quinta-feira, 31 de março de 2011

Notícias da República Tcheca 02/04/2011

Dentre muitos escritores poucos conseguem se sobressair nesse marcado competitivo. Menor é o número dos que conseguem fama internacional e tradução de livros para outras línguas. Esse é o caso do escritor tcheco MILAN KUNDERA em que o livro “A Insustentável Leveza do Ser” conquistou admiração dos leitores e dos críticos literários em muitos países. Em 1974, Kundera emigrou para a França e começou a escrever não mais em tcheco, na língua materna, mas em francês. E ele aprendeu tão bem essa língua que hoje é considerado um dos mais importantes escritores franceses. Prova disso é a recente edição de 15 livros escritos em francês selecionados pela prestigiada editora GALLIMARD, edição PLEIADE. Kundera também é indicado como candidato ao premio NOBEL de literatura.

Um esporte bem popular na República Tcheca é navegar em pequenos botes, canoas ou caiaques, seguindo o curso de pequenos rios. O inicio da temporada desse esporte coincide com o fim do inverno e o encerramento da temporada de esqui. A primeira descida coletiva do ano tem até um ritual chamado “destrancamento do rio” que começa com o toque dos sinos enquanto que uma grande chave destranca simbolicamente as águas e as disponibiliza para os pequenos barcos. Participaram da inauguração da temporada deste ano 170 barcos que percorreram a distancia de 13 quilômetros do rio LUZNICE. Nas férias de verão são milhares de turistas aquáticos que curtem esse esporte.

Anualmente a embaixada da França organiza no Brasil um ciclo de palestras e eventos culturais chamados de FRANCOFONIA. Apesar de na República Tcheca o francês não e a língua estrangeira mais falada, em Brasília a Embaixada Tcheca colaborou com a programação lexal com a projeção do filme tcheco TOBRUK. No domingo passado nos espaços do liceu Francês foi organizada uma feira dos países francófonos. A estande tcheca, que vendia salgadinhos e doces tchecos e principalmente a cerveja tcheca PILSEN URQUEL foi uma das mais freqüentadas. Vendeu todo o estoque antes do fim da feira. O único concorrente de peso foi o estande da França com seus queijos deliciosos e um vinho tinto de ótima qualidade em preço simpático.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Notícias da República Tcheca 26/03/2011

O ex - presidente da República Tcheca VACLAV HAVEL, além de escritor, filosofo, jornalista, dramaturgo e político adquiriu mais uma atividade. A de direção cinematográfica. Dirigiu a filmagem da sua peça teatral “A Despedida” que descreve o final de carreira de um político de sucesso. Como peça teatral, “A Despedida” já foi encenada não somente na República Tcheca mas em vários teatros da Europa e nos Estados Unidos. Agora, transformada em time dirigido pelo próprio autor, o caminho para a consagração mundial do ex – presidente – escritor tcheco está aberta.

Mais um sucesso da medicina tcheca. Na semana passada na cidade de BOSTON, nos Estados Unidos, um time de médicos liderados pelo cirurgião tcheco BOHDAN POMAHAC realizou o primeiro transplante completo de rosto de um operário americano deformado por uma descarga elétrica. Nas 15 horas de duração da complicada cirurgia, o paciente recebeu nariz, lábios, pele, nervos e músculos. O sucesso foi tanto que já existe uma fila de futuros candidatos a novo rosto.

A produção de vinhos na República Tcheca é relativamente pequena. Em quantidade não pode concorrer com os produtores tradicionais europeus como a Itália, a França, a Espanha e Portugal. Mas em qualidade, os vinhos produzidos na região da Moravia apresentam alto nível. Prova disso foi o concurso realizado em Israel, em novembro de 2010, TERRAVINO MEDITERRANEAN INTERNATINAL WINE CHALLANGE 2010 quando os produtos tchecos conquistaram 25 medalhas. Numa concorrência entre produtores de 29 países, dos 700 vinhos testados o líder absoluto da competição foi o vinicultor tcheco STEPAN MANAK. Outro sucesso dos produtores tchecos foi a grande procura. Toda a produção dos vinhos tchecos apresentados foi vendida.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Notícias da República Tcheca 19/03/2011

No final da semana passada terminou o campeonato mundial de inverno que se realizou na cidade de INZELL, na Alemanha. A patinadora tcheca MARTINA SABLIKONA ganhou a corrida de cinco mil metros pela quarta vez consecutiva. Além da medalha de ouro nessa categoria Martina conquistou novamente o titulo de campeã européia pela quinta vez. Isso sem falar nas duas medalhas de ouro nos jogos olímpicos do ano passado e outra tantas medalhas de prata e de bronze em outros torneios. A patinadora MARTINA é um exemplo de esportista moderna e dedicada e foi proclamada merecidamente a melhor atleta tcheca do ano de 2010.

Em novembro do ano passado os meteorologistas previram um inverno rigoroso com temperaturas a baixo do comum para a época. Reforçaram a tese com observações da natureza, inclusive com a chegada antecipada dos corvos que passam o inverno nas terras tchecas. Mas o inverno está terminando e a catástrofe climática não aconteceu. As temperaturas neste inverno ficaram dentro da média, calculada sobre o resultado dos últimos 236 anos, período de funcionamento do observatório em PRAGA.

A cerveja tcheca é considerada por muitos a melhor cerveja do mundo. O produto é exportado para inúmeros países. A partir deste ano a marca PILSNER URQUELL tem um novo cliente: um restaurante situado no Vaticano. A preparação do lote destinado a cidade santa exigiu uma atenção especial, inclusive a benção do bispo de Praga, FRANTISEK RADKOVSKY. Uma vez cozinhada, a cerveja vai maturar durante a quaresma e só será enviado para Roma na véspera de páscoa. A prática de abençoar a cerveja não é muito comum. A benção anterior ocorreu no ano de 1842 e foi destinada ao primeiro lote da recém criada marca PILSNER URQUELL. Isso é que é uma cerveja famosa e abençoada!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Notícias da República Tcheca 12/03/2011

A segunda Guerra Mundial (esperamos que seja a última) continua a interessar escritores e diretores cinematográficos. Eles procuram, através de vários ângulos esclarecer a tragédia. Um dos muitos filmes com essa temática é TOBRUK filme tcheco, que narra a participação dos soldados tchecos integrados nos exércitos da Aliança dos países que lutarão contra HITLER. Os combates nos desertos do Saara, na África e o heroísmo dos soldados que colocaram a vida em perigo, em nome da liberdade e dos grandes ideais humanistas são descritos com realismo vigoroso. O público brasiliense terá a oportunidade única de admirar à apresentação do filme TOBRUK, no dia 16 de março às 12:00 horas no teatro SESC, SCS Qd. 2, Edificio Presidente Dutra e no dia 17 de março, às 18 horas na sala LE CORBUSLER na embaixada da França. Para quem não fala tcheco, o filme tem legenda em português.

C
oincidentemente ocorre em Brasília outro evento sobre a guerra. Durante a 2ª guerra mundial, os lideres da Alemanha fascista resolveram exterminar todos os cidadãos de origem judaica. Eles foram deportados para campos de concentração e gradativamente liquidados nas câmaras de gás. Não existiam exações. A perseguição e prisões atingiram adultos, idosos e até crianças. Um dos mais conhecidos campos de concentração foi o da cidade tcheca TEREZIN. Os sentimentos e sofrimentos das crianças lá aprisionadas podem ser percebidos observando os desenhos feitos por elas na época. Recentemente foi aberta na Galeria da Câmara dos Deputados, 10 ° andar – Anexo IV do Congresso Nacional a exposição em titulada “Os desenhos das crianças de TEREZIN”. Vale a pena conhecer. O horário de visitarão é de 2ª a 6ª feira das 9:00 às 18:00 horas.

A sociedade moderna se caracteriza pelas mudanças no campo econômico, emocional e comportamental. Uma das conseqüências dessas mudanças é o desprestigio da instituição tradicional do matrimonio. As ultimas estatísticas, na Republica Tcheca acusam a queda dramática no numero de casamentos oficiais. O menor nos últimos 90 anos. E dos casamentos oficializados quase a metade termina em divorcio. Talvez isso seja uma das razões para que casais prefiram a convivência não oficial e adiem o casamento. No ano de 2009 a idade média das noivas foi de 29 anos e de homens 32. O número dos filhos também esta diminuindo dramaticamente. Será que o mundo vai acabar?

quinta-feira, 3 de março de 2011

Notícias da República Tcheca 05/03/2011

O principal órgão da União Européia é o Conselho Europeu. Seu Presidente, HERMEN VAN ROMPUY, é também considerando o presidente da União. Na semana passada esse importante diplomata visitou a República Tcheca para se encontrar com o primeiro ministro PETR NECAS com quem discutiu vários assuntos relativos à União Européia. Também foi recebido pelo presidente tcheco, VACLAV KLAUS, o encontro porém foi menos harmonioso. É que KLAUS é um crítico incondicional desse organismo e aproveita cada oportunidade para discordar publicamente dele.

A crise financeira que assola a União Européia obriga os governos a cortar gastos e aumentar impostos. Na República Tcheca o programado aumento de impostos sobre produtos comercializados gera onda de protestos, em especial de agentes culturais. É que esse aumento tornaria o preço final dos espetáculos culturais, livros e similares tão alto que a produção artística do país iria estagnar. O movimento popular contra o aumento de impostos sobre produtos culturais tem em suas fileiras inclusive o ex – presidente tcheco, o escritor VACLAV HAVEL.

O número de acidentes nas estradas do país preocupa o governo tcheco. Tentando diminuir a estatística especialmente expressiva entre os jovens motoqueiros, o departamento trânsito local restringiu as autorizações para dirigir motos potentes. Só pode solicitar carteira especial de motorista para dirigir esse tipo de motos quem comprova a experiência de 2 anos dirigindo motos comuns e ainda deve ter mais de 24 anos de idade.