O cenário político na República Tcheca está mudando. A competição entre os dois principais partidos, o CSSD de esquerda e o ODS de direita, culminou na queda no ano passado do governo formado por políticos, substituído por um governo formado por tecnocratas que, por sinal, tem conseguido resultados melhores do que os governos anteriores. Nessa situação um pouco crítica, surgiu o novo partido TOP 09 formado por descontentes com os programas dos partidos tradicionais. Em pouco tempo de existência, o partido presidido por Karel Schwarzenberg,descendente de uma tradicional nobreza tcheca, está conquistando os eleitores com seu programa de austeridade e transparência. Nas pesquisas de opinião pública Schwarzenberg é apontado como o político mais confiável da atualidade. As eleições parlamentares deste ano certamente vão clarear o panorama político na República Tcheca.
E a neve continua caindo na República Tcheca. O vento forte complica o trabalho das equipes que tentam desobstruir as estradas e linhas de ferro, pois desloca a neve de volta para os trechos já limpos. Em conseqüência disso várias estradas e trilho foram interditadas impedindo a população de se deslocar. Por esse motivo a atividade econômica está irregular e o comparecimento dos funcionários ao trabalho e dos alunos às aulas, afetado. Várias pessoas foram vitimadas pela calamidade, uma inclusive morreu congelada dentro do carro coberto totalmente pela neve.
As divergências sobre a necessidade de vacinação contra a gripe suína continuam na República Tcheca. Uma parte dos médicos é contra, outra, a favor. A discussão chegou ao parlamento e às reuniões do governo. A ministra da saúde, seguindo o exemplo de Pilatus, lavou a mão e jogou a responsabilidade para Michael Vit, que é o chefe geral da correspondente à nossa Anvisa. A decisão final, porém, foi adiada, pois o tal chefe ficou doente. Ele pegou a gripe suína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário