A fabricação de armas tem uma longa tradição na República Tcheca. São armas pesadas, leves, armas de combate e de competições esportivas. Os engenheiros de uma Fábrica de Armas sediada na cidade de Uhersky Brod apresentaram recentemente um novo modelo de fuzil, o CZ805, considerado um dos mais modernos e eficientes no mundo. Os três anos de pesquisas e experiências resultaram numa arma que aceita vários tipos de munição, dispara 760 balas por minuto, isto é, mais de dez por segundo, pesa um pouco mais de três quilos sendo mais leve do que a maioria das suas concorrentes e acopla todo um conjunto de equipamentos eletrônicos destinados à precisão de cada tiro.
Nos jogos olímpicos de inverno a delegação tcheca já conquistou duas medalhas. Lukas Bauer correu nos esquis a corrida de 15 quilômetros e chegou em terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze. O primeiro ouro veio nas pernas da patinadora Martina Sablikova numa corrida de três mil metros. É curioso que quase toda a preparação da atleta ocorreu numa lagoa congelada no interior do país, pois na República Tcheca esse esporte não é nada popular e assim, não existem pistas congeladas especiais para os patinadores treinarem.
Não são muitas as notícias sobre Brasil que são veiculadas na televisão tcheca. Mas o carnaval e os desfiles das escolas de samba é um assunto que não poderia faltar nos meios de comunicação. As mulheres pouco vestidas, de corpo espetacular, o calor excessivo e a alegria frenética dos brasileiros é uma notícia atraente para os tchecos que sofrem com o inverno bastante rigoroso e a camada de neve que cobre todo o território nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário