segunda-feira, 27 de julho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 25 de julho

A recente crise financeira mundial atingiu a todos os setores prejudicando indústrias, comércio e serviços. Muitos trabalhadores perderam o emprego. Nesta situação os políticos tchecos estão oferecendo sacrifício pessoal, propondo a redução dos próprios salários, em um quinto. Agora é só esperar pra ver se a proposta é pra valer, ou simplesmente para impressionar os eleitores.

Na época do pós-guerra, faltou comida durante quase 20 anos de governo comunista na antiga TCHECOSLOVAQUIA. Para comprar carne para o almoço de domingo, por exemplo, era necessário enfrentar longas filas nos açougues. Nos últimos anos, já no país livre e regido por regras do mercado de consumo, não falta mais nem a comida nem qualquer outro item da despesa. Mas o reverso da situação trouxe outras conseqüências negativas. A porcentagem de pessoas obesas subiu assustadoramente, atingindo conforme algumas pesquisas, mais de 40% da população.

O verão europeu presenteou a população tcheca com temperaturas próximas de 30 graus, o que é considerado um exagero tropical. Para enfrentar esse calor, existe até legislação trabalhista que obriga os empregadores a fornecer aos funcionários água potável para as profissões menos expostas, como trabalhadores de escritórios por exemplo. Já os trabalhadores que ficam expostos diretamente ao calor acima de 28 graus, como os que trabalham ao ar livre, devem receber líquidos especiais ionizados. Para os motoristas de bondes foram instaladas pequenas geladeiras para manter a água numa temperatura agradável.

Uma das diversões muito popular durante o verão tcheco, é procurar cogumelos selvagens (imagens a baixo) na floresta e preparar deliciosos pratos. As chuvas abundantes e o calor quase tropical neste mês colaboraram com uma ótima safra desses saborosos fungos. Mas nem todos os tipos são comestíveis, alguns são tão venenosos, que poucas horas após serem consumidos, a morte é inevitável. Por isso, só podem dedicar a essa diversão pessoas que reconhecem a diferença entre o tipo comestível e o venenoso dos cogumelos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário