sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 9 de outubro de 2009


Nos primeiros dias de Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York, vários presidentes discursaram. Entre eles, o presidente tcheco Vaclav Klaus. Na sua fala Klaus, economista de formação, afirmou que as crises são provocadas mais pela má gerência dos governos, do que pelas regras de mercado. A interferência exagerada da burocracia estatal nos assuntos econômicos prejudica mais do que ajuda na regulamentação do fluxo natural das relações econômicas. Após o discurso o presidente tcheco participou da recepção oferecida pelo presidente americano Barack Obama e logo em seguida retornou a Praga.


Mais um prêmio internacional foi concedido ao ex-presidente tcheco Vaclav Havel. Em Berlim ele recebeu a Galinha de Ouro como reconhecimento da sua importante e corajosa participação na Revolução de Veludo ocorrida em 1989, na então Tchecoslováquia, cujo resultado foi o fim da ditadura comunista. A premiação ficou a cargo do ex-ministro do exterior alemão Hans-Dietrich Genscher. Entre os congratulantes presentes ninguém menos do que a atual chanceler alemã Angela Merkel. O ex-presidente tcheco continua com prestígio internacional invejável.

No final de Outubro o vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden é aguardado em Praga para uma reunião com o presidente tcheco Vaclav Klaus e com o primeiro ministro Jan Fischer. Um dos assuntos a serem tratados refere-se ao radar que os americanos iam construir na República Tcheca. Para alegria dos opositores e tristeza dos defensores, especialmente aqueles que esperavam lucrar com as instalações americanas, o projeto foi abortado. Os defensores mais exaltados até falam numa traição comparável com o tratado de Munique antes da Segunda Guerra Mundial que entregou a Tchecoslováquia a Hitler. Moral da história: nenhuma decisão agrada a todos.

No passado, tenistas tchecos brilharam nos torneios internacionais. Ivan Lendl (imagem abaixo a direita) e Martina Navratilova (imagem abaixo a esquerda) foram o número um no ranking mundial durante várias temporadas. Depois deles a glória do tênis tcheco murchou. Mas, novas esperanças surgiram neste ano quando o time tcheco, após 29 anos de jejum, passou para a final da Copa Davis. No início de Dezembro vão se enfrentar com a equipe da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário