quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 30 de Dezembro de 2009


Todo final de ano é a ocasião de fazer um balanço das realizações passadas e planos para o ano vindouro. Em 2009 o nosso pequeno noticiário tcheco, vinculado à Brasília Superádio FM, completou sete anos ininterruptos de existência, apresentado regularmente aos Sábados, às 9 horas e 55 minutos, após a abertura com uma fanfarra tcheca e anunciada em tcheco.

Neste ano de 2009, além do já tradicional programa no rádio, inauguramos o nosso blog que obteve número significante de visitas.

A sociedade Cultural Brasil República Tcheca na pessoa do seu presidente, o professor Bohumil Med, deseja a todos nossos leitores, simpatizantes do povo tcheco, Feliz 2010, repleto de alegrias e felicidades.

E, tratando-se de um programa de notícias tchecas, não poderíamos deixar de fazer uma saudação para a representação do governo tcheco em Brasília, chefiada pelo Embaixador Ivan Jancarek e equipe. E para terminar, desejamos um próspero ano novo também para a comunidade tcheca radicada em Brasília:
Vse nejlepsi do Nového Roku!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 18 de Dezembro de 2009

Cristãos do mundo inteiro comemoram, neste mês, o nascimento de Jesus Cristo. Na maioria das religiões, o ritual de comemoração é bastante parecido. A parte profana, porém, varia bastante conforme as tradições de cada povo.

Na República Tcheca, o Natal começa a ser comemorado na noite do dia 24 de Dezembro com uma ceia no horário habitual do jantar. O cardápio típico é peixe, geralmente carpa, servido numa sopa como entrada e à milanesa com maionese como prato principal. A escolha desse cardápio se justifica pelo fato de que peixe foi o primeiro símbolo dos cristãos primitivos. Como sobremesa, uma variedade de biscoitos especialmente preparados para a ocasião. Tudo começa a ser organizado com bastante antecedência. Os biscoitos, de vários tipos e formatos, são feitos pela dona da casa várias semanas antes. O peixe é comprado vivo nas feiras montadas nas praças públicas e conservado até o dia 24 de Dezembro, nas banheiras transformadas em pequenos tanques de água, para a alegria das crianças, que cutucam, alimentam e brincam com eles.

Nas casas, a árvore de natal, um pinheiro natural também adquirido com antecedência nas feiras, só é ornamentada na véspera, quando também são colocados os presentes. O clima do frio nesta época, com temperaturas que geralmente atingem graus negativos, e as freqüentes camadas de neve que cobrem as ruas e os campos, criam um clima propício para comemorações íntimas, reunindo somente membros da família.

Após a ceia é chegada a hora de abrir os presentes, tudo antes das doze badaladas, porque à meia noite os católicos assistem à missa do galo na igreja gelada da sua cidade.

No dia 25 de Dezembro, pela manhã, todas as igrejas oferecem missas e cultos comemorativos ao nascimento de Jesus Cristo. O almoço do dia de natal já não tem limitações da ceia servida na véspera. O cardápio é livre. As donas de casa normalmente preparam ganso, pato ou pernil acompanhados de “knedlík”, um tipo de nhoque tcheco. E como sobremesa, além dos biscoitos natalinos, uma torta de chocolate ou de nozes e muito chantilly é de praxe. O feriado continua no dia 26 de Dezembro, talvez para se recuperar da comilança dos dias anteriores.

A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, que produz essas notícias, deseja a todos os ouvintes da Brasília Super Rádio FM, um Feliz Natal!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 11 de Dezembro de 2009


O presidente da República Tcheca recebeu em Praga no fim de novembro o presidente da Turquia, Karolos Papulias (imagem). Um dos tópicos das conversas entre os estadistas foi a pretensão da Turquia de ingressar na União Européia, pretensão essa apoiada pelo governo tcheco.

O problema com o consumo e a distribuição de drogas é mundial, mas o conceito e a legislação sobre o tema varia de um país para o outro. Atualmente, o governo tcheco vem discutindo uma lei que permite o cultivo de maconha em casa, mas somente cinco pés. Discute também a possibilidade de plantar, em quantidade mínima, certos tipos de cogumelos e cactus que possuem efeitos parecidos com os da maconha. Passando do limite permitido, a pena estipulada é de prisão de seis ou mais meses.

Uma das principais orquestras sinfônicas na República Tcheca, a Filarmônica de BRNO, concluiu em novembro uma turnê artística pelo Japão. Apresentou em quatorze cidades dezoito concertos com obras dos clássicos tchecos Smetana e Dvorak e de outros autores internacionais. Vinte e um mil espectadores compareceram às apresentações e aplaudiram com entusiasmo, os artistas tchecos motivando novo convite para novas turnês.

Uma das tradições pré-natalinas mais ativas na República Tcheca é a comemoração de São Nicolau. No passado, um bispo chamado Nicolau, que posteriormente foi elevado à condição de santo, tinha o costume de, na noite de 05 para 06 de Dezembro, distribuir pequenos presentes às crianças pobres. Nessa noite, ele andava pela cidade de Lykia e deixava presentes nas janelas das casas onde moravam crianças. Com tempo, esse ritual mudou e nos últimos cem anos, se transformou numa apresentação quase teatral. São três personagens vestidos conforme o papel que representam – o anjo, o diabo, e São Nicolau vestido de bispo católico. Na noite de 05 de Dezembro, o trio visita as casas e pergunta aos pais, se as crianças foram obedientes durante o ano. As crianças que foram boazinhas ganham bombons e as crianças que foram desobedientes ganham um saco com carvão ou batata podre. A tradição é tão viva que existem até concursos para eleger o melhor e mais convincente trio composto por São Nicolau, pelo anjo e pelo diabo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 5 de Dezembro de 2009

No dia 03 de dezembro, o povo tcheco lembrou a morte de 11 altos funcionários do governo tcheco, condenados à forca 57 anos atrás, em 1952. Em 1946, o partido comunista tcheco assumiu o poder depois de uma eleição democrática, e se tornou o principal partido do país. Seu 1° secretário Klement Gotiwald (imagem) assumiu o cargo de 1° ministro e, em 1948, o cargo de presidente da Tchescoslováquia, que acumulou com o de secretário geral do partido comunista. De origem humilde, Gotiwald começou a trabalhar como operário em uma fábrica. Entrou para o sindicato dos trabalhadores onde galgou todas as funções até chegar à presidência do sindicato, além de assumir principal cargo na diretoria do Partido Comunista Tcheco.

Após a consolidação no poder do partido em 1949, surgiam divergências entre as lideranças do partido e as alas moderadas e radicais e entre as alas mais democráticas e as mais ligadas ao totalitarismo reinante na antiga União Soviética, que era dirigida por Josef Stalin. Essas divergências culminaram com as acusações de traição a 14 líderes comunistas da ala dos moderados. Eles foram presos, torturados e, no final, obrigados a confessar culpas fictícias. Em suas confissões forçadas, disseram que eram espiões, agentes do imperialismo americano, subversivos e traidores da pátria e do movimento comunista. A imprensa, sob controle total do governo, publicava diariamente novas e falsas acusações, insuflando o povo, que clamava por uma condenação exemplar. No dia 21 de novembro de 1952, começou o julgamento formal que culminou com a pena de morte a 11 condenados e a prisão perpétua aos outros três. Os condenados não tiveram direito de recorrer e no dia três de dezembro do mesmo ano, 13 dias após o início do processo, as penas de morte foram executadas. Assim, o grupo de comunistas, liderado por Rudolf Slansky (imagem), pessoas honestas e dedicadas à causa dos trabalhadores e do socialismo, foi liquidado por outros comunistas, liderados pelo presidente Gotiwald, também dedicado às mesmas causas.

Lembrando este triste episódio da história da República Tcheca encerramos a apresentação de hoje, fazendo votos para que fatos dessa natureza jamais venham a se repetir nem na República Tcheca nem em lugar nenhum.