A Expo 2010 instalada na cidade de Shanghai fechou as portas domingo passado. Durante os seis meses de duração recebeu 72 milhões de visitantes. Deste, quase nove milhões conheceram o pavilhão tcheco. Isso representa 12% do total de visitantes. Na avaliação final, o pavilhão tcheco ganhou a medalha de prata no quesito criatividade. Concorreram ao premio 192 países e 50 expositores independentes. O maior sucesso da mostra da exposição foi a Estátua de São João Nepomuceno exposta Pavilhão Tcheco, que segundo as crenças proporciona felicidade para as pessoas que a tocam. Terminada a Expo 2010, a estátua volta ao pedestal original na ponte do Rei Carlos em Praga. Outra atração do pavilhão foi à enorme lágrima de ouro, que na verdade era feita de alumínio e dourada na superfície.
As homenagens ao ex-presidente tcheco Václav Havel não param de acontecer. Desta vez foi uma premiação literária. Em reconhecimento pela a sua obra literária e dramática, Havel recebeu o premio internacional de literatura Franz Kafka(Imagem a esquerda), nome de um mundialmente conhecido escritor tcheco do século passado. Atualmente o dramartugo Havel prepara a versão cinematográfica da sua peça Despedida.
O crescente bem estar dos cidadãos na Republica Tcheca tem também o seu lado negativo. As crianças de hoje são mais altas e mais pesadas que as crianças de 30 anos atrás e menos flexíveis. Outro ponto negativo é o fato de que os adolescentes começaram cada vez mais cedo as experiências com bebidas alcoólicas. As estatísticas informam que no ano de 2010 quase 60% dos jovens entre 12 e 19 anos bebem ocasionalmente. Sem duvida, é uma informação preocupante.
Mais uma estatística, dessa vez bastante deprimente para os homens na República Tcheca. A idade media de vida das mulheres é de 82 anos, enquanto a dos homens e de somente 74 anos. Alem disso, as mulheres tchecas têm a formação escolar acima da media dos homens como se não bastasse, a carga horária de trabalho dos homens é maior que a das mulheres. A situação não esta fácil para os machos tchecos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário