos têm a tradição de pertencer à elite científica internacional. Recentemente confirmaram sua fama quando conseguiram calcular a tragetória de um meteorito desde sua origem, localizada entre os planetas Marte e Júpter, até o local da queda na superfície da Terra. Os cálculos apontaram para um deserto na Austrália, onde realmente foram encontrados pequenos restos do tal meteorito. Definindo sua origem, os tchecos deram pedigree ao meteorito, que seria apenas um desconhecido a mais entre os tantos que caem no nosso planeta.