O acontecimento diplomático desta semana foi a visita do presidente da vizinha Polônia, Lech Kaczynski a Praga quando encontrou-se com o presidente tcheco Vaclav Klaus. Nesse encontro, os dois estadistas criticaram a estrutura da União Européia, organismo do qual os respectivos países fazem parte. Na opinião dos dois, falta mais democracia na União Européia. Além do encontro com o presidente tcheco, o presidente polonês cumpriu vários compromissos protocolares, como jantares, almoços e encontros com o primeiro ministro e com o prefeito da cidade de Praga. O ponto alto da visita foi a entrega da mais alta condecoração tcheca, o Leão Branco, ao ilustre visitante.
Na música existem algumas dinastias de compositores famosos como as famílias Badi, Strauss, Benda e outros. O virtuoso violinista tcheco Josef Suk é um que segue o exemplo da veia musical familiar. Seu bisavô foi ninguém menos do que um dos maiores compositores tchecos, Antonin Dvorak. Seu avô foi outro compositor importante tcheco, Josef Suk. O violinista, que herdou o nome do avô, honrou a tradição familiar tornando-se um dos mais importantes virtuosos violinistas mundiais do século XX. Hoje, já com 80 anos, diminuiu sua agenda artística. Seu feito mais recente foi transcrever e gravar as canções do bisavô Dvorak. Em vez de canto, as melodias são interpretadas pela viola, segundo instrumento do grande violinista.
Os jogos olímpicos de inverno deste ano serão realizados, em fevereiro, na cidade de Vancouver, no Canadá. Ao contrário dos brasileiros que não têm motivos para se interessarem muito pelos esportes na neve e no gelo, os torcedores do Hemisfério do Norte, inclusive os tchecos, acompanham atentamente todas as competições. Um dos motivos desse interesse é a participação de quase cem esportistas tchecos em várias modalidades. Somando com o apoio técnico, a delegação tcheca contará com quase duzentos membros. Esse esforço todo, espera-se que vá resultar em muitas medalhas. Daqui a um mês saberemos quantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário